Se você vende ou atua no digital, já deve saber que para ganhar espaço e atenção do público online, é preciso investir em estratégias de comunicação.
O Email Marketing é um ótimo exemplo de como gerar proximidade e mais conexão com seus contatos ou clientes. Inclusive, o método se tornou um importante aliado na Jornada de Compras por permitir uma comunicação mais direta com a base de contatos para promover uma marca, se relacionar ou vender on-line.
Além disso, uma das suas grandes vantagens é o envio em massa, feito para alcançar milhares de pessoas com baixo investimento.
E se você está pensando em melhorar ou apostar no uso dessa ferramenta, continue a leitura deste artigo e conheça 7 exemplos de Email Marketing de sucesso que funciona para qualquer empresa. Vamos lá?
Email Marketing: como fazer?
Combinar personalização, alcance e baixo custo é o que torna o Email Marketing uma excelente forma de comunicação para as empresas on-line.
No Marketing Digital está presente desde as primeiras conversões de Leads e ajuda a divulgar materiais, webinars, blogposts e ações especiais de Marketing e Vendas.
Para criar campanhas de Email Marketing de sucesso é preciso construir uma base de contatos que tenha interesse em sua marca, assim, é mais fácil engajá-la. Preferencialmente é importante conectar com toda a estratégia on-line, capturando visitantes no site, loja virtual ou blog. Isso facilita a construção do mailing (base de contatos) e ainda trazer públicos cada vez mais qualificados e que, de certa forma, interajam com a empresa.
Após conquistar uma lista de emails, é preciso considerar:
- Objetivo da campanha;
- Para quem enviar;
- Qual conteúdo utilizar;
- Assunto irresistível;
- Design que reflita a marca;
- Textos e Copywriting persuasivos;
- Call to action;
- Dia e horário dos envios (preferencialmente o melhor para sua audiência).
Lembre-se de que para criar Email Marketing de sucesso não basta apenas enviar os comunicados. A taxa de abertura, cliques e conversões são métricas importantes para avaliar os efeitos da campanha.
É exatamente por esses cuidados que se torna importante utilizar ferramentas de Automação com Email Marketing, como é o caso do RD Station Marketing. plataforma facilita a criação, envio e análise de emails, ideais para você descobrir o que está funcionando e como gerar mais resultados a cada novo disparo.
7 Exemplos de Campanhas de Email Marketing
Agora chegou a hora de conhecer 7 exemplos de Email Marketing para incluir nas suas estratégias. Acompanhe!
1. Boas-vindas
Quando o Lead acaba sendo convertido através de Landing Pages ou cadastros com a sua marca, esse é o primeiro e-mail que poderá ser enviado. Sendo assim, após realizar uma interação ativa, você pode fazer uma recepção intimista via e-mail de boas-vindas.
Essa é uma bela oportunidade para estreitar os laços e criar uma conexão com quem acabou de chegar. Nesse momento é importante contar mais sobre a empresa, divulgar links úteis, despertar interesse ou até mesmo propor condições especiais para estimular uma compra.
Para facilitar o envio de e-mails de boas-vindas, o mais indicado é que se use uma Automação de Marketing para agilizar o disparo após a chegada dos novos Leads, facilitando a abordagem e interagindo em qualquer momento.
2. Newsletter
As newsletters são um tipo de Email Marketing de sucesso — quase todas as marcas têm pelo menos uma. Uma das suas principais características é a informação com diferentes tipos de conteúdo.
Com envios mais regulares, é possível segmentar para diferentes públicos considerando perfis, interesses ou comportamentos, utilizando:
- Artigos de blog;
- Novidades da marca;
- Atualizações;
- Promoções e cupons de desconto;
- Materiais ricos e outros.
Um dos principais benefícios é a possibilidade de múltiplas estratégias, podendo impactar Leads em diferentes estágios do funil. Estruturalmente é preciso se atentar ao layout e envio de conteúdos proprietários, facilitando a compreensão dos destinatários e priorizando a própria marca.
Modelo de Newsletter
3. Agradecimento
Se a sua estratégia conta com etapas de cadastro, inscrição ou downloads, os e-mails de agradecimento são bons caminhos para “continuar uma conversa.”
Em muitos casos, existe a espera para receber o que se deseja e através desses tipos de Email Marketing, a abertura e clique serão mais garantidos.Compreendendo a atenção e interesse dos Leads após essas ações, é possível enviar mensagens que reforcem o que foi recebido, facilitando mais a jornada e guiando os Leads para próximas etapas, mais facilmente.
