Como criar análise de dados do RD Station marketing em um Dashboard no Data Studio

Confira o passo a passo para criar um dashboard no Data Studio com informações ao vivo sobre sua base de Leads do RD Station

Esse post foi escrito por David Grotti, Growth Hacker da Ludos Pro, em co-autoria com João Rezende, Growth Sr. na Prontmed.

Quer aprender a criar um dashboard no Data Studio completo e com informações ao vivo sobre sua base de Leads do RD Station? Confira o passo a passo para começar sua análise de dados ainda hoje!

Atenção: este conteúdo trata-se de Customização e Edição Avançada, aos quais a RD não oferece suporte ou prestação de serviço.

O que é análise de dados?

Na sociedade atual, dados são processados o tempo inteiro. A análise de dados transforma todos os dados numéricos em informações gráficas relevantes para o seu negócio. Dessa forma, basta entender quais são as informações mais importantes e qual a melhor forma de visualizá-las.

Entender cada um desses dados e utilizá-los da forma correta é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, sem informação, não podemos evoluir.

Como funciona a análise de dados na tomada de decisão

Antigamente, as decisões eram tomadas por formas não muito sofisticadas, sejam elas por planilhas, gosto pessoal ou simplesmente por mero achismo.

Hoje funciona diferente. A tomada de decisão deve ser baseada em dados e informações relevantes sobre o seu negócio. Qualquer empresa que queira escalar seus resultados precisa ter os dados como aliado em sua estratégia. Como dizia William E. Deming, considerado um mestre do gerenciamento de qualidade, “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define”.

Segundo estimativas publicadas em 2016 pelo The Wall Street Journal, um adulto toma em média 35 mil decisões por dia, sejam elas escolhas mais simples, como qual camisa vestir, qual tênis calçar ou o que comer no café da manhã, até as mais complexas, como qual faculdade fazer, se é o momento de comprar uma casa, ou tomar decisões no ambiente profissional.

Dessa forma, é importante definir quais são as métricas e KPIs importantes para o seu negócio e como você pode coletar cada uma dessas informações. Determine qual o melhor estilo de gráfico para visualizar esse dado, faça a leitura, compreenda a informação, inicie seu planejamento e por fim, tome a melhor decisão para o seu negócio.

Vantagens da análise de dados

As vantagens são muitas. Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna, já dizia duas frases sobre a análise de dados: “Se você não pode medir, você não pode gerenciareo que pode ser medido, pode ser melhorado”. Seguindo essa linha, citamos abaixo as principais vantagens da análise de dados:

1. Conhecer melhor o seu público e os seus clientes

Conhecer seu público é fundamental para o sucesso do seu negócio. Muitas vezes, pessoas surgem com ideias que na mente delas são geniais, mas, ao executarem a ideia percebem que aquela dor ou problema não era algo generalizado.

Por isso, conheça seu público, entenda a sua dor, ajude-o a solucionar o seu problema, e o conduza para um caminho de solução e compra.

Muitas vezes o seu usuário pode estar aprendendo mais sobre o problema ou até mesmo descobrindo naquele momento que esse problema também existe para a realidade dele. Esse é o processo de Jornada de Compra. Nessa fase, ajude-o mostrando que essa dor pode ser resolvida e que você sabe como ajudá-lo.

A RD Station possui um gerador de Jornada de Compra, onde você pode definir e conhecer de forma rápida e fácil os passos que os seus potenciais clientes dão até estarem prontos para adquirir o seu produto ou serviço. Use a ferramenta para facilitar esse processo!

2. Auxiliar na leitura de cenários

A análise de dados te ajuda a entender o que mais funciona para o seu público, quais os conteúdos que geram mais Leads, qual foi o melhor conteúdo em determinado mês, quais foram os principais canais de aquisição, qual o cargo e tamanho de empresa de Leads que baixaram determinado material, e por aí vai.

Com isso, você pode antecipar qual o possível caminho que seu Lead irá tomar. Através da análise de dados você pode, por exemplo, descobrir que um contato que geralmente baixa o conteúdo x acaba finalizando a sua jornada baixando o material y.

Outro aspecto relevante diz respeito às oportunidades. Entenda o padrão entre elas, quais são os conteúdos que mais geram oportunidades, qual o possível caminho que elas seguem até se tornarem clientes.

