Nesse primeiro trimestre de 2017 lançamos algumas melhorias nas funcionalidades de Gestão de Leads do RD Station. Essas melhorias foram priorizadas após realizarmos um estudo sobre a quantidade de tickets no suporte e o tempo de resolução desses tickets. Na Resultados Digitais trabalhamos com a metodologia de OKR e um de nossos grandes objetivos como time de produto é melhorar nossa eficiência operacional para entregarmos mais valor para nossos clientes através do RD Station.
Na análise que realizamos dos tickets percebemos que tickets do Código de Monitoramento eram os campeões em tempo de resolução. Ou seja, tickets assim levavam muito tempo para serem resolvidos. Verificamos que 60% dos tickets dessa funcionalidade eram do tipo Tarefa Manual.
Realizamos esse estudo para todas as funcionalidades de Gestão de Leads e selecionamos melhorias que teriam mais impacto em redução do tempo gasto no Suporte Técnico e redução do número de tickets criados.
A seguir você confere quais foram as melhorias nas funcionalidades de Gestão de Leads que lançamos:
1- Validar o Código de Monitoramento instalado via Google Tag Manager
Antes
Se você tivesse instalado seu Código de Monitoramento via Google Tag Manager era preciso abrir um ticket no Suporte Técnico para que nosso time técnico realizasse uma validação manual. Além de levar um tempo considerável, essa operação também gerava uma frustração pois não era possível saber se o código tinha sido instalado corretamente sem depender da nossa equipe.
Agora
Basta acessar a sua tela de configuração do Código de Monitoramento, inserir o seu domínio no campo “Domínio” e clique em “Verificar” para realizar a verificação automática:
2- Entender o que é Lead Desativado
Antes
Era difícil entender o que era um lead desativado e reativá-lo era algo extremamente fácil. Isso definitivamente não está de acordo com as boas práticas de email marketing. Re-ativar um lead que estava desativado e mandar um email para pode prejudicar suas métricas de email marketing caso o lead seja hard bounce ou tenha pedido descadastramento, por exemplo.
Agora
Só é possível reativar um lead manualmente caso o lead não tenha pedido descadastramento, não possua erro no endereço do email, não seja hard bounce e nem soft bounce por 5 vezes.
Leia mais em “O que é um Lead Desativado e o que fazer com ele?”
3- Encontrar os fluxos vinculados à sua Segmentação de Leads
Antes
Você podia editar uma segmentação que estava sendo usada em um fluxo de automação, sem realmente querer mudar a regra de entrada dos leads no fluxo. Consequência: leads entrando ou saindo erroneamente dos fluxos de automação.
Agora
Ao editar qualquer segmentação é possível verificar se ela está sendo usada em um fluxo de automação. Melhor ainda, você consegue saber quais são os fluxos associados a sua segmentação!
Leia mais em “Como saber em quais fluxos de automação minha lista de Segmentação está sendo usada?”
4- Entender o que é a famosa Origem do Lead
Antes
Não era claro o que era a Origem do Lead, qual a diferença de origem do lead e origem de conversão e em quais situações o lead era classificado com Origem Desconhecida.
Agora
Adicionamos um “Saiba mais” ao lado de Origem do Lead. Nele, você encontrará o que é Origem do Lead e todas as categorias existentes:
Leia mais em “Como o RD Station classifica a origem do lead e a origem da conversão” e em “O que são Leads de Origem Desconhecida e como arrumar?”
5- Não apagar leads por engano!
Antes
Confusão na hora de apagar leads e apagar lista de segmentação. Era bem comum apagar leads por engano.
Agora
Ao clicar em “Apagar Leads” é preciso digitar o número exato dos leads contidos na lista. Caso contrário, os leads não são apagados. Essa é uma prática utilizada que aplicamos para prevenir erros.
Leia mais em “Qual a diferença entre excluir lista e apagar leads?”
Tornar o RD Station cada vez mais fácil de usar e sem a necessidade de abrir um ticket no suporte para entender seu funcionamento é um dos nossos grandes objetivos! É ouvindo nossos clientes que melhoramos nosso processo.
E você, já usou alguma das novidades?