Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)

Agora você pode agendar posts no feed do Instagram através RD Station Marketing! Veja como fazer neste e post (+ dicas para alavancar o IG da sua empresa)

As redes sociais são canais importantes para o relacionamento com clientes e potenciais clientes. Seja B2B ou B2C, a presença digital de sua empresa nas redes sociais é um grande aliado na sua estratégia de Inbound Marketing. Afinal, antes de vender para empresas, você precisa antes vender para as pessoas dentro delas!

O Instagram atualmente é a 4ª rede social mais usada no Brasil. Em média, os usuários passam 7h por semana na plataforma. Cerca de 90% dos usuários seguem alguma empresa. Além disso, 81% das pessoas apontaram que o Instagram ajuda a pesquisar produtos e serviços.

Utilizar a plataforma com a estratégia adequada e ter consistência nas publicações sobre sua marca, produto ou serviço sem dúvida pode ajudar no fechamento de novas vendas, além de facilitar a descoberta e alcance de novos potenciais clientes.

Porém, sabemos que a gestão e operacionalização de mídias sociais não é uma tarefa fácil. Por isso, é de suma importância utilizar as ferramentas certas neste processo. Além da praticidade, elas ajudam sua empresa a economizar tempo e dinheiro ao agilizar, integrar e automatizar as atividades que geralmente consomem muitas horas de trabalho. Dessa forma, você e sua equipe podem focar cada vez mais na otimização de suas estratégias.

Um desses aliados é a nova funcionalidade do RD Station Marketing. Agora, você pode agendar postagens no feed do Instagram diretamente através RD Station Marketing. Essa novidade chega para somar às funcionalidades já existentes de agendamento no Twitter, Facebook e LinkedIn – as quais você pode, inclusive, fazer simultaneamente, disparando o mesmo conteúdo para o feed de todas essas redes sociais com apenas um clique!

Para garantir uma estratégia matadora no Instagram, separamos algumas dicas de boas práticas, além de um tutorial passo-a-passo para você utilizar a nova funcionalidade do RD Station Marketing em conjunto com as demais possibilidades de marketing e vendas oferecidas pela plataforma.

Dicas para melhorar sua estratégia no Instagram

Transforme sua conta do Instagram em uma conta Profissional

Você sabia que pode destravar diversas funcionalidades extras em seu Instagram, como estatísticas avançadas e botões de contato alterando uma simples configuração?

Para transformar sua conta em uma conta profissional, basta seguir os passos abaixo. É um processo rápido e gratuito.

  • Abra as configurações
  • Vá em “Conta”
  • Altere para conta profissional
  • Pronto! Você já terá acesso às métricas e funcionalidades.

Conecte sua conta do Instagram com sua página do Facebook

O Instagram e Facebook pertencem à mesma empresa, a Meta. Com isso, é possível integrar as páginas de sua empresa nas duas plataformas. Dessa forma, você obtém recursos extras de segurança, gestão de marca, replicação de conteúdo, painel de gestão de SAC e automatização de diversas funcionalidades. 

Confira aqui como fazer isso.

Utilize UTMs e acompanhe o desempenho de suas postagens e campanhas

UTMs são parâmetros inseridos nos links que você compartilha, que permitem acompanhar quais posts e campanhas estão gerando acessos e conversões em seu site e landing pages do RD Station Marketing.

Confira o artigo gerador UTM e descubra tudo sobre isso!

Ah! Para facilitar sua vida, o RD Station Marketing já insere automaticamente UTMs nos links de postagens em redes sociais e campanhas de email marketing criadas através da plataforma RD 😉

Tenha um planejamento de conteúdo e postagens 

A regra é: Não deixe para a última hora! 

Planeje a pauta do mês e faça brainstorming com sua equipe para construir um calendário de postagens e guiar suas criações do mês. Assim, você terá mais tranquilidade para gerar novos conteúdos ao longo do caminho, pesquisar referências ou até resolver outras questões que estavam em sua lista de tarefas há algum tempo.

Claro, timing é importante e nem sempre é possível planejar uma surpresa. Por isso, também é necessário ser flexível para surfar na onda de um acontecimento explosivo ou um meme que fica hypado da noite pro dia (e perde a graça no dia seguinte).

Então, não se engesse no planejamento!

Varie a apresentação e formato de seu conteúdo

Nada de utilizar um template pronto e só trocar a frase! 

