Compartilhando Sucesso: Agência Labra para Engecass

A Engecass se juntou à Agência Labra para melhorar seu alcance e aumentar as vendas, num setor altamente competitivo como a indústria de equipamentos automobilísticos no Brasil.

A Engecass Equipamentos Industriais é uma empresa de fabricação e comercialização e equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de todo o país. Localizada na cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, atua no mercado há mais de 22 anos e, por esse motivo, conhece bem os desafios enfrentados nesse setor.

Engecass-foto-da-empresa

O problema

Fabricar e distribuir equipamentos automotivos no mercado brasileiro não é fácil. A competitividade é bastante alta e há uma necessidade constante de inovação e de manutenção da qualidade, num mercado culturalmente engessado quanto a ações de Marketing como o mercado industrial e varejista.

Durante esses 22 anos, a Engecass enfrentou inúmeras dificuldades, passando por mudanças estratégias para se manter forte no mercado. Em meados de 2016, após um novo planejamento, foram definidas algumas mudanças no setor comercial que pudessem aumentar o alcance da empresa e o número de vendas feitas, de forma a tornar a Engecass mais lucrativa.

produtos-engecass

Ações realizadas

Para colocar o plano em ação, a empresa buscou a Labra, agência parceira da Resultados Digitais. A Labra já realizava alguns trabalhos offline para a Engecass e, vendo que a empresa tinha um grande potencial de alavancar resultados, apresentou a eles o Inbound Marketing.

A metodologia veio ao encontro do que precisavam: melhorar o seu posicionamento no mercado, aumentar sua base de contatos, e, consequentemente aumentar as vendas e a lucratividade, tornando-se referência no mercado. Justo os principais critérios de sucesso dos clientes da Resultados Digitais.

Assim, em agosto de 2016, a Labra começou oficialmente a implementação da metodologia de Inbound Marketing com a Engecass.

1º passo: Personas e Jornada de Compra

Além da criação de um novo site institucional para a empresa, a agência também auxiliou na definição das personas da Engecass. Com as personas criadas, era a hora de pensar na jornada de compra: qual o caminho que o cliente ideal faz, desde que descobre seu problema até a decisão por uma solução?

2º passo: Criação de conteúdo

Com as personas e a jornada de compra em mãos, já era possível começar a produzir conteúdo. A Labra criou um blog para divulgar artigos e conteúdos desenvolvidos para todas as etapas da jornada de compra das personas da Engecass.

engecass-blog-2 engecass-blog

Foram criados artigos e eBooks e todo esse material foi otimizado para SEO, tornando mais fácil o melhor rankeamento nas páginas de busca.

3º passo: Disponibilização e divulgação do material

Foram criadas Landing Pages para disponibilizar os materiais criados e possibilitar a geração de novos Leads. Além disso, a agência também utilizou as mídias sociais e mídia paga para divulgar os materiais criados ao público interessado.

pop-up-engecass

landing-page-engecass-2

4º passo: Segmentação da base e nutrição via email

A base de contatos da Engecass foi segmentada para que as campanhas de nutrição enviadas fossem relevantes para as pessoas que as recebessem. Foram criadas, então, campanhas de email marketing diferenciadas, tanto para Leads antigos quanto para novos Leads gerados – cada campanha com conteúdo focado na sua segmentação.

Conforme foi feita a nutrição desses Leads, foi possível, à Labra, qualificar Leads que eram reais oportunidades de negócios, com ajuda do Lead Scoring. Leads com bom perfil e interesse são automaticamente selecionados, conforme critérios pré-estabelecidos.

landing-page-engecass-3

5º passo: Mensuração de resultados e análises

Por fim, todas as ações realizadas foram mensuradas com auxílio das análises do RD Station. Mensalmente os dados eram analisados e interpretados para que a agência pudesse fazer ajustes nas campanhas e melhorar os resultados de suas ações.

As análises são essenciais para descobrir que campanhas e materiais estão dando certo, quais deles estão dando retorno e em quais ações vale a pena investir para alcançar os resultados esperados. Com base em dados sólidos é possível tomar decisões futuras com maior fundamento, investir nas ações certas e crescer os resultados.

Os resultados

Em pouco mais de 6 meses de trabalho, os resultados foram surpreendentes: 625% de aumento no tráfego do site, 500% mais oportunidades geradas e 12% de aumento nas vendas.

Agora, a própria Engecass vai precisar se adaptar às novas demandas de oportunidades geradas, reestruturando a área comercial e a produção para que possa atender ao volume de novos negócios. Será necessário também aprimorar constantemente suas estratégias de Marketing Digital, para que os resultados sejam cada dia melhores.

É possível, sim, aumentar as vendas de uma empresa ou indústria através da elaboração de um site institucional bem estruturado, integrado com uma estratégia de Marketing Digital bem aplicada e com todos os canais digitais da empresa integrados.

– Paulo Roberto da Cass, diretor da Engecass

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.