A checklist diária, semanal e mensal para uma atuação consistente em Marketing Digital

Não é novidade dizer que o marketing digital oferece um mundo de possibilidades. SEO, Blogs, Links Patrocinados, Email Marketing, Landing Pages, Analytics. São tantas as opções de ganhos que fica fácil se perder no dia a dia e deixar de lado algumas tarefas realmente importantes.

É parte fundamental do trabalhar de gestão de marketing digital priorizar uma sempre grande lista de tarefas.

Para garantir que sua empresa tenha uma atuação consistente e que nenhuma oportunidade passe despercebida, fizemos um checklist baseado no que fazemos pela Resultados Digitais. A idéia é usar a lista e ir completando-a a medida que as tarefas são feitas.

Disponibilizamos a lista em um formato de fácil impressão ao final do post.

Tarefas Diárias

Analisar o relatório Diário

Todo dia pela manhã o RD Station envia um relatório com informações sobre visitas e Leads.

Aproveite este momento para checar se pode ter acontecido algum problema. Uma queda brusca nas visitas e Leads em alguma fonte pode alertar, por exemplo, problemas no código do seu site ou esgotamento do orçamento em casos de compra de mídia.

Esse é um bom momento também para identificar acontecimentos positivos e procurarmos por oportunidades. Um novo link externo, assim como um tweet  que tenha trazido muitas visitas, por exemplo, deve ser investigado. Pode ser que precisem de uma resposta ou ainda sejam de alguém influente com quem valha começar uma relação.

Monitorar as redes sociais

Fique atento ao longo do dia às menções nas redes sociais.  Use a aba de monitoramento do RD Station e verifique periodicamente as novas menções respondendo-as conforme a necessidade.

Caso o Marketing não seja a sua única responsabilidade ou por algum outro motivo você não tenha tempo para acompanhar as menções no RD Station, use o relatório Social enviado por email para não perder nenhuma menção.

Marcar Leads como oportunidade

Uma vez que o acordo entre Marketing e Vendas esteja estabelecido, você deve começar a entregar os Leads para a equipe de Vendas.

Aqui na Resultados Digitais usamos a notificação de certas conversões como gatilho para fazer uma análise mais profunda desse Lead.  Caso o Lead tenha o perfil certo, marcamos ele com uma estrela para avisar ao time de Vendas que este é um Lead que está pronto para ser abordado.

Leia mais sobre isso no post “Como a Resultados Digitais usa o RD Station para fazer a ponte entre as áreas de Marketing e Vendas“.

Tarefas Semanais

Agendamento de posts nas mídias sociais

Utilizando a funcionalidade de publicação nas mídias sociais você pode agendar posts para a semana toda. Assim sua empresa se garante presente nas mídias sociais com uma frequência boa sem ter que ficar entrando nas mídias sociais a todo momento para isso.

Acompanhar relatório semanal

O relatório semanal é um ponto de verificação em que nos afastamos do dia a dia e olhamos como estamos caminhando para nossas metas e para os resultados parciais das nossas experiências.

Use o relatório semanal para verificar se as metas de Marketing serão atingidas, ou se, por exemplo, vai ser preciso utilizar de algo extra no mês como lançar mais um material ou alterar o orçamento para campanhas de compra de mídia. Olhe também para os resultados das experiências, testes e otimizações que estão sendo feitas e verifique se estão gerando o resultado esperado ou se será preciso intervir.

Escrever, revisar e publicar posts do blog

Recomendamos que todo blog tenha ao menos um post na semana. Por isso é uma tarefa semanal escrever, revisar e publicar esse post.

Não necessariamente uma mesma pessoa deve escrever todos os posts em todas as semanas, mas é importante ter um editor responsável por garantir que esse mínimo da semana seja alcançado.

Tarefas Mensais

Análise do Mês

Tire um dia no mês para analisar seus resultados. Use a funcionalidade de Análise do RD Station para esmiuçar cada fonte de tráfego e entender seu comportamento. Concentre os esforços e planeje seus experimentos para o próximo mês baseado no que está trazendo mais Leads ou tem maior potencial de alavancagem.

Se você investe em mídia paga, esse também é um bom momento para análisar o desempenho destas e fazer otimizações, cortando o que está dando pouco retorno e reforçando o que está trazendo Leads. Veja mais no post como otimizar uma campanha de AdWords usando o RD Station.

Definir calendário de publicações

Como editor do blog, você deve organizar o calendário de publicações da sua empresa. Defina quem e se possível sobre o que cada pessoa que contribui para o blog vai escrever.  Use o nosso Kit para gestão de conteúdo como guia.

Aqui entra também a publicação de materiais ricos (eBooks, webinars, etc).  Defina o tema, responsável por conteúdo e também pela criação da Landing Page.

Use palavras-chave do RD Station para guiar a seleção de assuntos.

Identificar oportunidades de SEO

Use o painel de palavras chave também com guia para indentificar as oportunidades de SEO.

Identifique páginas e palavras que tenham potencial de ganhos.  Separe tempo para fazer as otimizações On-Page nas páginas que já têm ranking para alguma palavra interessante e também determine quais palavras chave priorizar para os esforços de Link Building.

Para entender melhor esse processo veja o nosso screencast Usando o Painel de Palavras Chave de forma estratégica .

Planejar e programar o envio de campanhas de Email Marketing

Planeje o envio de Newsletters e emails promocionais.

Defina as datas de envio das campanhas e qual será o conteúdo de cada uma. Alinhe isso com o calendário de publicações para potencializar o alcance da sua mensagem.

Se ainda não faz nenhum tipo de campanha veja como seu negócio pode aproveitar os diferentes tipos de email marketing.

 

E aqui está o checklist em um formato de fácil impressão pra que fique mais fácil acompanhar e garantir os resultados em Marketing Digital da sua empresa. Bom proveito!

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.