3. Amparar as tomadas de decisão

Tome as decisões a partir de dados do seu negócio, decida qual o melhor caminho a seguir, onde focar seu investimento, o que pode ser melhorado e o que deve ser evitado.

Com os dados, suas decisões serão mais precisas e terão maior chance de êxito. Lembre-se da expressão popular que diz “contra fatos não há argumentos”.

Passo a passo para criar sua análise de dados do RD Station Marketing

Agora que já entendemos o que é, qual a sua importância e quais as vantagens da análise de dados, vamos te ensinar o passo a passo para criar seu próprio Dashboard Data Studio ainda hoje.

O primeiro passo é garantir que os dados serão enviados da sua conta do RD Station Marketing para uma planilha do Google, que será conectada ao Data Studio para facilitar a visualização e análise dos dados.

Para isso, existem dois caminhos possíveis:

  • Um deles é gratuito, mas requer a instalação de um Google Script que já está pronto,
  • E o outro é pago, mas não exige nenhuma manipulação de códigos e é feito com uma integração via Integromat.

Vamos ensinar como fazer os dois ao longo desse artigo.

Basicamente, os passos para criar sua análise serão:

  1. Preparar a planilha onde os dados da sua conta do RD Station Marketing serão recebidos
  2. Criar a integração com Google Script ou com Integromat
  3. Conectar a planilha ao Data Studio e montar o seu Dashboard

Mas antes de tudo, vamos te mostrar algumas das informações que você pode analisar. Lembre-se que essas informações só serão possíveis de analisar caso você as tenha coletado em algum formulário dentro da plataforma RD Station. Alguns dos dados são:

  • Cargo
  • Nº de funcionários
  • Perfil
  • Origem da primeira conversão
  • Primeira conversão
  • Última conversão
  • Total de conversõe

Passo a passo para criar sua análise de dados do RD Station Marketing, com a versão gratuita usando o Google Script

Passo 1: Crie uma planilha no Google Sheets

Acesse o Google Sheets e crie uma planilha em branco. Na primeira linha, insira as informações abaixo separadas por colunas:

  • last_conversion.created_at
  • email
  • name
  • company
  • opportunity
  • last_conversion.content.identificador

Deverá ficar como na imagem abaixo:

Após inserir as informações, acesse o menu e clique em Extensões e depois em apps scripts. Isso abrirá um editor de códigos do Google.

Passo 2: Configure e publique seu script

Nessa etapa o crédito vai todo para o Lauro Becker da orgânica digital. Aqui você pode ler o artigo que ele escreveu sobre o tema Integrando RD Station com Planilhas do Google (sem ferramentas de terceiros).

O script do Lauro é perfeito para receber as informações do RD Station, deixamos aqui nosso total agradecimento a ele.

Acesse o Google Script com a mesma conta do Google utilizada para acessar as planilhas e clique em “Novo projeto”. Você deverá criar um novo projeto para cada webhook ou fluxo de automação que desejar receber as informações. Nomeie cada projeto de script com o nome da etapa que você gostaria de receber as devidas informações, como por exemplo: 

  1. Leads – Integração RD + Data Studio 
  2. Oportunidades – Integração RD + Data Studio

Fique à vontade nessa etapa, o nome não interfere no projeto, ele serve apenas para apoiar na organização das informações.

Agora substitua o código padrão do script pelo código abaixo:

/*

 * Script de integração do RD Station com Google Sheets.

 * Desenvolvido por Lauro Becker, na Orgânica Digital

 */

function doPost(e) {

  var activeSheet = SpreadsheetApp.getActiveSheet();  

  var payload = JSON.parse(e.postData.contents);

  var rowContents = [];

  var headers = activeSheet.getRange(“A1:A”).getDataRegion().getValues()[0];

  for(var i = 0; i < headers.length; i++) {

    var header = headers[i];

    var deep = header.toString().split(“.”);

    var dataVal = payload[“leads”][0];

    for(var j = 0; j < deep.length; j++) {

      var d = deep[j];

      dataVal = dataVal[d];

    }

    rowContents.push(dataVal);

  }

  activeSheet.appendRow(rowContents);

  return “OK”;

}

Salve o script e acesse o menu “publicar” e depois “implantar como aplicativo da web”.

