Email Marketing ou Automação: você sabe quando usar cada um?

Entenda de uma vez por todas quando usar Email Marketing ou Automação e veja como colocar essas estratégias em prática com o RD Station

Eis que temos aqui uma das perguntas mais feitas pelos nossos clientes nas reuniões de planejamento estratégico: quando eu uso Email Marketing e quando é melhor trabalhar com automação? 

Além do email ser um excelente canal de comunicação com os seus Leads e clientes, é importante ressaltar que cada um tem o seu papel, e se utilizadas da forma correta, essas funcionalidades do RD Station Marketing podem ser a cereja do bolo nas campanhas da sua empresa. 

Neste artigo te mostraremos a diferença entre as duas ações e os casos de uso mais fortes de cada uma. Além de compartilharmos algumas ideias para já por em prática assim que terminar a leitura. Vamos lá?

Diferença entre Email Marketing e Automação de Marketing

A principal diferença entre o email marketing e a automação de email marketing é que a primeira estratégia é desenhada exclusivamente para uma campanha pontual, como é o caso de uma promoção relâmpago ou de uma newsletter, que é enviada periodicamente para o engajamento da sua base. Já a automação é indispensável para uma estratégia contínua, com o foco em evoluir o lead na jornada de compra ou seja de um ponto ao outro, sendo considerada uma poderosa ferramenta de vendas. 

Vale reforçar que embora sejam diferentes, essas estratégias devem caminhar juntas. Enquanto uma garante a retenção, o engajamento e a cobertura no relacionamento da sua base de leads, a outra potencializa os resultados e prepara o lead para o momento certo em que será abordado por vendas. 

Agora que você já sabe a diferença, está na hora de conhecer os principais casos de uso.

Email Marketing ou Automação: Veja qual usar

Para ações pontuais ou periódicas, lembre-se do Email Marketing!

Por terem um foco no relacionamento ou venda de produtos com processo comerciais mais simples, o ideal neste caso é trabalhar com o Email Marketing.  Ele é mais rápido de ser criado, e para aquelas demandas urgentes que aparecem de um dia para o outro, não vão exigir muito tempo na construção. Além disso, também é possível deixá-lo agendado para disparar no dia e horário indicados. 

Agora, imagina como seria criar uma automação para cada comunicado ou envio de newsletter? Pode parecer um pouco inviável, certo? Além de sempre ser preciso revisar os critérios de entrada. Por isso, aposte na utilização do Email Marketing para otimizar o tempo da sua equipe nas campanhas pontuais.  

Outros casos de uso mais utilizados com o Email Marketing:

  • Divulgação de novos produtos e serviços; 
  • Campanhas promocionais e imediatistas (exemplo: semana de desconto);
  • Data de aniversário e outras datas especiais, como dia das mães e natal;
  • Campanhas sazonais: Blackfriday, volta às aulas, vestibular; 
  • Envio de comunicados específicos, como: convite para live, webinars e eventos; 
  • Campanhas segmentadas a partir de algum clique em algum link da Newsletter, por exemplo;
  • Email transacional: enviado para quem baixou o material ou fez uma compra. 
Exemplo de Email Marketing criado no RD Station Marketing

Dica: Para a possibilidade de uma conversão secundária e unir as duas ações, por que não agradecer os Leads que participarem de um webinar e criar uma CTA para levá-los para um fluxo de automação já criado?

Diversifique as estratégias para ter mais chance de manter a base engajada com o seu conteúdo

Você pode duplicar uma campanha de Email Marketing enviada anteriormente no RD Station, como acontece nos emails de aniversário, onde se mantém muitas vezes o mesmo copy e altera a segmentação. Assim a sua empresa ganha tempo.

Além disso, no RD Station contamos com modelos de email prontos para serem utilizados, como este da Black Friday:

Use a Automação de Marketing para levar o Lead de um ponto ao outro

Em segmentos onde o processo de venda é mais longo, a automação de marketing entra como uma grande aliada com foco em evoluir o Lead até o fundo do funil. Em um exemplo bem prático, vamos imaginar que um visitante se converteu em alguma oferta isca topo de funil que a sua empresa estava divulgando, porém não se tem informações suficientes para encaminhá-lo ao time de vendas, mas sabemos o motivo que o fez chegar até aqui. 

O próximo passo para prepará-lo até o momento certo do contato é criar uma sequência lógica de Email Marketing com conteúdos que sejam relevantes e estejam conectados àquele inicial, para conscientizar o Lead até a levantada de mão

Neste caso, um fluxo de automação seria perfeito! Já que dependendo da atividade e interação no email e o avanço desse contato, você  enviará apenas os Leads qualificados ou oportunidades para o time de vendas. Esse processo não só traz escala para casos de venda mais complexos ou demorados, como otimiza o tempo do comercial, que dará prioridade aos Leads mais preparados. 

Essa estratégia, diferente das campanhas pontuais, é mais indicada para ser trabalhada via automação, pois não só facilita o processo de vendas, como também o seu time de marketing ganha escala. Isso porque, enquanto as automações estarão trabalhando para nutrir os Leads até o momento certo, a equipe foca em outras demandas importantes. 

Outros casos indicados para se trabalhar com Automação de Marketing

  • Enviar email de agradecimento após a conversão em Landing Pages e engatilhar com estratégia de evolução no funil; 
  • Receber os Leads que estão chegando e tendo o primeiro contato com a sua empresa, através de fluxos de boas-vindas. Neles, é possível apresentar e mostrar como vocês poderão ajudá-los ao longo do tempo de permanência na base;
  • Resgatar as oportunidades perdidas ou Leads desengajados, com fluxos de resgate relevantes; 
  • Criação de outras réguas de relacionamento, como o carrinho abandonado, pós-vendas.

Para os clientes do RD Station, também é possível usar automações para:

  • Enviar os Leads para o CRM;
  • Marcar o Lead como qualificado, oportunidade ou venda; 
  • Atribuir donos ao Lead de forma automática e otimizada; 
  • Resposta automática em formulários.

Neste print temos um exemplo de automação de reengajamento de Leads:

Agora que te mostramos quais as diferenças e os principais casos de uso para se relacionar com a sua base de Leads através de Automação e Email Marketing, que tal revisar quais ações estão sendo realizadas pela sua empresa e quais ainda não foram testadas? Assim você aumenta as chances de dar um Up no processo comercial e aumentar o percentual de Leads engajados, dando uma maior cobertura para a base.

Se combinar direitinho, o time de Vendas e Marketing serão ótimos aliados nessa parceria e construção e todo mundo entrega as metas no final do mês. 

E para colocar seus Emails e Automações de Marketing em prática, preencha o formulário abaixo e comece agora mesmo um teste gratuito no RD Station Marketing:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.