Trazer seu conteúdo em formatos variados é essencial para não cair na mesmice e chamar a atenção de seus seguidores – gerando mais engajamento.

São inúmeras possibilidades na apresentação de seus conteúdos. Experimente alternar entre vídeos, imagens, carrosséis, ilustrações, prints, exemplos de uso, depoimentos, etc… A lista de possibilidades é enorme!

Não foque somente em vender em suas postagens 

O instagram não é uma página de classificados. É preciso estabelecer uma relação com seus seguidores e gerar conteúdo relevante para sua audiência.

Pense em maneiras de criar um conteúdo que seja de interesse dos seus seguidores, que gere valor para eles, e que ao mesmo tempo tenha uma conexão com seu produto ou serviço.

Lembre também que o posicionamento de marca e a interação com seu público são fatores que contribuem para gerar uma imagem positiva da sua marca junto aos seus atuais e potenciais clientes.

Interaja e deixe seus seguidores dizerem o que gostam

Uma boa estratégia para entender qual estilo de postagem trazer, é provocar e estar sempre atento às interações dos seus seguidores, para direcionar seu conteúdo em torno disso.

Responda com prontidão seu inbox, os comentários e reações dos storys. Procure entender os elementos e motivos que geraram o bom desempenho de suas melhores postagens. Perceba os estímulos que mais funcionam para gerar engajamento. Anote esses insights e siga criando nessa direção!

Seus seguidores também podem te ajudar a criar conteúdo!

A interação com seus seguidores pode também te ajudar a gerar conteúdo e engajamento. Estimule seus clientes a postarem e marcarem sua empresa em postagens. Compartilhe os posts e stories com seus seguidores. 

Outra prática interessante para gerar conteúdo com ajuda dos seguidores é fazer perguntas no story e, em seguida, compartilhar as respostas e interações mais relevantes de seus seguidores, incluindo reações com GIFs, imagens, vídeos e textos!

Dessa forma, você consegue gerar conteúdo a partir de uma interação com seus seguidores e proporcionar mais interação com este material criado em conjunto com eles.

Solte a criatividade nas datas comemorativas relevantes para seu negócio e clientes

Datas comemorativas são boas oportunidades para gerar conteúdo e realizar ações e promoções especiais – mas atenção para aplicar esta estratégia focando nas datas que fazem sentido para sua empresa e seus seguidores – evitando que sua página vire um “calendário”.

Aqui temos um exemplo de como uma data comemorativa pode ser usada de maneiras diferentes por empresas de ramos distintos.

O negócio é soltar a criatividade, planejar a abordagem para integrar a ação com sua estratégia de inbound marketing e conectar sua marca com o tema do dia!

Exemplo: Dia do Cacau

  • Negócio: Clinica de Estética
  • Objetivo: Conteudo fundo de funil para geração de leads e conversão em vendas
  • Conteúdo: cupom de 20% de desconto na depilação com cera de chocolate
  • Formato: Landing Page promovida nas redes sociais

  • Negócio: E-commerce de Chocolate
  • Objetivo: conteúdo topo de funil para atração
  • Conteúdo: post sobre benefícios do cacau
  • Formato: post no blog com divulgação nas redes sociais

  • Negócio: Curso de Culinária Online
  • Objetivo: conteúdo de meio de funil, para relacionamento
  • Conteúdo: Lp com 3 receitas irresistíveis com chocolate 
  • Formato: ebook divulgado via email marketing e redes sociais

Estude o algorítmo e jogue a favor dele

Cada rede social possui um algoritmo muito distinto. É ele quem define, através da análise de diversas variáveis e fatores, se as suas postagens terão um bom desempenho. 

Criar conteúdo com consistência e relevância para sua audiência, aliado à boa utilização das ferramentas disponíveis lhe ajudarão a ter sucesso.

Por isso, uma dica importante é estudar o algoritmo de cada rede social, para “jogar o jogo” e descobrir hacks que trarão um bom resultado para a página de sua empresa.

Tenha consistência, a prática de milhões

O alcance, a interação, seguidores, os acessos ao seu site e suas vendas não virão se você não tiver consistência. 