Nessa etapa, você precisa ter muita atenção em alguns pontos. Na aba “Execute the app as:” precisa estar vinculado a algum e-mail do Google que você possua controle, porque na próxima etapa você precisará dar permissão de acesso. Já na aba “Who has access to the app:” escolha a opção “anyone, even anonymous” — assim o webhook do RD Station pode ter acesso ao script.

Após essa etapa, surgirão algumas perguntas de permissão, escolha uma conta do Google e siga o processo.

Na próxima janela será disponibilizada uma URL. Copie ela e salve, pois usaremos lá no RD Station.

Passo 3: Crie o webhook no RD Station

Acesse sua conta RD Station, clique sobre o seu usuário no canto superior direito e acesse a opçãointegrações. Após essa etapa, vá emwebhookse clique em configurar e em “criar webhook”

Aqui você tem duas opções de envio de dados, e a minha dica é criar um webhook para leads e outro para oportunidades.

Para isso, preencha as informações como no exemplo abaixo:

Na etapa URL você vai inserir o link que copiamos lá do script do Google. Atente-se ao script certo, se você criou um script para Lead, insira ele no webhook de Lead. Todos os dados serão enviados para esse script, e logo ele preencherá as informações mapeadas na planilha.

Pensando no webhook de Leads, coloque o gatilho como conversão e na aba eventos de conversão deixe o campo vazio, assim, todas as conversões serão enviadas para a sua planilha.

Após essa etapa, seu webhook já está configurado, você pode testá-lo enviando um lead pelo botão “verificar”. Dessa forma, deverá aparecer a  mensagem “O servidor respondeu com sucesso!” no canto inferior direito. Caso isso não aconteça, edite novamente seu webhook.

Caso faça mais sentido para sua estratégia mapear conversões específicas, basta colocar o ID de conversão do evento que gostaria de analisar. O RD Station permite a criação de 10 webhooks.

Agora, para a criação da sua planilha com as oportunidades basta seguir o mesmo passo a passo já citado:

1 – Criar uma planilha no Google Sheets;

2 – Configurar e publicar seu script;

3 – Criar o webhook no RD Station.

A diferença entre as planilhas está na etapa da criação do webhook. Desta vez, basta escolher o gatilho oportunidade. Assim, todos os contatos que forem marcados como oportunidade serão enviados para a sua planilha.

Indo além do básico

Leads e oportunidades não são suficientes? Não tem problema! Você pode enviar qualquer Lead de um fluxo específico para a sua planilha.

Vamos supor que você queira mapear a jornada completa do dashboard do RD Station: lead – lead qualificado – oportunidade e venda.

Nesse caso, já aprendemos como mapear os Leads e as oportunidades. Mas como mapear os Leads qualificados e os clientes?

É bem simples! Basta criar um fluxo de automação de marketing da seguinte forma: Na entrada do fluxo selecione a segmentação clientes (estágio do funil) e depois selecione a opção “enviar Leads para integração”. Agora insira a URL do seu script para começar a receber os dados.

Você pode repetir esse processo para qualquer fluxo, é só se lembrar de sempre seguir os passos abaixo:

1 – Criar uma nova planilha;
2 – Criar um novo script;
3 – Configurar e publicar seu script;
4 – Colar a URL do código do script no webhook ou no fluxo de automação desejado.

Observação: Sua planilha pode demorar algum tempo para começar a receber os primeiros contatos. Deixe-a enriquecer por alguns dias e enquanto aguarda, mapeie quais gráficos você gostaria de analisar no seu Dashboard Data Studio.

Criando seu dashboard ao vivo no Data Studio

Agora está na hora de criar um Dashboard Data Studio para você analisar todas essas informações e tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Acesse o Data Studio com sua conta do Google e clique em “relatório em branco”. Caso você não conheça, o Data Studio é uma ferramenta online e gratuita do Google para converter dados em painéis e relatórios informativos personalizados — a própria Google disponibiliza esse curso gratuito de Introdução à ferramenta.

