Como criar sequências de Email Marketing fáceis, automáticas e personalizadas

Estreite laços com clientes e futuros clientes de forma automatizada e dentro da realidade da sua empresa

Precisamos nos relacionar com os clientes (atuais e futuros) mas também não queremos ser apenas mais um Email Marketing na caixa de entrada.
Você já se deparou com esse dilema quando pensou em começar a criar Email Marketing na sua empresa?

Se sim mas decidiu por caprichar na criação de conteúdo, provavelmente olhou para a agenda do time e desejou que esse relacionamento fosse o mais automatizado possível rsrs Mas sem perder a temporalidade, o contato próximo e principalmente a relevância….
Ah, seria perfeito! Na verdade, pode ser.

O segredo está em conhecer a sua base de contatos que vem coletando ao longo do tempo e usar as informações de forma otimizada para gerar a melhor experiência usando Automação de Marketing. Tanto para você quanto para seus Leads!

Seja você iniciante neste assunto ou até mesmo já experimentou o envio de Email Marketing em nome da sua marca e não obteve o resultado esperado, queremos mostrar como você pode ir além, sem precisar desejar que o dia tenha 48h para dar conta de tudo. 👀

Vem conferir como fazemos aqui na RD Station e acerte de uma vez por todas como automatizar o tão sonhado planejamento de relacionamento de longo prazo (não tem mistério, confia), que resultará em uma nutrição de Leads assertiva e consequentemente mais vendas pelo canal digital.

Como automatizar o relacionamento sem deixar de personalizá-lo? 

Acontece que muitas PMEs acreditam que automatizar processos e relacionamento é algo complexo e que pode exigir um profissional de tecnologia para operar uma ferramenta. Isso faz com que grande parte dessas pequenas e médias empresas tenham praticamente um único canal de comunicação: as redes sociais.
Ainda que sejamos fãs da interação dinâmica e super visual, sabemos que é com campanhas personalizadas via email marketing que 44% dos destinatários realizam ao menos uma compra por ano.

No RD Station Marketing, a Automação de Marketing usando Emails nada mais é do que o envio de emails (personalizáveis e com modelos pré-prontos para ajudar na criação) de maneira automática  e mediante o cadastro em um formulário do site, pop up, botão do WhatsApp ou landing page.

Por exemplo:

1) Cadastro: a pessoa se inscreve em um formulário para receber um cupom de desconto na 1ª compra no ecommerce;

2) Automação do email: o RD Station dispara automaticamente para essa pessoa (novo lead) o email com o cupom de desconto para ela usar no site.


Este é um exemplo simples e fácil de criar! Mas, nossa sugestão é que, além disso, alguns dias depois, um 2° email nessa automação fale um pouco sobre a essência da empresa e convide para seguir nas redes sociais. Trabalho completo e com as palavras que você já tem na ponta da língua 😉

Crie agora uma Automação de Marketing

Para garantir que sua sequência de Emails seja uma via de mão dupla, um 3° disparo automático, 15 dias após o cadastro, estreitará laços com o novo consumidor, visando que esse relacionamento não seja de apenas uma ocasião. Neste prazo, provavelmente o produto/serviço já foi utilizado e uma pesquisa de satisfação simples demonstrará preocupação e respeito.


Notou que ter sempre respostas automáticas em seus principais pontos de captura de Leads é meio caminho andado? Então, enquanto você planeja o Email Marketing do mês, deixe que a automação receba bem os interessados em seu negócio

Ou seja, para que o seu email não seja apenas mais um na caixa de entrada das pessoas, não opte apenas por um disparador de emails. Trabalhe com eficiência e planeje sua comunicação em uma ferramenta que vá além de envio pontuais (já comunicou sua base sobre os horários do seu final de ano?). Ganhe escala – e timing – via automação de Emails personalizados.

Criar automação com Emails personalizados

Personalizar e escalar em nível mais avançado

Lembra que falamos sobre conhecer a sua base e usar as informações de forma otimizada?
Aqui na RD, incentivamos que os formulários de conversão possuam um campo personalizado e estamos constantemente trazendo novidades no produto para que mais e mais informações do lead possam melhorar essa relação.

Confira as novas condições de segmentação de Leads!

Então vamos imaginar que o novo Lead preencheu o pop up do site para ganhar desconto na 1° compra e respondeu, ali mesmo, que prefere estampas. O 4° email é perfeito para inserirmos a personalização via segmentação, fechando a interação automática (pois o Email Marketing fará o trabalho complementar todos os meses) e mirando na recompra e fidelização.


Na prática, o plano Pro do RD Station Marketing pode dividir o caminho a partir das respostas e assim sua comunicação terá grandes chances de gerar ainda mais valor ao leitor se apresentar looks estampados. Bacana, né!?

É o que sempre digo para os clientes que atendo, quando estamos fazendo gestão de Leads: quanto mais informações do Lead, melhor, pois é como uma amizade: não falta assunto e conexão

Mãos na massa!

Agora que você viu que ter uma estrutura automatizada e eficiente de relacionamento com os Leads não é um bicho de 7 cabeças e pode se adequar à realidade da sua empresa sem mistérios, queremos ajudar você com 2 dicas valiosas para que comece hoje a montar uma sequência de emails matadora:

1) As fórmulas de variáveis para Email Marketing vão além do *|NOME|*. No RD Station Marketing, qualquer campo com informação do Lead, inclusive os personalizados, podem e devem ser adicionados ao texto do email, para gerar gatilhos emocionais com o leitor. As variáveis mais utilizadas são Nome, Estado e alguma opção personalizada (no caso do exemplo, a preferência por estampas). Vale lembrar que variáveis performam muito bem no assunto de Email!

2) Esprema a automação até a última gota! Programe o reenvio para quem não abriu um email, depois de 2 dias e, com isso, aumente as taxas de abertura. Também reenvie o principal email dessa sequência para quem abriu e clicou, com uma abordagem de escassez, ou seja, engaje quem morreu na praia.

Então aproveite todas essas dicas, coloque a mão na massa com o RD Station Marketing e inicie já a sua estratégia para ganhar tempo com automações, oferecer uma experiência melhor para Leads e clientes melhorando os resultados de marketing e vendas da sua empresa!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.