Como a Teclan recebe R$ 69 para cada R$ 1 investido em Marketing Digital

Uma das primeiras clientes da Resultados Digitais, a Teclan era uma empresa tradicional, focada em Marketing Outbound. A maioria de suas vendas era por meio de indicações, e, na época, participavam muito de feiras e eventos para captar possíveis clientes. No entanto, esse processo de gerar Leads em feiras e eventos do segmento tinha um custo altíssimo. Por esse motivo, buscaram novas alternativas e encontraram, na Resultados Digitais, uma outra maneira de adquirir clientes. Já no primeiro semestre de atuação com Inbound Marketing, passaram a obter resultados. O trabalho seguiu a metodologia da Resultados Digitais, com definição de personas e pesquisa de palavras-chave para o segmento. Assim, com o apoio dos consultores da Dialetto na pesquisa, entrevistas e redação, foi possível produzir conteúdo relevante para o público-alvo de atuação da Teclan, que publicou o primeiro blog de referência nesse segmento. [case_data]

No segundo semestre de 2012, lançaram o primeiro conteúdo rico de um acervo que hoje já conta com 27 materiais: o eBook “10 passos para montar um Call Center”.

landing_page_teclan_case_rd_station

Além disso, a Teclan também criou:

 

  • Uma estratégia extremamente segmentada para os públicos-alvo da empresa, sedentos por informação mais gerencial e estratégica;
  • Conteúdos inéditos e especializados, com o apoio de uma agência focada no segmento de tecnologia – a Dialetto;
  • Um relacionamento periódico com os Leads com newsletters e feedbacks de conteúdo, que, em algumas ocasiões, tornou possível montar um mês de grade editorial apenas com contribuições dos leitores.
  • Uma mensuração completa do processo de ponta a ponta.

 

Uma das grandes melhorias na empresa foi a criação de um fluxo de Leads previsível e conectado com o time Comercial. Após certos critérios de avaliação, os Leads são repassados à equipe Comercial, que tem grande sinergia com a equipe de Marketing.

Assim, o time de Marketing da Teclan passou a repassar Leads de forma mais sistemática e periódica para o time Comercial, sem depender de feiras e eventos, por exemplo. A geração de Leads deixou de ser sazonal e o time Comercial pôde trabalhar com Leads mais qualificados, atuando com uma venda mais consultiva.

Um dos maiores ganhos do time Comercial da Teclan foi em produtividade. A equipe não precisa mais focar apenas em levantamento de informações e SDR, podendo alocar seu tempo para negócios mais estratégicos, com uma abordagem bem mais consultiva.

Outra melhoria significativa foi na mensuração precisa de resultados obtidos: com a estratégia de Inbound, é possível conectar as ações de Marketing com os objetivos financeiros da empresa, mensurando o resultado das ações em cada canal de vendas.

A Teclan passou a ganhar projeção de sua marca junto ao segmento, abrindo portas no contato com novos Leads e agilizando o processo de compra. Um dos benefícios do dessa projeção foi o reconhecimento do mercado: até portais jornalísticos reconhecidos no setor passaram a replicar e citar os conteúdos produzidos pela Teclan.

Os resultados

No começo de 2013, a Teclan mandou para a Resultados Digitais um report com os números de 2012: metade das vendas do ano de 2012 foram feitas por meio do RD Station e do Inbound Marketing, e a um custo mais baixo.

Assim, resolveram apostar realmente na ferramenta e passaram a produzir mais conteúdo. Desde então, a Teclan publicou 279 posts e 31 materiais educativos como infográficos, vídeos, e-books, white papers, trilhas de conhecimento, e hoje o Blog da Teclan é responsável por 93% dos Leads obtidos pela empresa.

A empresa ganhou muito em dois aspectos. Um deles foi na expansão dos ativos digitais: considerando Leads, seguidores no Twitter e curtidas no Facebook, a Teclan havia conquistado 5176 ativos digitais até o final de 2014 sem qualquer investimento em mídia paga (Adwords, Facebook Ads ou Linkedin Ads).

Outro aspecto foi na geração de ROI: o retorno sobre investimento chegou a 6845% no fim de 2014, um aumento de 455% comparado ao mesmo período de 2013.

Entre janeiro e dezembro de 2014, as ações de Marketing Digital geraram mais oportunidades comerciais e novos clientes do que o método tradicional de Marketing e Vendas.

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.