Após acessar, você precisa informar a origem dos seus dados, que no nosso caso são as planilhas do Google. Clique em “Conectar aos dados” e depois em “Planilhas Google”. Dessa forma, todas as planilhas que você criou no Google Sheets irão aparecer. Selecione qual planilha você deseja enviar e em qual aba os seus dados se encontram.

Pronto! As informações já estão conectadas com o Data Studio, e você pode criar os gráficos que mais fazem sentido para o seu negócio.

Aqui na Ludos Pro nós criamos a seguinte estrutura para nossa análise de dados do RD Station:

  • ADS;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • MQL A;
  • PQL;
  • Clientes.

Você também pode ir além do RD Station! É possível fazer algumas outras integrações gratuitas no Data Studio, como por exemplo com o Google Analytics e com o Google ADS.

Encerrando o passo a passo da integração via Google Script com chave de ouro

Na preparação da planilha, focamos nos dados de última conversão, mas você pode enriquecer ainda mais sua análise com essa dica. Na sua planilha do Google Sheets, nomeie somente 3 colunas, da seguinte maneira:

  • first_conversion
  • last_conversion
  • custom_fields

Depois de criar essas 3 colunas, acesse o seu webhook e envie um contato teste:

Assim, as três colunas receberão todas as informações possíveis sobre os seus contatos. Você só precisa entender qual dado você deve coletar e então mapear na coluna seguindo a estrutura correta.

Caso seja um dado sobre a primeira conversão nomeie com: first_conversion.nome-do-campo

No caso de ser sobre a última conversão, nomeie com: last_conversion.nome-do-campo

Lembre-se de sempre inserir a estrutura exatamente desta maneira, caso contrário a informação não será recebida.

No caso de campos personalizados, você pode mapear assim: custom_fields.nome-do-campo

Por exemplo: custom_fields.numero-de-funcionarios

Entenda quais são os campos que você gostaria de analisar e insira cada um deles em uma coluna da planilha, sempre seguindo a estrutura correta.

A dica que fica é, teste a coluna com a informação que você gostaria de receber. Entre no seu webhook e envie um contato teste. 

Se não receber o seu contato teste, o problema ocorreu por ter inserido algum pedido indevido na coluna. Dessa forma, o RD Station não consegue encontrar a informação que você pediu e não consegue te enviar nenhum dado.

E caso dê certo, basta criar seus gráficos no Data Studio e fazer a análise. 

Aqui na Ludos Pro, nossos campos mais importantes são:

  • Primeira conversão
  • Última conversão
  • Origem
  • Perfil
  • Interesse
  • Cargo
  • Número de funcionários

Para mapear essas informações nós inserimos os seguintes termos:

first_conversion.conversion_origin.campaign

last_conversion.conversion_origin.campaign

fit_score

interest

custom_fields.consultor-cargo

custom_fields.consultor-funcionarios

Lembre-se que para sua empresa, a estrutura de campo personalizado pode ser diferente. Entenda qual o id do campo personalizado que você gostaria de analisar e insira na planilha seguindo a estrutura correta.

Passo a passo para criar sua análise de dados do RD Station Marketing, com a versão no-code paga, usando o Integromat

Outra forma de você criar dashboard no Data Studio com base nos dados da RD sem se envolver com programação é utilizando o Integromat. O passo a passo segue a mesma linha da criação com o Google Script, exceto que substituímos a etapa de criação do script pela etapa de criação do cenário de automação dentro do Integromat. 

Para esse passo a passo, então, vamos:

  1. Preparar a planilha onde os dados da sua conta do RD Station Marketing serão recebidos;
  2. Criar a integração com o Integromat;
  3. Conectar a planilha ao Data Studio e montar o seu Dashboard.

Passo 1: Crie uma planilha no Google Sheets

Para esse passo a passo, vamos utilizar um modelo de planilha e de dashboard no Data Studio fornecidos pelo Gabriel Cordeiro, de um artigo onde ele ensina como integrar o RD Station ao Data Studio.

Para utilizar o modelo de planilha, acesse o arquivo e faça uma cópia, como na imagem abaixo.

Feita a cópia do modelo, vamos criar a integração com o Integromat.

