Analise suas campanhas e impulsione seus resultados de marketing

Você está pronto para dar um salto na eficácia de suas campanhas de marketing? Deseja impulsionar seus resultados e entender de uma vez por todas qual campanha te traz mais resultados? Então confira como você pode gerenciar e analisar as ações das campanhas realizadas e como isso te ajuda a alavancar seus resultados.

No cenário competitivo do marketing digital atual, a gestão eficiente das ações de marketing é a chave para conquistar a atenção do seu público-alvo e gerar conversões significativas. A análise detalhada das campanhas de marketing desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo que você entenda o que está realmente funcionando e otimize toda a sua estratégia.

O Gerenciador de Campanhas é uma solução que oferece tudo o que você precisa para criar, monitorar e otimizar suas estratégias de forma eficaz. Com ele você pode ter o controle total das suas campanhas em um único lugar, com uma visão clara e em tempo real do desempenho das suas ações de marketing. Tudo isso para facilitar a identificação de oportunidades e permitir ajustes necessários para que você de fato consiga enxergar o que traz e o que não traz resultado para sua empresa.

Se você já é um usuário do RD Station Marketing e já tem o hábito de entender o resultado de suas ações: Agora o seu processo ficou muito mais fácil: É só abrir o Gerenciador de Campanhas e começar a agrupar os itens criados para sua ação de marketing. A funcionalidade carrega todos os e-mails, fluxos de automação, landing pages, formulários e pop-ups criados dentro da sua conta do RDSM em um único lugar e permite que você organize esses itens da melhor forma, de acordo com suas necessidades.

Já se você não sabe ainda por onde começar com as análises, o Gerenciador de Campanhas é uma ferramenta muito mais fácil de usar, e te auxilia não só no processo de organização de uma campanha, mas também a entender melhor quais os dados que você precisa acompanhar.


Exemplo prático de como utilizar o Gerenciador de Campanhas na sua estratégia de marketing:

Fizemos um experimento para exemplificar a estratégia criando uma campanha de dia das mães 

No planejamento da campanha, foi definido que as ações ficariam ativas pelo período de 30 dias. Após criar todos os itens para a campanha e organizá-los no Gerenciador de Campanhas, foi feito o disparo dos e-mails e publicados os itens de conversão (landing pages, pop-ups, formulários). Esperou-se o tempo de 3 dias para acessar o relatório e analisar os primeiros resultados dessa ação.

Comparando a taxa de abertura dos e-mails dentro da campanha, identificou-se que um dos e-mails estava com um percentual muito menor de abertura, utilizando este dado como um indicador, foi possível buscar mais informações qualitativas para identificar o motivo do baixo desempenho, como análise comparativa de título, proposta de conteúdo e base selecionada.

Utilizando as facilidades de organizar e analisar foi possível, em um período curto de tempo, modificar a estratégia de posicionamento de um item em específico da campanha, realizar as alterações necessárias e dispará-lo novamente. Assim, na semana seguinte, ao abrir as estatísticas e analisar os resultados, identificou-se que o e-mail modificado tinha performado melhor do que a primeira versão

As análises e ajustes puderam ser feitos durante todo o período ativo da ação e ao final dos 30 dias planejados analisamos o resultado final obtido. O foco dessa análise final foi para o funil da campanha, onde a efetividade final pode ser medida. Ao olhar o funil pode-se entender quantos leads clicaram em algum item de conversão e desses cliques, quantos leads qualificaram, como oportunidades e finalmente quantos se tornaram vendas efetivas.


Para ver o funil completo, é preciso realizar outras ações dentro do RD Station Marketing como, por exemplo, criar uma automação para mudar o status do lead para oportunidade e criar uma integração entre o RD Station Marketing e um CRM, onde a cada venda realizada no CRM retorna uma ação de marcar o lead como uma venda. Com essas ações, será possível ver o funil completo e entender o ciclo de marketing digital da sua empresa, além de:

  • Identificar o tamanho da base de clientes que deve ser atingida para gerar uma quantidade X de vendas
  • Identificar o tipo de conteúdo que melhor funciona para sua empresa
  • Identificar o tipo de conteúdo que melhor funciona para uma campanha específica
  • Identificar gargalos no funil de vendas
  • Qualificar processos de automação como envio de leads e mudança de status através de integrações

Esses são apenas alguns dos benefícios de se analisar os dados das ações realizadas com frequência semanal. 

Além da análise tática, também é possível utilizar o Gerenciador de Campanhas como um relatório de apresentação de resultados mensais estratégicos. Esses dados podem ser mostrados dentro da lógica de uma campanha, por exemplo, para campanhas ou ações que são perenes, ou seja, não têm um período determinado para o fim, pode-se entender como elas performam mês a mês com um simples clique. Com uma análise de longo prazo, é possível utilizar o aprendizado acumulado e realizar ações cada vez mais eficazes, transformando sua estratégia muito mais robusta.

Quais outras formas de se usar a funcionalidade: 

  • Relatório mensal/semanal/quinzenal de campanhas para clientes internos e externos;
  • Apresentação do resultado final de uma campanha;
  • Acompanhamento detalhado por item da campanha; 
  • Comparação de resultados entre campanhas;
  • Análise de funil de marketing e vendas; 
  • Aprender sobre os dados acompanhando os relatórios gerados;
  • Identificar outras necessidades de análise através do acompanhamento dos dados estatísticos básicos.

Conheça mais sobre o Gerenciador de Campanha e as outras funcionalidades do RD Station Marketing para otimizar as suas estratégias de marketing. Clique aqui.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.