Entenda as mudanças entre Google Analytics Universal e Google Analytics 4

A partir do dia 1º de julho passa a valer o Google Analytics 4, você vai perceber algumas mudanças, principalmente nos seus relatórios. Nós do time RD Station queremos te contar quais são as principais diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 e como isso impacta no monitoramento do seu site e aplicativo. Bora lá? 👇

Principais mudanças entre Universal Analytics e Google Analytics 4:

O Google Analytics evoluiu e a sua nova versão traz consigo dois grandes benefícios que merecem destaque: maior privacidade para os dados dos usuários que acessam sites e aplicativos e uma confiabilidade ainda maior nos dados gerados para realizar suas análises.

É extremamente importante destacar a preocupação do Google com a privacidade do usuário devido ao crescente volume de dados pessoais sendo coletados e a necessidade de atender às regulamentações de proteção de dados como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).

Enquanto o Universal Analytics identificava um usuário pelo seu IP, um endereço exclusivo de cada dispositivo conectado a uma rede de computadores, o GA4 têm identificadores exclusivos para rastrear e analisar seu comportamento sem comprometer sua privacidade.

Essas mudanças também trazem mais confiabilidade nos dados gerados, pois a forma de coletar, administrar e analisar focam na jornada do usuário e é justamente o que vamos mostrar para você.

Vamos listar aqui 4 principais diferenças que você precisa ficar de olho na hora de analisar seus dados:

1- Usuários

No Google Analytics 4, quando o usuário acessa um site ou aplicativo, é determinado um ID para acompanhar todo o seu acesso das mais diferentes formas. Para entender como funciona essa medição, vamos ilustrar com a seguinte situação:

Camila encontrou uma camiseta de sua banda favorita em uma loja virtual que não conhecia e acessou pela primeira vez o site. Ela abre a página pelo seu notebook, passa alguns minutos pesquisando e depois fecha a janela. Logo em seguida ela busca pela loja, mas desta vez através do seu celular.

Se essas ações fossem medidas no Universal Analytics, seria enviado o IP de Camila e computado como duas sessões e dois usuários diferentes, visto que ela visitou através de dois aparelhos distintos. Já no Google Analytics 4, será atribuído um ID para a criação de um usuário para Camila, visando acompanhar o caminho que ela fez na loja virtual, mesmo que tenha acessado de dispositivos diferentes e será considerado como um usuário e duas sessões.

Métricas para usuários no GA4:

A versão mais atualizada do Google Analytics prevê três indicadores para medir o volume de usuários: total de usuários, novos usuários e usuários ativos.

Total de usuários e novos usuários já eram métricas consideradas no Universal Analytics, porém, eram contabilizadas de um jeito diferente. O que entende-se por “Número total de usuários” no Universal Analytics é correspondente ao número total de usuários, enquanto no GA 4 passa a ser o número total de usuários únicos que registraram um evento no site ou aplicativo.

Os “Novos usuários”, assim como no Google Analytics Universal correspondem ao número de usuários que interagiram com seu site pela primeira vez, porém passam a ser medidos de acordo com o número de novos IDs de usuários únicos (como no exemplo de Camila).

E, por fim, a nova métrica de “Número de usuários ativos” vem para mensurar visitantes que tenham uma sessão engajada, considerada como uma sessão que dure mais de 10 segundos, tenha eventos de conversão ou apresente pelo menos 2 visualizações de página ou exibições de tela.

Entenda a mudança de dados:

Como você pode notar, a nova forma de mensuração tende a gerar uma queda no indicador que você estava familiarizado(a). Mas essa mudança vem justamente para proporcionar uma análise mais realista da performance do site, aplicativo ou ambos.
Além disso, o ID para cada usuário é criado automaticamente e garante mais privacidade dos dados, principalmente quando comparado ao Google Analytics Universal, que utiliza informações como endereços de IP como forma de identificação.

2- Eventos

Outro indicador que sofreu mudanças foi o de eventos. 

No Universal Analytics todas as interações que um usuário realizava em um site e que resultavam no envio de dados para o GA era chamado de “Hit”. A cada interação, um código de rastreamento é acionado para registrar a atividade do usuário. Essas interações são agrupadas em hits e enviadas aos servidores do Google Analytics. Para deixar mais claro, vamos ao exemplo prático:

Imagine que um usuário entra em um e-commerce de relógios, clica em um banner de promoção para ver os itens promocionais, logo em seguida gosta de um produto, seleciona e finaliza a ação com clique no botão de “Comprar agora”.

Esse usuário teria feito ações que são consideradas pelo Universal Analytics como “Hits”, sendo estes, o hits de acompanhamento de página, hits de acompanhamento de evento, hits de acompanhamento de comércio eletrônico e hits de interação social. 

No entanto, no Google Analytics 4, tudo é evento, ou seja, a visualização de página, clique no banner e clique no botão de compra são eventos. 

No Universal Analytics, um evento seria considerado como uma ação específica e previamente configurada para monitoramento (neste exemplo, o botão “Comprar agora”)

É importante dizer que muitos destes eventos precisam ser configurados antes na conta do Google Analytics, de acordo com o tipo de evento que você deseja monitorar. Por exemplo, se alguém visualiza uma página, pode ser considerado como o evento de “Pageview” ou, no caso do e-commerce, seria preciso configurar o evento como “Comprar agora”. 

