Email Marketing: 7 exemplos de campanhas indispensáveis para empresas

Enviar campanhas de Email Marketing é o melhor caminho para nutrir, relacionar e vender na internet. Entenda como utilizar todo potencial da estratégia e quais campanhas não podem faltar no seu planejamento

Se você vende ou atua no digital, já deve saber que para ganhar espaço e atenção do público online, é preciso investir em estratégias de comunicação.

O Email Marketing é um ótimo exemplo de como gerar proximidade e mais conexão com seus contatos ou clientes. Inclusive, o método se tornou um importante aliado na Jornada de Compras por permitir uma comunicação mais direta com a base de contatos para promover uma marca, se relacionar ou vender on-line. 

Além disso, uma das suas grandes vantagens é o envio em massa, feito para alcançar milhares de pessoas com baixo investimento. 

E se você está pensando em melhorar ou apostar no uso dessa ferramenta, continue a leitura deste artigo e conheça 7 exemplos de Email Marketing de sucesso que funciona para qualquer empresa. Vamos lá?

Email Marketing: como fazer?

Combinar personalização, alcance e baixo custo é o que torna o Email Marketing uma excelente forma de comunicação para as empresas on-line. 

No Marketing Digital está presente desde as primeiras conversões de Leads e ajuda a divulgar materiais, webinars, blogposts e ações especiais de Marketing e Vendas.

Para criar campanhas de Email Marketing de sucesso é preciso construir uma base de contatos que tenha interesse em sua marca, assim, é mais fácil engajá-la. Preferencialmente é importante conectar com toda a estratégia on-line, capturando visitantes no site, loja virtual ou blog. Isso facilita a construção do mailing (base de contatos) e ainda trazer públicos cada vez mais qualificados e que, de certa forma, interajam com a empresa. 

Após conquistar uma lista de emails, é preciso considerar:

  • Objetivo da campanha;
  • Para quem enviar;
  • Qual conteúdo utilizar;
  • Assunto irresistível;
  • Design que reflita a marca;
  • Textos e Copywriting persuasivos;
  • Call to action;
  • Dia e horário dos envios (preferencialmente o melhor para sua audiência).

Lembre-se de que para criar Email Marketing de sucesso não basta apenas enviar os comunicados. A taxa de abertura, cliques e conversões são métricas importantes para avaliar os efeitos da campanha. 

É exatamente por esses cuidados que se torna importante utilizar ferramentas de Automação com Email Marketing, como é o caso do RD Station Marketing.  plataforma facilita a criação, envio e análise de emails, ideais para você descobrir o que está funcionando e como gerar mais resultados a cada novo disparo. 

7 Exemplos de Campanhas de Email Marketing

Agora chegou a hora de conhecer 7 exemplos de Email Marketing para incluir nas suas estratégias. Acompanhe!

1. Boas-vindas 

Quando o Lead acaba sendo convertido através de Landing Pages ou cadastros com a sua marca, esse é o primeiro e-mail que poderá ser enviado. Sendo assim, após realizar uma interação ativa, você pode fazer uma recepção intimista via e-mail de boas-vindas. 

Essa é uma bela oportunidade para estreitar os laços e criar uma conexão com quem acabou de chegar. Nesse momento é importante contar mais sobre a empresa, divulgar links úteis, despertar interesse ou até mesmo propor condições especiais para estimular uma compra.

Para facilitar o envio de e-mails de boas-vindas, o mais indicado é que se use uma Automação de Marketing para agilizar o disparo após a chegada dos novos Leads, facilitando a abordagem e interagindo em qualquer momento.

2. Newsletter

As newsletters são um tipo de Email Marketing de sucesso — quase todas as marcas têm pelo menos uma. Uma das suas principais características é a informação com diferentes tipos de conteúdo. 

Com envios mais regulares, é possível segmentar para diferentes públicos considerando perfis, interesses ou comportamentos, utilizando:

  • Artigos de blog;
  • Novidades da marca;
  • Atualizações;
  • Promoções e cupons de desconto;
  • Materiais ricos e outros.

Um dos principais benefícios é a possibilidade de múltiplas estratégias, podendo impactar Leads em diferentes estágios do funil. Estruturalmente é preciso se atentar ao layout e envio de conteúdos proprietários, facilitando a compreensão dos destinatários e priorizando a própria marca.

Modelo de Newsletter

3. Agradecimento 

Se a sua estratégia conta com etapas de cadastro, inscrição ou downloads, os e-mails de agradecimento são bons caminhos para “continuar uma conversa.”

Em muitos casos, existe a espera para receber o que se deseja e através desses tipos de Email Marketing, a abertura e clique serão mais garantidos.Compreendendo a atenção e interesse dos Leads após essas ações, é possível enviar mensagens que reforcem o que foi recebido, facilitando mais a jornada e guiando os Leads para próximas etapas, mais facilmente.

