9 tarefas que todo profissional de marketing deveria automatizar

Automatizar tarefas de Marketing é um ponto essencial para que suas campanhas se destaquem. Quais são essas tarefas e como fazer isso? Veja a seguir

Uma das vantagens do Marketing Digital é contar com inúmeras ferramentas que facilitam os processos. Você pode, por exemplo, automatizar tarefas de Marketing que vão garantir mais produtividade ao seu time e até evitar possíveis erros.

Como ao programar o envio de emails para fazer a nutrição de Leads. Imagine só o trabalhão que você teria para enviar os emails certos para os contatos conforme as ações que eles vão fazendo, como baixar um material rico ou assinar uma newsletter. Com a ferramenta certa, você cria as regras e tudo se resolve de maneira automática. Essa, aliás, é apenas uma das possibilidades do RD Station Marketing, como você vai perceber ao longo deste texto.

A seguir, você entende quais tarefas de Marketing pode automatizar e também os benefícios de contar com essas automações. Vamos lá?

Quais são os benefícios de automatizar tarefas de Marketing?

Chega a ser difícil imaginar como as interações e alinhamentos ocorriam antigamente, sem as possibilidades e avanços da tecnologia. Antes, para entregar um documento, arquivo ou validar uma informação, era necessário se deslocar ou utilizar meios físicos. Atualmente, a internet se tornou uma grande aliada na troca de dados e na conexão entre um ou mais indivíduos, departamentos ou corporações. 

A automatização de processos é um pilar essencial para a eficácia das ações e para o alcance de resultados assertivos e rápidos, cooperando para a integração de tarefas entre as áreas. 

Para começar a implementar, é preciso mapear todos os processos contínuos e repetitivos, definindo em quais atividades é possível diminuir ou suprimir a presença humana. 

A segmentação de dados, as permissões de usuários e os direcionamentos automáticos são alguns dos elementos mais importantes a se buscar para o uso correto da automatização no dia a dia.

Pensando nisso, reunimos os benefícios da automação de Marketing e quais são as tarefas que podem ser programadas a partir de hoje. Confira! 

Produtividade da equipe

Para uma equipe trabalhar de forma eficaz ela não dependerá apenas do seu potencial. A infraestrutura e as ferramentas adequadas são capazes de colocar todas as ideias em prática, elevando a produtividade e otimizando o tempo gasto em execução, resolução de problemas e entrega de resultados. 

Mesmo em determinados departamentos, é preciso mapear e prever todas as tarefas relacionadas, dependências e automações necessárias para o desenvolvimento dos projetos. Isso agilizará o processo de trabalho dos colaboradores e permitirá focar no que realmente importa.

Maior compreensão de dados

Independentemente do segmento ou do tamanho da empresa, das áreas ou das equipes, todos os projetos on-line giram em torno de etapas como preparação dos canais, desenvolvimento de ações e otimização. Automatizar tarefas de marketing contribui para identificar oportunidades e estimar previsões com base no histórico da empresa ou dos projetos — auxiliando na construção de cenários futuros e na mensuração de resultados.

Logo, com uma maior compreensão de dados, a tomada de decisão se torna ainda mais assertiva para avaliações. Além disso, poderá contribuir com o desenvolvimento de planos de ação para aumentar vendas, otimizar investimentos, melhorar a performance etc.

Menos erros humanos

Você viu o exemplo que demos no começo deste texto, falando do envio de emails para os contatos certos. Esse tipo de ação, se feito manualmente, acaba gerando erros — como enviar duas vezes o mesmo email para o contato ou mandando um email com oferta de produto para quem ainda está no topo do funil. Isso faz com que você queime um Lead, que pode até pedir o descadastro.

Agora, com a automação, esse cenário de email deixa de existir, afinal, você cria as regras, as pontuações de Lead Scoring e pronto! As coisas acontecem naturalmente e sem erros. Com a ferramenta certa, você ainda programa postagens de redes sociais, evitando perder datas importantes. Sem falar em passar as oportunidades certas para os times de vendas.

Automatizar tarefas de Marketing: quais são as possibilidades?