É preciso ter um ritmo de criação de conteúdo relevante e de qualidade. Mantenha uma rotina e um planejamento para definir uma quantidade de postagens que serão feitas, assim como a distribuição de datas.
Dessa forma, você consegue manter sua página sempre ativa, trazendo novidades e estando sempre presente na telinha de seus seguidores, gerando brand awareness!

Use os recursos disponíveis no Instagram para elevar o nível de seu conteúdo

Utilize as opções disponíveis para interagir com seu público, assim como alcançar novas pessoas.

Recursos dos stories como: Enquetes, perguntas, termômetro, links, gifs, destaques, marcações e repostagens podem ser excelentes fontes de engajamento. 

Não esqueça também de utilizar hashtags nas postagens de feed e reels – elas ajudam novas pessoas a descobrirem seu conteúdo e também direcionam o algoritmo do Instagram para a recomendação do seu conteúdo a pessoas com interesse nele!

Saiba mais sobre Hashtags neste artigo.

Personas: Saiba com quem está falando

Você sabe quais as personas que sua empresa atende? O que elas valorizam? Quais são suas dores? Como você pode ajudar nisso?

Não? Então dê uma olhada no nosso artigo Persona: o que é, como definir e por que criar uma para sua empresa.

Também, utilize o gerador de personas e comece a entender e a se conectar com os interesses e dores de seus clientes.

Você terá muito mais clareza na geração de conteúdo!

Automatize com RD Station Marketing: Crie uma jornada integrada e turbine seu funil de vendas 

Aumente a eficiência de seu marketing, ganhe tempo para se dedicar ao crescimento de sua empresa e venda mais automatizando suas estratégias com os recursos disponíveis no RD Station Marketing! 

Com o RD Station Marketing, você pode criar Landing Pages para compartilhar materiais com seus seguidores, além de ter fluxos de nutrição e relacionamento com contatos totalmente automatizados e ainda ser informado(a) do momento certo para vender para alguém que está pronto para comprar seu produto ou contratar seu serviço!

Parece milagre, mas é RD Station Marketing aplicado a uma estratégia de inbound marketing eficiente!  Saiba como (e por que) evoluir sua estratégia de redes sociais para Inbound Marketing.

O Instagram é só a pontinha do iceberg, o topo do funil. Ter domínio sobre o seu funil de vendas e sua estratégia de inbound marketing, criando uma jornada integrada vai garantir uma grande eficiência no seu processo de geração de contatos e nutrição de possíveis clientes, até a realização da venda e relacionamento com clientes.

O RD Station Marketing é a ferramenta mais completa para Inbound Marketing. Com ele, você consegue criar sua estrutura de conversão, relacionamento e venda de maneira robusta e integrada. 

Além disso, o RD Station CRM é um aliado em seu processo comercial, tornando extremamente fácil a gestão de negociações em andamento e vendas.

Agora que sua cabeça já está a mil com as infinitas possibilidades, hacks e estratégias que podem ser montadas a partir da combinação de funcionalidades oferecidas pelo RD Station Marketing, é hora de botar a mão na massa e aprender a utilizar o agendamento de postagens para redes sociais.

É muito fácil! Confira o guia passo-a-passo a seguir.

Passo a passo: Como agendar postagens no Instagram pelo RD Station Marketing

Hora de agendar uma postagem! Veja só como é fácil gerenciar as postagens das principais redes sociais em apenas um lugar:

  1. No menu principal, acesse “Atrair” e clique em “Postagem em Mídias Sociais
  2. Na tela do calendário, clique no botão “Criar Postagem” para acessar o painel de criação de posts
  3. Selecione em quais redes sociais você quer realizar a postagem
  4. Adicione conteúdo da postagem, preenchendo o campo de texto e fazendo upload da imagem a ser utilizada. O resultado você pode conferir no painel ao centro da tela!
  5. Para agendar a postagem, mantenha selecionado “Agendar envio” e selecione a data e hora que deseja que a postagem seja lançada.

E olha que beleza: ao escolher uma data, você é informado(a) se já existe ou não alguma postagem programada para a mesma data!

6. Agora é só clicar no botão “Agendar” e pronto! Sua postagem já está programada. 

7. Confira no Calendário todas suas postagens agendadas e em quais redes sociais elas serão veiculadas:

Fácil, não é mesmo?

Agora, que tal aproveitar as dicas e a nova funcionalidade do RD Station Marketing para otimizar ao máximo seu tempo e os resultados da sua empresa?

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.