O WhatsApp é a rede social queridinha dos brasileiros e quando falamos de interação entre consumidores e marcas não é diferente. Usá-lo para se comunicar com leads e clientes já é uma prática adotada por empresas e um comportamento bem aceito pelo mercado consumidor, quando feito de maneira adequada.
Além de chegar mais rápido até o seu público, se relacionar por esse canal também possibilita aumentar as chances de conversão nas ações de Marketing e acelerar a jornada de compra. Mas, como fazer isso de um jeito personalizado e não invasivo para o cliente?
No RD Station Marketing, isso é possível com a funcionalidade Mensagem de WhatsApp: uma ferramenta feita para você alcançar sucesso com mensagens enviadas de uma só vez, mas para as pessoas certas e de um jeito personalizado.
Com este recurso você pode inserir informações específicas, como nome, sobrenome, empresa e outros dados relevantes nas mensagens que vão ser enviadas em escala e para bases segmentadas, tornando suas mensagens ainda mais impactantes.
Neste conteúdo você verá exemplos práticos de como usar variáveis na hora de criar estratégias de comunicação personalizada para seus clientes e leads. Usar as palavras certas pode transformar o impacto das suas ações, impulsionar suas vendas e estabelecer uma conexão mais verdadeira.
Vamos lá?
Exemplos de casos de uso de variáveis:
Primeiro, é importante saber que os campos das variáveis são gerados a partir de duas fontes: campos padrões do lead e campos personalizados. Ambos são recolhidos em Landing Pages, Pop-ups, formulários de conversão e até mesmo quando você insere uma base de leads manualmente.
Os campos padrões do lead são: nome; primeiro nome; empresa; email; telefone; celular; cargo; website; estado e cidade.
Os campos personalizados são criados por você de acordo com sua estratégia e podem ser inseridos nos formulários. Um exemplo de campo personalizado é a “Idade”. Para criar o campo personalizado, basta acessar a sua conta RD Station Marketing, acessar o menu “Converter” e buscar pela opção de “Campos Personalizados”.
Antes de iniciar a criação da sua mensagem com a variável, é importante saber se ela virá de um campo padrão do lead ou campos personalizados. Para ficar mais fácil e prático, vamos dividir os exemplos de acordo com o tipo de campo.
Variáveis de campo Padrão:
Primeiro nome do lead:
Chamar o lead pelo primeiro nome pode aproximá-lo da marca e gerar um engajamento maior, como por exemplo:
Exemplo: “Olá, {{PRIMEIRO_NOME}}! passando aqui para te lembrar que essa semana iniciamos o nosso saldão de inverno, clique no botão e veja as novidades 🤩“
Você também pode usar a variável de “Primeiro Nome” em diferentes ocasiões, como envio de mensagens de boas vindas, ofertas, criação de campanhas, notificações e outros.
Nome da empresa:
Você pode inserir o nome da empresa para enviar convites personalizados, atualizações de status, notificações, campanhas de marketing e vendas.
Exemplo:“Oi, {{PRIMEIRO_NOME}} 👋
Faltam 10 dias para o Webinar sobre Marketing e Vendas. Já confirmou a participação da {{EMPRESA}}? As nossas vagas são limitadas, então corre que ainda dá tempo 🏃”
Variáveis de Campos Personalizados:
Variáveis personalizadas para e-commerce.
Você pode criar variáveis específicas de acordo com o seu negócio com a opção de “Campos Personalizados”. Por exemplo, se você tem um e-commerce ou algum tipo de serviço para Pets e utiliza o nome do animal de estimação dentro de suas estratégias de comunicação e marketing, saiba que é possível adicioná-lo como campo personalizado para criar mensagens mais interessantes e chamativas como no exemplo abaixo:
Exemplo: “Olá, {{PRIMEIRO_NOME}}. Estamos com descontos de até 30% em produtos aqui na loja para o seu Pet {NOME_DO_PET}}. Clique no link abaixo e aproveite a promoção por tempo limitado. 🐶👇”
Variáveis personalizadas para aviso de renovação
Se você tem uma lista de serviços específicos que são renovados ou tem seus preços atualizados com periodicidade é possível utilizar as variáveis para criar lembretes personalizados sobre a renovação do serviço de assinatura.
Neste caso, é preciso criar um campo personalizado para cada serviço que possui e conectar com seu lead, seja através da importação da base de dados ou conversão em Landing Pages.
Por exemplo, imagine um serviço de assinatura de Software de Gestão de pessoas que oferece 3 tipos de pacotes e que são atualizados semestralmente. Neste caso, seus clientes podem receber mensagens de renovação automática.
Exemplo:
“ Olá {{PRIMEIRO_NOME}},
Viemos te falar que sua assinatura do {{NOME DO SERVIÇO}} expirará em breve. Não perca os benefícios exclusivos. Entre em contato com nosso time no botão abaixo e realize já sua renovação.”
Variáveis personalizadas para escola de idiomas ou cursos.
Imagine que uma escola de idiomas possui uma Landing Page para captar dados de leads que se interessam por seus cursos, e em um destes campos tem a opção de “Curso de Interesse” com as opções de inglês, espanhol, italiano.
Para converter nesta Landing Page o visitante precisa selecionar uma das opções de curso antes de fazer a conversão para se tornar um Lead.
Neste, exemplo, as opções de curso são “Campos Personalizados” que podem ser criados e adicionadas na Landing Page de acordo com o tipo de negócio da empresa e depois podem ser utilizadas como variável para o envio de mensagem conforme exemplo abaixo:
Exemplo:
“Olá, {Primeiro Nome},
Recebemos o pedido da Ementa do nosso curso de {{CURSO_DE_INTERESSE}}, clique e acesse.”
As variáveis em Mensagem de Whatsapp possibilitam que você personalize sua comunicação com seus leads, sem perder os benefícios da automação e escalabilidade. Além de poder adaptar de acordo com as necessidades de seu mercado.
Mensagem de Whatsapp é uma funcionalidade paga adicional ao RD Station Marketing. Quer conhecer mais sobre a ferramenta? Clique aqui.