Bateu a curiosidade sobre quais são as tarefas que todo profissional de marketing deveria automatizar? Nós respondemos agora. Acompanhe a seguir!

1. Criação e publicação de postagens nas redes sociais

Existem muitas tarefas pequenas que não deixam tempo para ações mais estratégicas, principalmente para profissionais de redes sociais. Em nossa rotina, é comum preparar um planejamento de conteúdo nas mídias, entretanto, com a velocidade das atualizações, mudanças e trends, pode ser cada vez mais difícil manter um cronograma fechado previamente. Além das publicações, a maior prioridade deve ser o atendimento e interações entre os seguidores e a marca, respondendo em tempo quem se conectou.

Agora, imagine considerar de três a quatro posts por semana e em pelo menos quatro redes sociais paralelas? Por isso, a melhor estratégia é construir um mapeamento de datas, oportunidades e conversas que devam ser geradas com a sua rede — sempre levando em conta todas as variáveis que podem surgir no caminho.

???? Precisa de ajuda para planejar as suas postagens? Baixe gratuitamente o Calendário de Conteúdo para Redes Sociais

E se o grande desafio das redes sociais de uma empresa é a frequência, o agendamento de posts pode ser o melhor aliado dos profissionais e equipes. Com o design, legendas e links definidos, basta distribuir as publicações em cada rede social, determinando dias, horários e o melhor formato para postagem. 

Programar as publicações é conveniente, já que você não precisará executar todas as ações manuais e poderá direcionar a atenção justamente para o desempenho e otimização do conteúdo. As ferramentas de agendamento podem ainda auxiliar em campanhas de mídia e anúncios, além da veiculação de posts com links e distribuição por mídia social — respeitando ainda a especificidade de cada uma.

Mas, afinal, qual a melhor ferramenta para meu projeto? A escolha pela plataforma deve levar em conta em quais redes sociais é possível conectar e quais funções são liberadas. É necessário ainda priorizar as soluções que ofereçam relatórios e que tenham integrações com os principais mecanismos de marketing como automação e disparos de email marketing.

Dessa maneira, o caminho percorrido pela audiência será facilmente visualizado e as estratégias de conversão se tornam parte da jornada.

2. Mensagens automáticas para conversas e atendimento

Estar on-line, seja em sites, blogs ou redes sociais, é sinal de disponibilidade para os clientes. Com o imediatismo que os aplicativos de mensagens trouxeram, qualquer demora pode levar potenciais compradores a desistir da interação. 

É por isso que automatizar mensagens é essencial para administrar atendimentos e oferecer contatos diretos e eficientes. Como resultado, o ganho de agilidade e qualidade demonstram o real interesse em ajudar e tornam a experiência ainda mais receptiva.

Para começar a implementar as mensagens automáticas é preciso entender em que origem há maior volume de interações e se existe uma tendência de conversação por canal. Naturalmente poderão existir canais destinados a dúvidas, suporte ou vendas — dependendo do funil de vendas da sua empresa.

Se a empresa atua com chats e redes sociais, é preciso entender quais ações levam ao primeiro contato (por parte do lead) e qual resposta prévia poderá ser enviada pela empresa.

Geralmente as empresas utilizam mensagens mais genéricas como saudação para, em seguida, direcionar um menu de navegação por palavras-chave. Em caso de evolução no atendimento, o lead poderá ser encaminhado para concluir ou ser direcionado a um atendimento humano. Outro uso comum são as chamadas “mensagens de ausência”, ativadas pela empresa como um comunicado para retorno do atendimento, sendo mais útil em casos de horários pré-determinados de funcionamento. 

Dica bônus: Utilize as mensagens automáticas para organizar o atendimento da empresa, capturando as informações mais pertinentes para aquele contato. Lembre-se de humanizar e personalizar as mensagens de acordo com a comunicação habitual da sua marca. Dessa maneira você irá transmitir uma real sintonia e atenção com os contatos.

+Baixe grátis: 14 ideias avançadas para redes sociais!

3. Otimização de páginas e SEO 

A maior vantagem dessa ação é justamente identificar quais páginas performam melhor e quais devem ser ajustadas. Na prática, será preciso definir quais páginas precisam ser revisadas e gerar o relatório. A funcionalidade faz uma varredura automática nos pontos críticos, importantes, intermediários ou mínimos que devam ser melhorados para otimizar o ranqueamento.  

