Como o RD Station Marketing pode ajudar a capturar Leads de maneira eficiente?

O alinhamento entre Marketing e Entrega de Conteúdo é uma estratégia que amplifica os resultados da empresa; veja como fazer com a ferramenta RD Station

O processo de Captura de Leads, seja ele online ou offline, é o ponto de virada para manter uma base fiel de clientes que demonstram pleno interesse pelo seu produto ou serviço. Isso porque um contato que se torna Lead está a um passo de efetivar uma compra. 

No entanto, fazer com que a sua audiência ou a sua base de seguidores no Instagram, por exemplo, tornem-se Leads não é uma tarefa tão fácil quanto parece ser. É preciso, primeiro, atrair essa base através da oferta de um conteúdo ou informação, e desenvolver um relacionamento duradouro com ela. 

É por isso que um bom trabalho de Inbound Marketing, que alinha todo o processo de atração, fidelização e transformação de um simples “curioso” em um potencial comprador, ou até mesmo em um grande fã, é tão importante. 

Nessa jornada existem processos, ferramentas, estratégias de marketing – todo um universo que ocorre nos bastidores de uma empresa para que a captura de Leads e o fechamento de vendas ocorram diariamente. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como a ferramenta RD Station pode te ajudar de maneira prática? Continue a leitura!

Qual a importância de investir na captura de Leads?

Conquistar clientes em potencial requer trabalho duro. É necessário se empenhar e empregar o seu melhor em busca de um propósito, com ciência do real motivo de gastar seu tempo e energia com isso. Então, afinal, por que é importante e para que serve a geração de Leads?

Na internet e nos meios digitais, existem muitos caminhos para conquistar vendas e cada um deles tem seu valor e seu custo.

Realizar negociações com quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço (aquela pessoa que já foi atraída) é bem mais barato do que tentar vender para um desconhecido que acabou de descobrir sua empresa. Isso vale não só para vendas em estabelecimentos físicos, como também para as vendas na internet. Por essa razão, existe a necessidade dos negócios estarem sempre captando esses clientes em potencial. Quanto mais visitantes seu site recebe, por exemplo, mais volume você tem para converter em Leads.

Já quando falamos sobre Marketing de Conteúdo, a justificativa para a geração de Leads fica ainda mais transparente.

Primeiro, imagine que você quer editar um vídeo. Você navega pela internet e dá de cara com o blog de um vídeomaker dando dicas de como fazer. A chance de contratar um serviço dele, que te proporcionou valor e te mostrou que conhece sobre o assunto, é muito maior do que a de comprar de alguém que nunca te ofereceu orientação de forma gratuita. Concorda?

Essa mesma lógica é aplicável quando algum indivíduo empreendedor conta a sua história, quem ele é, por qual motivo trabalha com aquilo etc.

Quais os principais métodos para realizar a captura de Leads?

1. Tenha uma boa página de captura de Leads e/ou um blog atraente

Para que seja possível realizar esse método, pressupõe-se o fato de que você já tenha um ou mais canais para gerar conteúdo. A virada de chave seria uma página de captura (Landing Page) ou um blog voltado para a conversão de Leads, para que ela seja um recurso 100% focado na venda. Essa página e esses recursos serão os responsáveis por captar os dados do Lead.

Normalmente, os dados essenciais para capturar um Lead são seu nome e e-mail. Mas por que e-mail? Porque os e-mails são uma das poucas ferramentas da internet em que você tem uma maior garantia de que a mensagem chegará.

Praticamente todas as redes sociais entregam uma pequena porcentagem do que você publica para a sua comunidade, forçando a compra de anúncios. Isso não acontece com os e-mails. Você apenas precisa ter boas práticas de uso para que eles não caiam no spam.

Cada elemento dessa página, que deve ser atrelada a uma isca, de qualquer forma, seria criado com o objetivo de converter. A vantagem para os clientes da RD Station é que já existem diversos Templates de Landing Pages validados, isto é, testados em termos de capacidade de conversão. Você pode simplesmente adotá-los e personalizá-los do seu jeito, poupando tempo e esforço. Veja um exemplo abaixo:

2. Solicite o preenchimento de formulários

Caso você não possua uma Landing Page, é possível criar diretamente um formulário de captura de Leads. Essa pode ser uma forma mais complicada de ter resposta, porém, se você tiver um bom relacionamento com a sua audiência (fato que geralmente está atrelado a entrega de um bom conteúdo) você pode ter sucesso.

É importante deixar em destaque que o ideal é você criar um modelo de formulário que não se pareça com um simples formulário. Por esse motivo, busque incorporar elementos do Design de Interface do Usuário (UI Design) e tornar o processo o mais dinâmico possível. 

Essa estratégia é aplicável não para disfarçar sua venda, mas sim para comprovar e dar validade a sua capacidade de providenciar o que o Lead precisa. O RD Station Marketing possui, além de templates de formulário validados, uma ferramenta de geração e edição de formulários de forma dinâmica. Você pode utilizá-la para incorporar formulários ao longo dos posts do seu blog ou site, de forma simples, sem precisar de um progamador.

