Como trabalhar os elementos de uma Landing Page efetiva no criador do RD Station

Recentemente publicamos no blog da Resultados Digitais um post sobre Design de Landing Pages. Nele falamos sobre as melhores práticas para a criação de Landing Pages, os elementos que devem ou não constar na página e dicas gerais para obter mais eficiência.

Se você ainda não leu, sugerimos que confira o post no link acima antes de seguir este passo a passo. Nossa proposta aqui é oferecer dicas práticas para que você seja capaz de criar Landing Pages efetivas em alguns minutos. A ideia é que, simultaneamente à leitura, você execute cada item criando uma página para sua empresa.

Criando a página

Para criar um página nova, o primeiro passo é, no menu de navegação do RD Station, clicar em “Converter” e selecionar a opção “Landing Pages (Páginas de Conversão)”. Em seguida, clique no link “Criar nova Landing Page”, disponível no rodapé da página que acabou de abrir.

O primeiro item a ser definido é o modelo da página. Neste caso, vamos selecionar o template “Oferta via formulário”, que é o padrão de Landing Page no RD Station, que já contempla as principais considerações do artigo. É uma página simples, focada na conversão. Assim como coloca o post, permite só duas opções: preencher o formulário ou sair da página.

Começamos então a preencher os campos. O interessante é que cada um deles já vem com uma orientação que facilita muito pra quem nunca criou uma Landing Page.

Fique atento ao lado direito da tela. Ao passar o mouse sobre cada campo, a miniatura da Landing Page mostra o que está sendo editado. Além disso, a qualquer momento podemos clicar em “Ver Prévia” para termos uma noção de como está ficando a página.



Conteúdo

Cabeçalho

Os dois primeiros campos apresentados são relativos ao cabeçalho da Landing Page. Como o post indica, devemos ser sucintos e objetivos.  O texto aqui deve refletir a oferta que foi prometida ao usuário.

Essa área deve destacar o benefício principal do seu produto, serviço ou conteúdo, de uma forma que gere ainda mais interesse no visitante.
Por exemplo, em nossa Landing Page do Webinar Como criar Landing Pages efetivas temos como título e subtítulo:

Webinar “Como criar Landing Pages efetivas”
Saiba como gerar mais Leads e Clientes no seu site através de uma boa estratégia de Conversão e técnicas para construção de Landing Pages

Descrição

Como recomenda o post, a Landing Page traz uma série de tópicos na área de informações de produto. Cada um tem chamadas e conteúdo em formato de bullet points, que “permitem visualizar, de forma simples e clara, os principais benefícios do conteúdo ao usuário e o resumo do conteúdo que será encontrado após o clique”, segundo o post.

Ainda tomando como exemplo a Landing Page do Webinar citado anteriormente, veja como usamos este recurso para dar ênfase às vantagens:

Área de conversão

Aqui podemos configurar, além do texto do botão de conversão, o título e o texto descritivo do formulário. Os textos servem para reforçar a chamada e direcionar o usuário a preencher o formulário.

Use voz ativa e verbos de ação. Isso estimula o usuário a realizar a ação, tornando a chamada mais clara e direta.

No botão evite palavras como “Submeter” ou “Enviar”. Seja explícito e foque no benefício que o usuário vai receber.  Por exemplo:

Lembre-se também de usar cores com contraste forte para gerar destaque.

Formulário

A última área da parte de Conteúdo é relativa aos campos do Formulário. Há total flexibilidade aqui para customizar as informações que serão pedidas aos usuários. Lembre-se de que quanto mais informações e mais pessoais elas forem, menor será a taxa de conversão. Sugerimos que mantenha os campos padrões até que seja feito um alinhamento entre as equipes de Marketing e Vendas para determinar quais são as informações realmente relevantes.

Aparência

A última etapa é a customização da aparência da Landing Page. Comece escolhendo boas imagens. A primeira deve ser a logo da sua empresa, que ficará localizada ao lado do título. Você pode usar a logo que já está no seu site. Isso vai manter a identidade visual coerente.

A segunda imagem descreve a oferta visualmente e é bastante importante. Uma boa imagem pode significar uma grande melhoria nas taxas de conversão. Veja o que diz o post:

“Procure utilizar uma que mostre o que o usuário ganhará ao preencher o formulário. Se você estiver oferecendo um eBook ou whitepaper, por exemplo, pode utilizar a capa do material para ilustrar. Isso torna a oferta mais concreta, dá mais segurança que o material de fato existe e será entregue, em contraposição a uma enganação qualquer apenas para capturar o email.”

Você pode enviar imagens diretamente do seu computador ou, se preferir, pode usar o endereço de uma imagem que já esteja online, clicando em “envie a URL do arquivo”.

A partir daí, basta escolher as cores dos textos e dos fundos de cada área. Mudando somente as cores é possível chegar a uma Landing Page bastante agradável e que mantenha um padrão de cores similar ao do site.

Para os que conhecem um pouco de HTML e CSS e desejam um visual mais incrementado, temos a opção de customização avançada, localizada ao final da área de Aparência. Se precisar entender melhor as opções de customização, leia o post “Como criar uma Landing Page e deixá-la com a cara da sua empresa sem ajuda de designers“.

Configurações

Nesta etapa configuramos o que acontece quando um usuário preenche o formulário. Podemos escolher redirecioná-lo para outra página (possivelmente uma Thank you page), mostrar uma mensagem de agradecimento e, ainda, enviar um email para este usuário.

Além disso, há a opção de configurar para receber um email sempre que um usuário realize a conversão. Isso é interessante para ter mais agilidade na abordagem ao novo Lead, principalmente quando a conversão for diretamente relacionada à venda de um produto.

Quando estiver satisfeito, é só salvar a Landing Page e publicá-la. Você pode fazer isto a partir da listagem de Landing Pages ou da tela de detalhes. Não esqueça de testar o fluxo para ver se tudo está funcionando corretamente.

Agora é só promover a nova Landing Page. Use todos os canais disponíveis, email, redes sociais, mídia paga, etc. O software oferece, inclusive, opções de compartilhamento automático nas redes sociais quando elas já estão conectadas ao RD Station.

Acompanhe as conversões e fique de olho na taxa.  Não se esqueça também de promover a nova Landing Page nos seu canais.

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.