No RD Station Marketing, por exemplo, basta integrar o site e definir as palavras-chave como critério de análise. A ferramenta gera automaticamente notas para a página analisada e destaca um plano de correção com mais de 20 indicações de boas práticas para aprimorar. 

Exemplo de Otimização de Páginas com o RD Station Marketing


Para compor a estratégia de SEO, o RD Station Marketing ainda oferece um painel de palavras-chave para acompanhar volume de buscas, custo médio por clique, nível de concorrência e qual a relevância para o seu projeto. Para manter a análise regular, basta definir entre as tarefas da equipe o acompanhamento contínuo da inspeção e otimizações.

4. Fluxo de automação

A chegada de novos Leads na empresa é sinônimo de comunicação e frequência. Nesse sentido, os fluxos de automação são um forte aliado na personalização e na construção de um relacionamento duradouro e automático.

O principal objetivo aqui é conquistar públicos engajados e ações mais eficazes ao longo da jornada de compras. Isso porque com o apoio de uma plataforma de automação de marketing é possível identificar comportamentos e reduzir o trabalho manual com ações em escala — desde o momento em que os contatos entram na sua base. 

A estratégia começa pelo entendimento de que nem todos os Leads estão em um momento de compra. Isso significa que é necessário identificar e priorizar ações de acordo com o estágio dos contatos. Dessa forma, as oportunidades estão em se aproximar dos Leads e despertar seus interesses de maneira sutil e dinâmica. 

Os fluxos de automação de marketing servem como caminhos pré-determinados para evolução no funil de vendas, introduzindo ações específicas mas acionáveis, de acordo com a interação dos Leads. 

Com o RD Station Marketing, por exemplo, é possível implementar, por exemplo:

  • Mensagens de boas-vindas;
  • Fluxos de download por material ou inscrição;
  • Recompra;
  • Reativação do carrinho de compras;
  • Pós-venda e relacionamento com clientes;
  • Navegação no site;
  • Listas de segmentação de acordo com o perfil ou o comportamento.

Além de criar a estrutura e a mecânica de funcionamento, os fluxos de automação permitem otimizar mais de 20 ações recorrentes em uma estratégia de marketing, como marcar oportunidades, passar um Lead para Vendas, criar tags para diferenciar os contatos, criar notificações para a equipe, etc.. 

Exemplos de Ações para Fluxos de Automação com o RD Station Marketing

Agora imagine entender o que funciona e agir de forma mais direta? Basta movimentar as ações mais pertinentes diretamente no fluxo de automação com o RD Station Marketing.

5. Disparo de email marketing

Automatizar o envio de emails é uma ótima maneira de economizar tempo e evitar erros na tarefa – somando mais organização, testes e previsibilidade. Os emails são responsáveis por grande parte das conversões para uma empresa, logo uma estratégia para esse importante canal precisa contar com planejamento e assertividade. 

A primeira etapa para garantir o sucesso das campanhas é a organização de contatos. Essa fase tende a ser a mais trabalhosa, principalmente se você utiliza múltiplas ferramentas sem um banco de contatos que centralize os Leads por canal e perfil. Basicamente será necessário reunir manualmente listas, passar um pente fino e executar o disparo sem o preparo de um bom servidor de email marketing

Uma estratégia de email marketing criada diretamente numa ferramenta de automação permite segmentar as características dos contatos, planejar um bom conteúdo, utilizar ou adaptar templates que melhor performam e entender o caminho que leva à conversão. 

Modelos de templates para Emails por segmento no RD Station Marketing

No RD Station Marketing, é possível, ainda, prever quais os contatos têm mais chance de abrir o email marketing, entender os melhores horários para disparo e fazer uma análise completa após o envio, tornando as campanhas mais eficientes e inteligentes.

Além de automatizar a tarefa, é preciso ter mais estratégia ao se comunicar com os contatos, optando por tipos de envios entre:

  • Emails segmentados;
  • Sequências de email (autoresponder);
  • Emails agendados;
  • Emails de reengajamentos;
  • Newsletters;
  • Adequação à LGPD e muito mais!