Veja alguns exemplos de templates de formulários prontos que a ferramenta oferece:

3. Use pop-ups em seu site

Pop-up é uma janela secundária a sua página, que chama a atenção do usuário para trazer uma mensagem ao mesmo (como um cadastro na newsletter, por exemplo).

Grande parte das pessoas têm dúvidas quanto ao uso dos pop-ups. Isso se dá porque, durante muito tempo, eles foram utilizados de modo incorreto, assim, gerando uma grande aversão em relação ao uso dessa ferramenta de captação. Muitos sites colocam diversas pop-ups ao mesmo tempo e tornam a experiência do usuário desagradável.

Quando os pop-ups são utilizados demais, eles podem, sim, ser uma inconveniência para quem estiver navegando em seu site. Afinal, ninguém quer ser interrompido toda hora por essas páginas pulando na tela, certo?

No entanto, quando você faz uso deles de forma estratégica, considerando design, tempo de exibição e uma mensagem atrativa, de acordo com o objetivo, eles podem e vão ser ótimas ferramentas para a captação de Leads.


Os pop-ups podem ser ativados quando:

    • O usuário chegar ao fim da página;

    • O usuário estiver saindo da página. Assim, quando ele estiver fechando o seu site, você pode deixar uma mensagem pedindo para que ele se cadastre em sua base;

    • Após um tempo determinado em que o usuário estiver em sua página, sendo uma forma de impactar e captar o Lead.

Nos pop-ups, você deve ofertar iscas realmente atrativas, como descontos, eBooks e outros conteúdos que façam com que ele deseje se cadastrar. Então, crie um card com um design atrativo, um breve copy com o seu objetivo e insira uma Chamada para Ação (CTA) convidando-o para enviar o contato e receber a isca valiosa.

O RD Station Marketing também já possui templates de pop-ups prontos para uso:

4. Prepare iscas de atração

Iscas ou recompensas são materiais que tornam você atrativo na internet e elas podem ser de vários tipos: eBbooks, lives, kits de materiais, workshops, jogos, boletins informativos e por aí vai.

Esse método faz parte do Marketing de Conteúdo, já que, para executá-lo, você publica um assunto e, junto a ele, uma chamada para o download dessas iscas. 

Essas iscas são a base para um processo de captação de Leads eficiente. Lembre que para alguém deixar os dados com você, você precisa oferecer algo realmente valioso em troca. Veja um exemplo de oferta atrativa:

5. Otimize o SEO do seu site

A auditoria do SEO ainda é frequentemente negligenciada, mesmo por quem tem problemas no próprio site, no conteúdo e nos domínios relacionados. 

Se os seus potenciais clientes não acham você pelo Google, como você será encontrado, afinal? Que alternativa seus futuros clientes terão? 

Você pode começar esse ajuste com:

I. A inserção dos dados do seu site no Google Analytics;

II. A verificação do tráfego orgânico;

III. O acompanhamento das palavras-chave que você rankeia e instalação de softwares que ajudam na busca de páginas e links quebrados, responsáveis por deixar seu site com baixa prioridade no buscador.

O RD Station Marketing também conta com um checklist para te ajudar com essa otimização:

6. Ajuste as linhas editoriais para o conteúdo das redes sociais

De forma equivalente, mas na esfera das redes sociais, muitos empreendedores publicam de qualquer jeito, sem levar em conta um calendário editorial. Esse erro cria uma confusão entre quem é um cliente em potencial e quem é apenas entusiasta do conteúdo.

Por isso, defina bem seu nicho, concorrentes e desafios (vale a pena usar a matriz SWOT para isso).

Depois, faça um estudo aprofundado da sua persona, analise o mercado de forma global, descubra as dúvidas dos seus Leads e gere as categorias de conteúdo. No próprio RD Station você consegue fazer o agendamento desses conteúdos para suas redes, tornando o processo mais centralizado:

7. Utilize a bio das suas redes sociais ao seu favor

As redes sociais são gratuitas e estão disponíveis para quem busca obter os melhores resultados, basta ter criatividade.

Hoje, temos inúmeras opções: Instagram, Facebook, Tiktok, Twitter, LinkedIn, Youtube… a lista é imensa, e todas elas podem ser aproveitadas.

Ao acessar o seu perfil, especialmente do Instagram, Facebook e LinkedIn, a primeira coisa que verão será a bio. Por isso, otimizar sua descrição pode ser um elemento importante para a geração de Leads.

Então, que tal inserir o link da sua Landing Page junto a uma Chamada para Ação (CTA)? Essa é uma forma fácil e rápida de trazer mais Leads para a sua base. Mas lembre-se de criar uma CTA forte (considere até usar emojis para dar mais destaque). Veja o exemplo do Instagram da RD:

Em resumo, a captura de Leads é uma ação que, inegavelmente, exige trabalho de você que quer vendas regulares. E ter uma boa ferramenta de automação de marketing é a chave para facilitar a sua vida e tornar esse processo mais simples. Que tal colocar em prática todos os recursos que mencionamos nesse post? Preencha o formulário abaixo e faça um teste gratuito no RD Station Marketing:

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.