A importância de fechar vendas no RD Station

Para te ajudar a alcançar esses objetivos e melhorar ainda mais o processo de marketing da sua empresa, preparamos algumas orientações sobre como fechar as suas vendas no RD Station. Você pode encontrar a forma que mais se adapta a sua empresa em nosso post. Confira!

Para uma empresa que trabalha com Inbound Marketing, conseguir gerar Leads é com certeza uma das maiores preocupações. Depois que esse desafio foi ultrapassado, é hora da equipe decidir quais serão os Leads entregues para vendas e como vai ser feita essa passagem. Até esse momento, o marketing tem o acesso total as informação e é o responsável pelo processo. No entanto, depois da passagem, sempre surge a dúvida sobre que aconteceu com esse lead que foi entregue para vendas.

Será que os Leads gerados e entregues viraram de fato clientes? Para responder essa pergunta, é muito importante que o trabalho do time de marketing não termine no momento em que as oportunidades criadas forem entregues aos vendedores. Um sistema de marketing inteligente também recebe informações de volta, documentando quais Leads gerados se tornaram clientes no final do funil.

Entender e registrar quem foram os Leads que realizaram uma compra não só valida as ações de marketing, mas também traz dados valiosos para o negócio como um todo, como:

  • Calcular o ROI – Ter informações sobre quais Leads viraram clientes ajuda a empresa a conseguir medir qual é o retorno real das suas ações de marketing.
  • Identificar os gargalos – Armazenar informações sobre quais Leads viraram clientes em um determinado período de tempo também ajuda a empresa a ver o seu processo de marketing do início ao fim. A partir disso, é possível descobrir onde ela está sendo mais ineficiente e propor melhorias.
  • Inteligência ao Marketing – Construir um funil de marketing completo possibilita que a empresa análise suas informações com mais inteligência. Assim, é possível entender quais são os melhores canais e tipos de campanhas para conquistar novos clientes.
  • Planejamento e Otimização – Tendo informações de inteligência, a empresa consegue elaborar um planejamento mais preciso e adotar ações de otimização que tragam benefícios reais. Possibilitando entender melhor as métricas do negócio, por exemplo, quantos Leads serão necessários para alcançar um determinado número de vendas.

Pensando nisso, o RD Station possibilita que a sua empresa não perca mais essas informações e consiga implantar a comunicação entre marketing e vendas com facilidade e tendo o menor trabalho o possível.

Ao registrar uma nova venda no RD Station, é possível gerar automaticamente relatórios mais completos e que demonstram a sua performance por canal e campanha. Além disso, o Lead é automaticamente passado para o estágio do funil “Cliente”, facilitando a segmentação da sua base. Assim, fica muito mais fácil entender quais ações de marketing estão de fato funcionando e trazendo mais clientes para a sua empresa.

Para te ajudar a alcançar esses objetivos e melhorar ainda mais o processo de marketing da sua empresa, preparamos algumas orientações sobre como fechar as suas vendas no RD Station. Você pode encontrar a forma que mais se adapta a sua empresa.

Fechar vendas no RD Station de forma Automática

A forma mais fácil de fechar vendas no RD Station é possuindo uma integração com o sistema ou CRM usado pela sua empresa. Essa integração garante que mesmo tendo um time de vendas grande e negociando com alto volume de Leads, as informações vão ser armazenadas da forma correta. Além de facilitar o trabalho de marketing, que não precisará realizar ações adicionais. Veja abaixo como fazer essas integrações:

Integrações RD Station

Integração com sistemas de CRM de prateleira


O RD Station possui hoje integração de prateleira com oito sistemas de CRM: Salesforce, SugarCRM, Highrise, Pipedrive, vtiger, Zoho, Agendor e Microsoft Dynamics Online. A integração automática está disponível para todos os clientes a partir do Plano PRO. Os passos para entregar cada uma das integrações estão aqui:

Integração com outros sistemas de CRM
Caso você seja usuário de outro sistema de CRM não listado acima e queira desenvolver uma integração entre o seu sistema e o RD Station para fechar as vendas realizadas, temos algumas orientações para te ajudar: Integração com outros CRM

Integração com e-commerce Magento
Empresas que trabalham com o formato de e-commerce também tem mais facilidade para fechar suas vendas no RD Station. Possuímos uma integração de prateleira com o Magento: Integração com o Magento

Integração API
A integração API foi criada para trabalhar os casos não listados acima. Através dela você pode criar integrações com diferentes sistemas, por exemplo: sistema desenvolvido sob medida para sua empresa, sistemas de e-commerce diversos, formulários adotados no site, etc. As orientações para criar a integração via API podem ser encontradas aqui: Guia de integrações com o RD Station

Fechar vendas no RD Station de forma manual

Caso a sua empresa não se encaixe nas opções acima, também é possível realizar o processo de fechar vendas de forma manual. Para empresas que ainda possuem um volume baixo de Leads, não tem um CRM implantado ou são usuários da versão Basic do RD Station, essa pode ser a melhor opção.

Vendas RD Station

Para fechar uma venda, basta que você entre na Base de Leads e encontre o lead que você deseja fechar a venda. Logo ao lado do nome do Lead, você vai encontrar a opção “Fechar Venda” e ao clicar nela será possível especificar o valor daquela venda. Ao clicar em Fechar Venda o sistema automaticamente mudará o Status desse lead para cliente e contabilizará o valor da nova venda.


Se o time de marketing não tem conhecimento sobre quais Leads entregues para vendas viraram clientes, comprovar o retorno do seu trabalho passa a ser muito mais difícil. As análises e relatórios também ficam incompletas, prejudicando qualquer proposta de melhoria real no processo adotado.

Quando a empresa começa a usar um funil que tenhas todas as etapas, desde a atração de visitas até o fechamento de vendas, a performance do marketing aumenta consideravelmente. Além disso, o negócio ganha como um todo, pois a mudança pode refletir em uma economia financeira e no aumento de oportunidades de negócio geradas.

 

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.