Entenda a mudança de dados:

Agora, é importante entender quais comportamentos você deseja monitorar dentro do seu site e/ou aplicativo e criar essas ações através dos eventos no Google Analytics 4. Uma dica é realizar o mapeamento com seu time de marketing de quais ações precisam ser personalizadas de acordo com seu negócio, entender em quais tipos de eventos elas se enquadram e fazer as devidas configurações na ferramenta a partir disso.

3 – Sessões

Apesar de serem mudanças mais sutis, as sessões também passam a ser contabilizadas de um jeito diferente.

Uma sessão se trata de interações que um usuário faz em seu site ou aplicativo por um determinado período e várias métricas e relatórios utilizam essa informação.

Existem duas formas de encerrar uma sessão: pelo tempo e mudança de campanha. Para deixar mais claro, vamos ao exemplo prático:

Bruno está comprando uma passagem área às 23h55. Ele está quase finalizando a compra, mas percebe que precisa buscar algumas informações de documentos e sai para procurá-las. Assim que encontra, ele retorna para o site e finaliza a compra à meia noite e dez.

No Universal Analytics seria criada uma nova sessão para essa janela de tempo em que Bruno estava buscando seus dados até efetivar a compra, pois pelo Universal, uma sessão é encerrada à meia noite, porém no Google Analytics 4, contaria como uma única sessão. 

Os principais pontos das sessões no Google Analytics 4 são:

  • Uma sessão é encerrada após 30 minutos de inatividade.
  • As sessões não são reiniciadas à meia noite
  • Uma sessão é reiniciada se o usuário retornar após o tempo limite de uma sessão, ou seja, uma nova sessão será iniciada.

Essa mudança pode afetar a quantidade de sessões que estava acostumado a ver em seu site, entretanto, é uma alteração que está mais alinhada com o comportamento do usuário. Imagine que, neste exemplo de Bruno, ele ainda estava concluindo uma ação dentro de uma sessão, mas seria desconsiderado porque seria reiniciada à meia noite.

4- Taxa de rejeição

Outra mudança interessante é na taxa de rejeição. No Universal Analytics, toda vez que um usuário entrasse em uma página e ficasse 0 segundos, isso significaria rejeição, mas no Google Analytics 4 a taxa de rejeição é medida se a sessão teve 10 segundos de duração sem interação.

Essa mudança proporciona uma visão mais precisa do engajamento do usuário, ainda mais considerando que na internet tem diversos tipos de Bots que podem apenas clicar em sua página e sair, essa alteração na taxa de rejeição ajudará a ter um resultado mais realístico pensando no comportamento humano real. 

Posso comparar os dados do Universal Analytics com o Google Analytics 4?

Não, definitivamente não podemos comparar os dados do Universal Analytics com o Google Analytics 4, mesmo que tenham algumas métricas similares, todas elas podem/irão sofrer alterações.

Atualmente, já se perdeu o histórico de dados de medição do site, e a mudança vai acontecer de qualquer forma, por isso o quanto antes aprendermos a lidar com o Google Analytics 4, melhor será para compreender, configurar e analisar as métricas de seu site e aplicativo.

O que eu preciso saber para instalar o Google Analytics 4 e integrar com o RD Station Marketing ?

Primeiro, quanto antes você conectar com o Google Analytics 4, maior será seu histórico de dados no momento da virada. Além disso, alguns passos são importantes para garantir configurações essenciais da plataforma e fornecer insights e dados valiosos para suas estratégias digitais. 

Passo a passo para instalar o GA4: 👇

1º Faça a configuração básica em sua conta do Google Analytics 4, isto é, ter a conta ativa e ligá-la.

2º Entenda quais ações do seu site quer metrificar e crie essas ações através dos eventos no Google Analytics 4.

3º Identifique quais ações precisam ser personalizadas de acordo com a necessidade do seu negócio para criar no Google Analytics.

4º Identifique qual o lugar que vai inserir os eventos do seu site, você pode fazer dentro do HTML do site ou através do Google Tag Manager.

5º Verifique se os dados de acesso ao seu site e aplicativo estão sendo enviados no Google Analytics.

6º Implemente e documente o que foi realizado.

7º Faça a conexão do Google Analytics 4 com sua conta da RD Station Marketing.

E para você que utiliza o RD Station Marketing, é necessário migrar para o Google Analytics 4 e conectar à sua conta do RD para continuar aproveitando os recursos e integrando as informações de forma eficiente o quanto antes. 

Consulte o nosso vídeo abaixo com o passo a passo para conectar o Google Analytics 4 com sua conta da RD Station Marketing👇

O Google Analytics desempenha um papel fundamental no marketing digital, fornecendo insights e dados valiosos para tomada de decisão. Com a descontinuação do Google Analytics Universal e a necessidade de migrar para o Google Analytics 4, é importante compreender as principais mudanças entre as duas versões. 

Vamos colocar em prática ?

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.