💡Dica: atrele o e-mail de agradecimento como um complemento da estratégia de conteúdo e lembre-se de sempre entregar o que ofertou, deixando a comunicação mais clara sobre os próximos passos.
Modelo de Agradecimento
4. Campanhas Sazonais
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para começar uma estratégia de Email Marketing de sucesso. Após a escolha de datas compatíveis com o negócio, basta definir o tipo de conteúdo que será enviado e preparar os envios, como:
– Dia do Consumidor;
– Dias das Mães;
– Dias dos Namorados;
– Black Friday e etc.
Além da possibilidade de compartilhar ofertas ou condições especiais, é possível utilizar as tendências de mercado a seu favor nesse momento, reforçando o produto ou serviço.
Outra opção é utilizar as próprias características dos contatos para reforçar sua conexão com o mês de aniversário, localização ou demais preferências, por exemplo.
Modelo de Email Sazonal
5. Pós-venda
A experiência de compra é um dos momentos mais importantes da Jornada de Compras. Nessa fase, os novos clientes precisam receber atenção e apoio, fazendo com que sua empresa conquiste fidelidade e seja lembrada.
Para criar uma campanha de Email Marketing para pós-venda, é preciso considerar todas as informações substanciais para os novos clientes — a respeito do produto ou serviço ou informações de uso e suporte.
Outra maneira de oferecer uma impressão positiva é estreitar o relacionamento, reforçando exclusividade e facilidades para os recém-chegados.
Dica especial: utilize o ciclo de vida do próprio produto ou serviço para reaquecer a base com lembretes e alertas que podem gerar recompras ou reposições. Além disso, lembre-se de continuar as comunicações de forma personalizada.
Modelo de Pós-Venda
6. Resgate
Você pode notar estágios diferentes ao trabalhar com uma base de contatos para Email Marketing. Normalmente no início é muito comum que o engajamento esteja mais alto e que o público reaja melhor às suas campanhas.
Com o tempo é provável que você note poucas interações ou até mesmo que alguns contatos acabem parando de reagir. Dessa maneira, é preciso resgatar a comunicação ou validar quem realmente ainda está ativo — assim como com bases antigas.
Um email de resgate pode ter inúmeros objetivos:
- Reengajamento;
- Limpeza da base;
- Reativar contatos antigos;
- Validar quem ainda está ativo e deseja receber comunicações e etc.
De certa forma é preciso definir por qual motivo será feito o envio e escolher quais ofertas deverão estar atreladas nesse momento para criar um Email Marketing de sucesso.
Essa pode ser uma campanha mais analítica e que dará insumo para próximos passos.
De toda forma, é preciso considerá-la de tempos em tempos, para garantir a qualidade e entregabilidade dos emails.
Modelo de Resgate
7. Sequências de Email automáticas
Se você chegou até aqui, já deve estar pensando em reproduzir todas as possibilidades compartilhadas. Essa é uma ótima medida para se aproximar do público e ser lembrado.
Entretanto, no dia a dia é preciso dividir com milhares de tarefas e outras prioridades — seja você empreendedor, profissional ou agência.
Criar sequências de e-mail com Fluxos de Automação é o melhor aliado para quem deseja se comunicar gradativamente e com contatos em massa.
O recurso está presente na Automação de Marketing da RD Station e possibilita a criação de réguas de nutrição com emails que funcionam 24 horas e de qualquer lugar, mesmo quando você não está presente.
Dessa maneira é possível criar estratégias em escalas e definir quais serão os acionáveis e origem de entrada dos Leads:
- Cadastro a newsletter;
- Eventos de conversão;
- Download de materiais;
- Segmentação de perfil ou comportamento;
- Carrinho abandonado;
- Pós-venda e muito mais.
Com um Fluxo de Automação, ainda é possível construir jornadas para evolução dos Leads e compartilhamento com Vendas, facilitando o caminho até as compras e identificando os potenciais clientes.
E para começar a criar com o RD Station Marketing é ainda mais fácil: basta arrastar e colar as ações que deseja que aconteçam e pronto!
Fluxo de Automação RD Station Marketing
Lembre-se que para criar Email Marketing de sucesso é preciso desenvolver ações cada vez mais relevantes, definir qual será o foco da campanha e fazer envios para contatos engajados (que demonstraram interesse na empresa).
Independentemente de quais sejam as suas escolhas, experimente o criador de Email Marketing da RD Station: o recurso já está disponível gratuitamente durante 10 dias para você produzir e-mails, enviar e acompanhar os resultados com o RD Station Marketing.
Adicione o seu email abaixo e comece em minutos 👇