Estratégias de Marketing Digital: Segmentação de Leads com UTM

Agora no RD Station Marketing você pode criar segmentações de leads com o UTM Source. Saiba mais sobre essa novidade e como utilizar.

Você já ouviu falar sobre UTM e UTM Source? Hoje vou te contar como esses parâmetros podem ajudar em suas estratégias de marketing digital e como usar na segmentação de leads no seu RD Station Marketing.

Primeiro, o que é UTM? E o que é UTM Source? 

UTM, ou Urchin Tracking Module, são parâmetros adicionados às URLs para rastrear o desempenho de campanhas de marketing digital.

Existem alguns tipos de UTM e cada uma tem sua finalidade. Veja só:

UTM Source: permite identificar de onde veio o tráfego de um site ou Landing Page (por exemplo, google, facebook, etc)

UTM Medium: permite identificar de que meio veio o tráfego para um site ou Landing Page (por exemplo: site, banner lateral, descrição youtube, etc)

UTM Campaign: permite identificar de que campanha veio o tráfego para um site ou Landing Page

UTM Term: permite diferenciar palavras-chave, geralmente usadas para campanhas de pesquisa paga.

Nosso time de produto acabou de lançar um novo caso de uso no RD Station Marketing: a segmentação de leads pelo UTM Source.

Segmentação de leads e sua importância nas estratégias de Marketing 

Imagine que você está indo ao supermercado. Você tem uma lista genérica de compras, mas conforme você vai caminhando pelos corredores, você percebe que algumas ofertas específicas se aplicam a você. Por exemplo, se você é vegetariano, pode receber ofertas de produtos vegetarianos. Receber essas ofertas é como segmentar leads com base em interesses específicos – você recebe aquilo que é mais relevante para você.

A segmentação de leads é como ir ao mercado e receber as ofertas específicas para você só que de uma forma muito mais digital e gentil. É o processo de categorizar potenciais clientes com base em características e comportamentos. Dessa forma, podemos direcionar nossa mensagem e ofertas de uma maneira mais personalizada e eficaz

Ok, mas o que significa segmentar leads a partir de UTM Source?

Agora vamos unir o útil ao agradável: segmentar leads a partir de UTM Source.

Isso significa categorizar potenciais clientes com base na origem do tráfego, assim, podemos personalizar nossas estratégias de engajamento de forma mais específica para cada grupo de leads.

Como fazer no RD Station Marketing?

Primeiro de tudo, é importante que você comece a metrificar os parâmetros de URL. Para criar uma UTM, você precisa adicionar parâmetros específicos à URL que deseja rastrear. Existem cinco parâmetros principais que você pode usar, como comentei anteriormente, são eles: utm_source; utm_medium; utm_campaign; utm_term e utm_content.

Para criar uma UTM, você precisa adicionar esses parâmetros à URL de destino, separando-os com o símbolo de interrogação (?) e entre si com o símbolo de e comercial (&). Por exemplo:

www.seusite.com/pagina?utm_source=facebook&utm_medium=anuncio&utm_campaign=campanha_de_inverno

E se precisar de uma ajudinha, no nosso Blog temos um gerador de UTM, é só acessar aqui.

Depois de monitorar suas URLs e popular os dados em sua conta, será possível segmentar os leads com base em utm_source como na imagem abaixo:

1. Crie uma Nova Segmentação

2. Selecione Dados de conversão> Campanha (utm_source)

Benefícios em segmentar através de UTM Source:

Personalização mais precisa: com a segmentação por UTM, podemos direcionar mensagens e ofertas específicas de acordo com a origem e os interesses dos leads. Isso torna nossas comunicações muito mais relevantes e eficazes.

Melhor análise de desempenho: além disso, segmentar por UTM facilita a análise do ROI de diferentes fontes e termos de pesquisa. Assim, podemos identificar com mais clareza quais canais e palavras-chave são mais eficazes na geração de leads qualificados.

Então, não perca tempo! É hora de escalar sua estratégia de marketing digital, segmentando leads a partir de UTM Source. Com essa dica boa, seu sucesso está garantido. Até a próxima !

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.