Dicas simples para aprimorar seus processos de marketing e vendas na prática

Três dicas rápidas que vão entregar mais assertividade ao seu processo comercial

Este ano lançamos o Panorama de Vendas, a maior pesquisa do universo de vendas, feita pela RD Station e respondida por mais de 1.600 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos. E na pesquisa identificamos que 94% dos profissionais da área de vendas concordam que seus resultados dependem de um processo bem estruturado, porém apenas 31% disseram ter um processo previsível, escalável e sustentável.

Aprofundando um pouco mais na pesquisa, vemos uma tendência no alinhamento entre marketing e vendas, mas apenas 38% das empresas fazem reuniões periódicas entre os setores, o que traz dificuldades para as operações.

Não ter uma reunião periódica é assumir que as áreas não estão alinhadas, afinal como você consegue direcionar as campanhas de marketing para melhores oportunidades se você ainda não sabe quais são as melhores oportunidades?

É necessário que as áreas se juntem e planejem, analisem e assumam responsabilidade pelo processo todo de forma unificada. Assim, conseguem identificar as ações que causam mais impacto nos resultados, adaptar o melhor discurso para o time de vendas e garantir melhores resultados.

Relatório Panorama de Vendas 2022

A integração entre as plataformas RD Station CRM e RD Station Marketing te ajudam a desenvolver uma estratégia comercial sólida: criando campanhas, gerando oportunidades, automatizando e controlando processos de Marketing a Vendas.

Mas antes de falar sobre RD Station, te apresento o SLA de Marketing e Vendas, um template completo para documentar e organizar o processo entre as áreas. Com ele você pode registrar os acordos e facilitar o acompanhamento da estratégia!

Agora, vem ver três resultados simples que a integração entre o RD Station Marketing e o RD Station CRM entregam:

1. Uma abordagem mais assertiva

Sabemos que uma das mais antigas técnicas de vendas é você individualizar a sua abordagem, ou seja, fazer com que seu cliente se sinta único e exclusivo. Chamamos essa técnica de pessoalidade ou individualização, onde mostramos ao cliente o que ele precisa de acordo com as suas necessidades.

Ao ter o RD Station Marketing vinculado ao RD Station CRM, você tem acesso a todo histórico de interações através da aba Histórico do Marketing:

Com esta funcionalidade da integração você consegue, por exemplo, identificar a origem da conversão e abordá-la de maneira mais eficiente, identificando os e-mails que a pessoa abriu, quais landing pages o interessaram e então compreender o padrão de comportamento, e a partir daí individualizar sua abordagem ao longo da jornada de venda.

2. Um processo mais rápido e assertivo na distribuição de oportunidades

Qual pessoa gestora de vendas não se preocupa com “o próximo da vez” na fila de distribuição de oportunidades? Pois então, as filas de distribuição são um sistema de organização de vendas nas equipes, sejam elas onlines ou offlines.

Além de ser um sistema de organização, as filas de distribuição de oportunidades garantem que a pessoa a ser atendida seja abordada de maneira rápida – a maior parte dos estudos de marketing e vendas inclusive apontam que as taxas de conversão aumentam quando a abordagem ocorre em menos de 48 horas. 

A integração entre RD Station Marketing e RD Station CRM permite que você ative uma automação (no RD Station Marketing) e configure em qual momento, para quem ou para qual equipe a oportunidade será criada.

Você pode definir se ao converter em uma landing page, ou abrir um e-mail específico, ou ter determinado score seja criado uma oportunidade no RD Station CRM e já apareça na lista do seu vendedor de forma automática. Desta maneira, você não precisa ficar preocupado em ter que acessar o sistema e distribuir as oportunidades manualmente no horário em que você estiver disponível para isso.

3. Garantir que o seu SLA de vendas e marketing esteja alinhado

Imagina que você atue somente na cidade de Florianópolis, você abre o cadastro da sua oportunidade, abre seu whatsapp e envia aquele seu pitch matador, iniciando assim um processo de vendas. Mas ao longo da conversa você descobre que a pessoa que você está conversando é de São Paulo. Isso às vezes acontece, não é mesmo?

Por isso, manter um SLA de vendas alinhado é esforço contínuo de troca de informações: leads sendo gerados no marketing, envio de oportunidades para o CRM e devolução de informações para o marketing.

Assim como há envio de informações quantitativas e qualitativas do marketing para o CRM, o contrário também é verdade.

Você pode informar para sua equipe de marketing os motivos de perda e os motivos da venda e assim criar campanhas mais assertivas e atrair contatos mais qualificados para o funil de marketing e vendas.

Com estas três funcionalidades simples você já consegue ter um alinhamento mais aprofundado entre marketing e vendas, campanhas mais assertivas, oportunidades mais alinhadas ao SLA e consequentemente um crescimento previsível.

Que tal conhecer o RD Station CRM mais a fundo?

Agora que já te apresentamos um pouco do que a integração oferece para a sua empresa, deixamos aqui o convite para você conhecer as ferramentas a fundo e, quem sabe, seguir conosco na sua caminhada em busca de resultados cada vez melhores!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.