6. Captação e gestão de Leads

Imagine a quantidade de pessoas que trafegam diariamente por um site: visitantes, Leads, prospects, clientes etc. Considerando o volume gerado, seria praticamente impossível capturar dados ou quaisquer outras informações  para atualizar uma lista de contatos manualmente. As informações poderiam se perder, a duplicidade aconteceria e a abordagem seria cada vez mais incisiva. 

No marketing digital é preciso introduzir ações que façam os contatos serem atraídos, sem uma abordagem apelativa ou fora de contexto. Para isso, é possível criar formulários, campos personalizados, landing pages ou pop-ups que levam a audiência para ações direcionadas à conversão, capturando as principais informações através de uma única oferta e de maneira totalmente intuitiva. 

A automação de marketing para geração e gestão de leads é essencial para capturar visitantes, nutrir contatos em diferentes estágios do funil e personalizar a jornada de compras. 

Para começar a utilizar a automação de marketing para capturar e gerenciar leads, é necessário escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades e que, de preferência, reúna a visão completa do marketing em um único lugar. 

No RD Station Marketing, por exemplo, é possível:

  • Estabelecer gatilhos para aquisição de Leads;
  • Definir as principais interações com cada contato;
  • Oferecer e divulgar conteúdos personalizados; 
  • Agrupar contatos por listas de afinidade, perfil e histórico de conversões;
  • Identificar as oportunidades de Vendas com pontuações por meio do Lead Scoring;
  • Criar fluxos de nutrição para evolução na jornada de compras;
  • Acompanhar os leads em tempo real e muito mais!

Na prática, a automação de marketing para capturar e gerenciar leads se tornou indispensável para a presença digital da empresa. Com a ferramenta certa é possível diminuir os custos de aquisição de leads e ter todo o controle do seu marketing até a passagem de oportunidades para Vendas, aumentando a receita e melhorando a retenção de clientes.  

+Dica bônus: acesse o artigo completo da Resultados Digitais e descubra como utilizar os principais recursos da automação de marketing para capturar e gerenciar Leads!

7. Criação de Landing Pages

Entre as tarefas que todo profissional de marketing deveria automatizar, a criação de Landing Pages talvez seja uma das mais primordiais — principalmente para projetos de Inbound Marketing em que o seu uso é frequente. 

É fato que uma Landing Page de alta performance requer a combinação de um bom design, UX e copywriting para levar os usuários a uma boa experiência. Mas para garantir um melhor aproveitamento e minimizar as chances de ajustes e refações, os profissionais de marketing precisam ser coringas e ter conhecimentos sobre como executar as principais funções no dia a dia.

É por isso que a grande aposta é a utilização de ferramentas para criação de Landing Pages que sejam fáceis de produzir, otimizar e analisar. 

No RD Station Marketing não é preciso ter conhecimentos avançados em design gráfico ou programação para criar as páginas de captura. Basta arrastar itens, inserir cores, logos e imagens para publicar:

Criador de Landing Pages disponível no RD Station Marketing

Ter mais flexibilidade e autonomia nessas horas faz toda a diferença para escalar projetos. Existem ainda vários tipos de Landing Pages que podem ser criadas do zero ou reaproveitadas. E sim: é possível otimizar em um único formato para padronizar a comunicação visual de uma marca — ou ainda utilizar um dos mais de 120 modelos disponíveis no RD Station Marketing.

???? Conheça e se inspire com 25 exemplos de Landing Pages que convertem!

Quando falamos de Landing Pages é preciso entender que seu principal objetivo é levar o usuário a gerar conversões, oferecendo uma dinâmica de navegação personalizada e conduzindo a abordagens que reforçam o contexto de uma determinada ação. 

Sendo assim, aproveite para também criar formatos prontos ou pré-determinados para páginas de agradecimento, solicitação de contatos etc. O cuidado com o layout e com a disposição de elementos torna a experiência na página mais agradável e aumenta o reconhecimento e a autoridade da marca. 

