[Case: Siga o Rastro] Como aumentar em 2000% o tráfego orgânico com a consultoria de SEO da Resultados Digitais

A Siga o Rastro é uma empresa especializada em oferecer consultorias online com experts em diversas áreas de negócios. Como todo seu serviço ocorre pela internet, a empresa precisava ter um bom posicionamento nos buscadores como o Google e aparecer como resultado quando seu público-alvo fazia pesquisas na internet.

Assim, Diego Cordovez, um dos sócios e responsável pelo Marketing, conta que desde o começo havia uma necessidade de realizar ações para melhorar o posicionamento orgânico com SEO. “Sabíamos que o tráfego da Siga o Rastro teria como foco a aquisição orgânica e os resultados iriam aparecer. Nossa escolha pelo RD Station inicialmente foi utilizar a função de Otimização de página (SEO).”

Em 12 meses, a empresa teve um aumento de 2000% em tráfego orgânico. Entre as ações realizadas com o RD Station e as consultorias da Resultados Digitais, as principais foram:

Consultoria especialista de SEO

No primeiro semestre de 2014, a Siga o Rastro contratou uma consultoria com foco em SEO com um dos consultores especialistas da Resultados Digitais. O foco foi explorar aspectos técnicos de SEO. A consultoria foi uma chave importante para analisar o que já estava sendo feito em otimização para buscadores e complementar as ações com outras boas práticas. O uso de alguns plugins para o WordPress (como o Yoast SEO) e a elaboração de um Sitemap do blog fez com que o Google identifique o site mais rapidamente.

Escolha das palavras-chave certas

O Painel de Palavras-chave do RD Station ajudou e muito fazer as escolhas certas sobre o que o público-alvo da Siga o Rastro procura na internet, além de mostrar quais conteúdos já têm uma posição, mas podem passar por melhorias e ficar ainda mais em destaque. Diego conta um case de sucesso com a palavra “Vesting”:

“Fizemos um post completo sobre o assunto (Vesting) com uma oferta indireta no final, de nosso próprio contrato de Vesting, e uma oferta direta – falar com um expert especialista em Vesting. Além de muitos downloads, essa palavra está trazendo consultorias, com impacto direto nas vendas da empresa.”

Atualização constante do Blog

O time da Siga o Rastro entende que produzir conteúdos relevantes para seu público-alvo é uma das grandes chaves para ser referência na internet. Por isso, eles publicam em média dois posts por semana. Para elaborar os textos, possuem uma agenda de Marketing, onde colocam as pautas a serem desenvolvidas nos próximos meses. “Damos preferência a termos de meio e fundo de funil no momento”, diz Diego, lembrando da importância de dividir os assuntos nas diferentes etapas do Funil de Vendas. Aqui também entra o Painel de Palavras-chave, que ajuda a identificar termos que ainda não foram abordados no Blog, mas que estão tendo um número relevante de pesquisas.

Guest posts

Não apenas ações “onpage” constroem um bom posicionamento; uma das formas de trabalhar com SEO “offpage” é justamente o link building, ou seja, criar links entre o seu site e outros sites relevantes de seu mercado.

Para a Siga o Rastro, essa etapa foi fácil de resolver. Eles utilizaram os próprios experts que oferecem serviço na plataforma para trocar conteúdo. “Vários deles possuem blogs, então sugerimos a alguns nossos guest posts e eles gostaram da qualidade.”, diz Diego. “Nossa dica é manter um bom relacionamento e produzir conteúdo de qualidade”, completa. Com o Google cada vez mais atento à troca de links relevantes e à criação de conteúdo próprio, promover o “intercâmbio” entre sites que atraem o mesmo tipo de público é uma forma de fortalecimento.

Resultados

De 311 visitas em março de 2014 foi para 6.809 em abril de 2015. Um aumento de 2.000% em 12 meses.

Captura de tela do Gráfico de visitas, Leads e clientes por busca orgânica do RD Station

Calls to Action (CTA) para gerar conversão em Leads

Com o número de visitantes crescendo no Blog, a Siga o Rastro notou que poderia atrair essas pessoas com conteúdo rico relevante e transformá-los em leads por meio de Landing Pages. Para isso, já colocaram alguns Calls-to-Action (banners) no site para atrair para conteúdos gratuitos. É o caso do eBook “77 Livros de Negócio que a Siga o Rastro Recomenda”, que está em destaque na parte superior do Blog. Só com esse material já foram mais de 800 leads convertidos para depois serem trabalhados com Email Marketing e Fluxos de Automação.

Com o crescimento contínuo, a Siga o Rastro quer seguir apostando em conteúdo. “Nossa expectativa é continuar mantendo o crescimento de 35% a 40% ao mês e chegarmos aos 100.000 acessos ao final de 2015, cuidando, é claro, das metas que importam – conversão e vendas”, conta Diego. Ele sabe que muito ainda pode ser feito, pois com o surgimento de Leads, as funções de Email Marketing e Automação de Marketing ganharam mais relevância e também estão sendo cada vez mais aprimoradas.

Resumo do case: Resultados rápidos com a Metodologia da Resultados Digitais

Funcionalidades envolvidas: Painel de Palavras-Chave / Landing Pages / Automação de Marketing / Email Marketing

Segmento da empresa: Consultoria

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.