O que a integração entre ferramentas de gestão e marketing pode fazer por agências de publicidade

Entenda como a integração entre ferramentas de gestão e marketing pode trazer mais inteligência para suas campanhas de marketing digital.

ferramentas-de-gestao-e-marketing

Quando uma empresa contrata os serviços de Marketing Digital de uma agência, quais são os primeiros resultados que você acha que deveria entregar? Seguidores no Instagram ou o custo por Lead Qualificado? Curtidas nas redes sociais ou número de visitantes no site podiam ser vistas como métricas de sucesso há muito tempo, mas hoje, não são suficientes para provarem o valor de uma estratégia digital. Por isso, definir o escopo de trabalho realizado, as metas e o tempo em que serão entregues os resultados é fundamental.

Uma das formas mais precisas de calcular o investimento no Inbound Marketing é demonstrando o custo para gerar cada Lead Qualificado, Oportunidade ou cliente. Se a agência tem como estratégia primordial gerar Leads, que é a base da maioria das estratégias de Marketing Digital atuais, explicar para o cliente para onde o dinheiro está indo pode ser a diferença entre o cancelamento do contrato e a retenção. Essa taxa de cancelamento está diretamente ligada ao sucesso do cliente, ou seja, quando ele entende que os esforços realizados estão gerando os resultados desejados ou excedendo as expectativas, a probabilidade de cancelar é muito menor.

O desafio começa exatamente nesse momento: como calcular o retorno sobre o investimento do cliente nas estratégias digitais e provar que está dando certo? O RD Station Marketing é uma das bases de dados que agências podem usar, já que possibilita a visualização completa do Funil de Marketing e Vendas e a Análise de Canais.

No entanto, como uma agência tem outros custos relacionados à estratégia — como investimento em mídia paga, hora dos colaboradores — que não são armazenados no RD Station Marketing, um software de apoio para gestão de agências pode ajudar bastante.

RD Station App Store

Conheça soluções que vão ajudar a sua empresa a crescer

Saiba mais

Benefícios de um software de gestão integrado ao de marketing

O iClips, por exemplo, atende agências desde a gestão de projetos até a análise de resultados. Com a integração nativa com RD Station, é possível acompanhar os resultados das campanhas de Inbound Marketing em um único relatório e também calcular automaticamente o ROI de uma campanha.

Medir o sucesso e compartilhar esse resultado é essencial para comprovar o retorno do investimento na agência. Dessa forma, a proposta comercial fica mais transparente e o cliente sabe o que está acontecendo. Um software de gestão de agências é o suporte para o gerenciamento mais preciso e eficaz do projeto e, se combinado com um software que permita analisar as ações de marketing digital, traz ainda mais inteligência e visibilidade para a execução e análise das campanhas.

Abaixo, separamos algumas possibilidades que a integração proporciona:

Apresentar os resultados das campanhas

Além de mostrar para os clientes a quantidade de Leads Qualificados, quais as Oportunidades geradas e quantos clientes foram conquistados, o ideal é que fique claro o valor investido na campanha a fim de obter esses números.

A integração permite gerar relatórios que calculam esses valores automaticamente e que podem ser facilmente compartilhados com o cliente. Dessa forma, o cliente acompanha os resultados gradativamente e não tem uma surpresa no final do período do contrato. Se você trabalha em agência, provavelmente já passou por alguma situação em que o cliente cancelou o contrato porque “a agência não fez nada”. Se isso aconteceu, há grandes chances de a agência não ter demonstrado os resultados das ações ao longo do tempo.

Calcular o investimento total em Inbound Marketing

No iClips, é possível registrar os valores que os clientes e a agência investiram em Inbound Marketing e o total de vendas realizadas a partir disso. Se a agência em questão não presta serviço de mídia paga, por exemplo, mas o cliente investe nisso para uma campanha, o valor pode ser inserido para que seja levado em conta no cálculo final. Da mesma maneira, se a agência presta serviço de assessoria de imprensa para a divulgação de um Webinar, por exemplo, também pode inserir o investimento no software.

Com isso, a agência consegue calcular o retorno sobre o investimento (ROI) do cliente total, incluindo seus serviços, mas também investimentos externos referentes ao projeto.

Analisar e reportar o custo de cada Lead

Uma das formas de mensurar e reportar resultados no Marketing Digital é por meio do custo por Lead e por Oportunidade. Com esse valor em mente, é mais fácil definir metas para um contrato ou ainda alterar o investimento em canais de acordo com o que for mais lucrativo. Um Lead muito caro que não vira Oportunidade, pode ser apenas uma métrica de vaidade e que não irá gerar resultados perceptíveis pelos seus clientes. Veja abaixo:

iclips-rdstation

Relatório de Inbound Marketing gerado no iClips integrado com RD Station Marketing

Tomar decisões a partir de dados concretos

A partir de um único relatório gerado dentro do iClips, é possível analisar os resultados financeiros das campanhas feitas dentro e fora do RD Station Marketing de maneira simples e aprofundada. São informações valiosas capazes de trazer insights sobre a estratégia e até auxiliar na precificação dos serviços da agência.

 

Quer saber mais sobre como a integração entre as duas ferramentas pode ajudar agências a provarem resultados para os clientes?

Visite a página do iClips, software de gestão para agências, e conecte o RD Station Marketing com poucos cliques.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.