Para acompanhar os resultados dos seus esforços no dia a dia, acompanhe o  tráfego, a taxa de conversão e por quais canais os leads têm chegado na sua Landing Page. 

8. Passagem de oportunidades para Vendas

Se você faz parte das áreas de Marketing e Vendas, já deve ter percebido duas situações muito comuns entre as áreas: 

  1. A chegada de contatos que entram no funil de vendas quando interagem com a empresa;
  2. Leads que não chegam ao final do percurso e são considerados oportunidades frias ou perdidas pelo time de Vendas.

E mais do que isso: após identificar os perfis mais suscetíveis a comprar seu produto ou serviço, é necessário construir ações que os façam avançar no processo. Assim, a integração dos dois departamentos é preciosa para o negócio. Quando pensamos em oportunidades, devemos ter em mente o plano de vendas relacionado ao estudo das dores das personas, os canais de aquisição e as estratégias e as ações para captação de leads. 

Agora imagine hipoteticamente: a equipe de Marketing lançou uma campanha para aquisição de Leads. Os resultados foram ótimos, porém, a área de Vendas não recebeu os contatos gerados pela ação. As perguntas logo surgem: “para onde foram esses contatos? E quando eles devem receber uma abordagem comercial?”

Na rotina comum de Marketing e Vendas nem todos acabam chegando ao final, mas desde sua aquisição é preciso saber identificar quais Leads podem se tornar potenciais oportunidades. Uma ferramenta de integração entre as áreas é primordial para a passagem de oportunidades qualificadas no tempo certo para as interações comerciais. 

Na prática, é preciso integrar uma ferramenta de automação de marketing ao CRM de Vendas e conectar ambos os processos desde a captação até o fechamento de compras. 

As necessidades estruturais das equipes também devem ser levadas em conta: enquanto Marketing precisa de funções para captação e nutrição de Leads, a equipe de Vendas precisa obter informações de contato, histórico de interações e visualização de Leads estão avançando  no ciclo de vendas – priorizando as oportunidades mais quentes em tempo.

Logo, a comunicação das áreas começa a ser reforçada e o funil de vendas passa a se tornar integrado e mais otimizado, proporcionando crescimento mais previsível e diminuindo as chances de perda de oportunidade. 

+Dica bônus: Saiba como criar um planejamento estratégico integrando Marketing e Vendas

9. Relatórios de Marketing 

Poderíamos dizer que seria um sonho se não fosse realidade: automatizar relatórios de marketing é mais possível do que você imagina. Muito úteis para comprovar resultados e analisar campanhas e canais, os relatórios de marketing são uma parte fundamental do dia a dia de profissionais da área. Porém, quando feitos manualmente, acabam precisando de mais tempo de preparação e uma atenção redobrada para análise e estudo do que está acontecendo nos projetos. 

Quanto maior o uso de ferramentas que não se integram, maior pode ser a chance de erro ou de perda de informações pelo caminho. É por isso que a organização e o uso de ferramentas eficientes são fatores importantes na rotina de métricas do departamento, independentemente da empresa ou do segmento. 

Agora imagine reunir os principais KPIs em um único lugar? O RD Station Marketing permite uma visão holística e integrada de todas as ações de marketing, oferecendo relatórios por canais e por funil de vendas:

  • Números de visitantes, Leads, oportunidades e vendas;
  • Taxas de conversão entre as etapas do funil;
  • Métricas de campanhas de email marketing, landing pages e pop-ups;
  • Análise por campanhas e/ou canais de aquisição;
  • Estatísticas dos fluxos de automação;
  • Alcance e páginas mais acessadas etc.

Com esses dados é possível identificar de forma segura a performance dos projetos, além de monitorar o que está funcionando e o que pode ser melhorado. 

Automatizar tarefas de Marketing é fundamental para garantir mais produtividade e tempo para focar a estratégia. Afinal, com relatórios, postagens e envios automatizados você diminui possíveis erros, gera dados mais interessantes e pode seguir sempre melhorando suas campanhas.

Como você viu, o RD Station Marketing é uma ferramenta única que permite todas essas automações, que você pode experimentar agora mesmo. Basta fazer seu teste grátis, só com email e sem a necessidade de colocar seu cartão de crédito!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.