????Dica: atrele o e-mail de agradecimento como um complemento da estratégia de conteúdo e lembre-se de sempre entregar o que ofertou, deixando a comunicação mais clara sobre os próximos passos.

Modelo de Agradecimento

4. Campanhas Sazonais 

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para começar uma estratégia de Email Marketing de sucesso. Após a escolha de datas compatíveis com o negócio, basta definir o tipo de conteúdo que será enviado e preparar os envios, como:

– Dia do Consumidor;

– Dias das Mães;

– Dias dos Namorados;

– Black Friday e etc.

Além da possibilidade de compartilhar ofertas ou condições especiais, é possível utilizar as tendências de mercado a seu favor nesse momento, reforçando o produto ou serviço.

Outra opção é utilizar as próprias características dos contatos para reforçar sua conexão com o mês de aniversário, localização ou demais preferências, por exemplo.

Modelo de Email Sazonal

5. Pós-venda

A experiência de compra é um dos momentos mais importantes da Jornada de Compras. Nessa fase, os novos clientes precisam receber atenção e apoio, fazendo com que sua empresa conquiste fidelidade e seja lembrada.

Para criar uma campanha de Email Marketing para pós-venda, é preciso considerar todas as informações substanciais para os novos clientes — a respeito do produto ou serviço ou informações de uso e suporte.

Outra maneira de oferecer uma impressão positiva é estreitar o relacionamento, reforçando exclusividade e facilidades para os recém-chegados.

Dica especial: utilize o ciclo de vida do próprio produto ou serviço para reaquecer a base com lembretes e alertas que podem gerar recompras ou reposições. Além disso, lembre-se de continuar as comunicações de forma personalizada.

Modelo de Pós-Venda

6. Resgate 

Você pode notar estágios diferentes ao trabalhar com uma base de contatos para Email Marketing. Normalmente no início é muito comum que o engajamento esteja mais alto e que o público reaja melhor às suas campanhas. 

Com o tempo é provável que você note poucas interações ou até mesmo que alguns contatos acabem parando de reagir. Dessa maneira, é preciso resgatar a comunicação ou validar quem realmente ainda está ativo — assim como com bases antigas.

Um email de resgate pode ter inúmeros objetivos:

  • Reengajamento;
  • Limpeza da base;
  • Reativar contatos antigos;
  • Validar quem ainda está ativo e deseja receber comunicações e etc.

De certa forma é preciso definir por qual motivo será feito o envio e escolher quais ofertas deverão estar atreladas nesse momento para criar um Email Marketing de sucesso.

Essa pode ser uma campanha mais analítica e que dará insumo para próximos passos.

De toda forma, é preciso considerá-la de tempos em tempos, para garantir a qualidade e entregabilidade dos emails. 

Modelo de Resgate

7. Sequências de Email automáticas 

Se você chegou até aqui, já deve estar pensando em reproduzir todas as possibilidades compartilhadas. Essa é uma ótima medida para se aproximar do público e ser lembrado. 

Entretanto, no dia a dia é preciso dividir com milhares de tarefas e outras prioridades — seja você empreendedor, profissional ou agência. 

Criar sequências de e-mail com Fluxos de Automação é o melhor aliado para quem deseja se comunicar gradativamente e com contatos em massa. 

O recurso está presente na Automação de Marketing da RD Station e possibilita a criação de réguas de nutrição com emails que funcionam 24 horas e de qualquer lugar, mesmo quando você não está presente.

Dessa maneira é possível criar estratégias em escalas e definir quais serão os acionáveis e origem de entrada dos Leads:

  • Cadastro a newsletter;
  • Eventos de conversão;
  • Download de materiais;
  • Segmentação de perfil ou comportamento;
  • Carrinho abandonado;
  • Pós-venda e muito mais. 

Com um Fluxo de Automação, ainda é possível construir jornadas para evolução dos Leads e compartilhamento com Vendas, facilitando o caminho até as compras e identificando os potenciais clientes.

E para começar a criar com o RD Station Marketing é ainda mais fácil: basta arrastar e colar as ações que deseja que aconteçam e pronto!

Fluxo de Automação RD Station Marketing

Lembre-se que para criar Email Marketing de sucesso é preciso desenvolver ações cada vez mais relevantes, definir qual será o foco da campanha e fazer envios para contatos engajados (que demonstraram interesse na empresa). 

Independentemente de quais sejam as suas escolhas, experimente o criador de Email Marketing da RD Station: o recurso já está disponível gratuitamente durante 10 dias para você produzir e-mails, enviar e acompanhar os resultados com o RD Station Marketing.

Adicione o seu email abaixo e comece em minutos ????

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.