Passo 2: Crie a integração no Integromat

O Integromat é uma ferramenta que conecta APIs (Application Programming Interface) de diferentes ferramentas para facilitar a criação de integrações no-code, ou seja, conectar ferramentas sem a necessidade de programar código.

Para o nosso cenário precisamos fazer diferentes ações para ativar nossa integração. Precisamos:

  1. Criar um webhook dentro do Integromat;
  2. Validar a estrutura de dados do webhook enviando um lead teste partindo do RD Station, criando uma automação que envia todos os novos leads para o endereço do nosso webhook.;
  3. Validado o webhook, mapearemos os campos recebidos no webhook com as colunas da planilha do Google Sheets;

Para criar um webhook no Integromat, criamos um novo cenário e inserimos o módulo de webhook da ferramenta. Após nomear o webhook, será criada uma URL, que usaremos para enviar os dados do RD Station.

Criação do webhook no Integromat
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0lKbmedZXoeadBmZ2oC5kCg1cbYnTza8sQcAH8X7NLH6uNwjVNtXHhS_TJ2_jKBvrvyMKXeKitRqB07v9sBmJurZegUS5LXRWso4o0KqtIE2CWdp9wPIEF7L6T_ClqHD6Ze4CkHA
URL gerada no Integromat

Com o URL do nosso webhook em mãos, precisamos validar a estrutura de dados dele. Para isso, vamos criar a automação que enviará os dados para a planilha dentro do RD Station. Neste caso, estamos criando a integração que enviará os dados de Leads para o dashboard do Data Studio. Por isso, vamos enviar os dados de todos os novos leads para o URL do webhook.

Selecionamos o gatilho de entrada para novos leads e inserimos uma etapa adicional de “enviar leads para integração”, colando o URL gerado pelo nosso webhook.

Ao ativar o cenário, o RD Station passará a enviar dados dos novos leads para o Integromat. 

Validada a estrutura do webhook, podemos mapear os dados do RD Station com as colunas da nossa planilha. Para fazer isso, precisamos inserir um novo módulo no nosso cenário do Integromat. 

Selecionamos a ação de “inserir nova linha” do módulo do Google Sheets da ferramenta: 

Selecionando a ação de criação de linhas do módulo do Google Sheets no Integromat

A partir daí, selecionamos a planilha e aba que queremos enviar os dados e começamos a mapear os campos que o webhook recebe com as colunas da planilha do Google Sheets. Olha como ficou o processo no nosso caso, nas imagens abaixo.

Selecionando a planilha e aba que queremos enviar os dados do RD Station

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SAOQv0itBc9kTM4GH1JMzqwI3lK5HBS7DT--FFFB-112iy7YvKw3LOVO6vD9RiLzBxpXR-UHPqA3sfJpezZAzl08HNZhqXVHAAo2aBr4wWewD7St7kBDzPTB78sKB9A-Ggjy2XQ-

Mapeamento dos dados do webhook com as colunas da planilha do Google Sheets

Para não ficar dúvida, o vídeo abaixo demonstra todo esse processo, desde a criação do webhook dentro do Integromat, passando pela validação da estrutura de dados desse webhook, por meio de um formulário teste, até chegar na criação da automação no RD Station e o mapeamento dos campos com as colunas da nossa planilha modelo.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Passo 3: Conectar a planilha ao dashboard do Data Studio

Assim como o modelo de planilha, também vamos utilizar o template de dashboard do Data Studio fornecido pelo Gabriel. 

Para conectar a planilha ao dashboard, primeiro precisamos fazer uma cópia do dashboard. Com o nosso dashboard duplicado, podemos inserir novas fontes de dados, conectando com a aba da nossa planilha do Google Sheets. Para ficar mais fácil, você pode conferir o passo a passo desse processo com o vídeo abaixo.

Passo a passo para conectar sua planilha ao dashboard do Data Studio

E é isto! Caso você queira visualizar não só os dados de Leads, mas de Leads qualificados e oportunidades, é só replicar esse passo a passo com o estágio correspondente do funil.

Atenção: este conteúdo trata-se de Customização e Edição Avançada, aos quais a RD não oferece suporte ou prestação de serviço.

Esse post foi escrito por David Grotti, Growth Hacker da Ludos Pro, em co-autoria com João Rezende, Growth Sr. na Prontmed.

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.