E-mail Marketing: Como definir a frequência ideal de envios no canal

Confira algumas dicas para definir a melhor periodicidade de Email Marketing para sua base de clientes

Vamos lá: Você está apaixonado pelo (a) crush e está naquela fase de conquista para conseguir um namoradinho (a) esse ano. Agora vai, você vai desencalhar! Começa a mandar um flerte aqui, uma cantada lá e quando percebeu: BOOOM! 347 mensagens enviadas em um dia! Parabéns, você vai ficar mais um ano solteiro. 

Como assim?

Isso ocorreu pelo fato de você ter ficado em cima da pessoa, no caso, sendo bastante inconveniente com um número excessivo de mensagens enviadas. A mesma coisa acontece com o seu Lead quando enviamos Email Marketing em excesso. Ninguém quer ficar com a caixa de mensagens cheia de conteúdos da sua marca em um só dia. 

Mas afinal, como dosar a frequência de emails para seus clientes? É sobre isso que vamos falar neste post. 

Mas antes, vamos revisar rapidamente o que é Email Marketing. Podemos dizer que o Email Marketing é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação usado por 53% da população mundial.

Segundo a Consumer E-mail Tracker, 41% dos consumidores escolheriam reduzir a quantidade de emails de marketing e 20% abandonaram ou desativaram seu email pessoal por este motivo. Por isso, se faz necessário compreender a base de clientes que sua empresa possui e quais são seus comportamentos em relação ao canal, para que assim seja possível encontrar a frequência ideal de envios sem prejudicar o desempenho da marca. Tudo isso, é claro, sendo ainda um bom aliado na entrega de informações sobre sua empresa e conteúdo rico para o cliente.

Importância de uma boa estratégia de Email Marketing

O Email Marketing é um canal importante para as empresas que querem conversar de forma prática e rápida com seus clientes. Através dele é possível enviar mensagens de forma massiva e clara sobre novidades, ofertas e promoções. Você também pode passar um recado e atender as demandas do negócio gerando autoridade e um alto retorno financeiro, visto que o investimento é baixo e as taxas de conversão são promissoras.

Mas, para que o canal seja efetivo, é necessário possuir estratégia de comunicação com seus prospects, visto que mais da metade dos emails dos consumidores são mensagens de marketing. É uma disputa na caixa de entrada dos clientes, e para se destacar dos demais, é preciso seguir as boas práticas de Email Marketing. Do contrário,  você corre o risco de ser vetado dos provedores de entrega, que são bastante sensíveis a mensagens maliciosas e malwares. 

Veja abaixo alguns pontos importantes para manter uma boa reputação no canal de Email:

Reputação de IP e domínio

Para que você tenha uma boa entregabilidade de emails, é preciso possuir uma reputação de IP e domínio em dia. Assim, verifique se as entradas de DNS estão configuradas corretamente. Caso necessário, faça a ativação do warmup do IP dedicado contratado, e também verifique se o email de remetente e de resposta inseridos foram salvos corretamente. Para verificar sua reputação, utilize o site https://senderscore.org/.

Fique de olho no Spam Score

O spam score é uma ferramenta que pontua emails que não estão seguindo as boas práticas. Notificações que obtêm mais de 5 pontos são consideradas spam pelos principais provedores. O ideal é ter o mínimo de pontuação possível. Veja a tabela abaixo:

Fonte: SpamAssassin

Confira a Black List

As BlackLists são listas com aqueles que mais praticam spam. São listas criadas pelos servidores de email que, após analisar domínios e endereços de IP que enviam grandes quantidades de emails, identificam possíveis remetentes de spam. Para conferir se você está em alguma dessas listas, utilize este site.

Como definir a frequência ideal de Email Marketing?

Agora que você já sabe a importância de manter um bom desempenho no canal de Email Marketing, vamos entender como definir a frequência ideal de envio. Abaixo, seguem algumas dicas para começar a descobrir qual é a periodicidade ideal da sua empresa:

1. Monte um cronograma de Email Marketing

Para maior organização e conhecimento da sua base, monte um cronograma mensal de envios de Email Marketing.  Defina qual será o público ideal para receber aquela notificação e preze por variar as segmentações a fim de enviar notificações para públicos diferentes durante a semana (e que possuam fit para receber a mensagem da sua marca). 

Um exemplo: suponha que você atenda um ecommerce de moda e irá mandar uma notificação sobre biquínis. O segmento seria: todos que entraram na categoria biquíni do site, pessoas que abriram meus emails nos últimos 90 dias (os Leads engajados) e pessoas que compraram na categoria biquíni nos últimos 60 dias (tempo de recompra da peça na minha marca).

???? Leia também: Segmentação de Leads: como usar para potencializar sua estratégia

2. Faça testes com sua base

Para definir quantos emails enviar, é necessário conhecer sua base de clientes. E a melhor forma de fazer isso é fazendo testes! Comece com uma frequência baixa (exemplo: 2 emails por semana) e analise o comportamento dos usuários através da abertura das notificações. Caso haja uma boa resposta, vá aumentando os disparos gradativamente. Através do site Smart Insights, é possível conferir o compilado de abertura de emails por segmento:

Fonte: Smart Insights

3. Entenda seus concorrentes

Acompanhar o trabalho dos seus concorrentes é uma ótima forma de “medir” a frequência utilizada pelo mercado. Inscreva-se na newsletter dos seus concorrentes e veja qual é a frequência de emails que são realizados. Além disso, verifique quais são as temáticas utilizadas, assim você terá mais insumos para montar o seu cronograma de marketing. 

Lembrando que: não faça emails apenas com teor promocional. Envie para seu cliente informações ricas e importantes da sua marca ou que possua fit com o que está sendo vendido. Assim, você estará fornecendo conteúdo rico e relevante para sua base. Isso faz com que sua autoridade e engajamento aumente.

4. Entenda seus clientes

Compreenda quem é o seu público. Faça testes A/B com sua base para entender quais são seus comportamentos de abertura, e teste horários diferentes para compreender qual o melhor momento do dia para disparo. Utilize as métricas de Email Marketing para verificar se está atingindo seus objetivos; as principais são:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de descadastros;
  • Taxa de conversão;
  • Bounce rate;
  • ROI.

???? Dica extra: utilize nossa ferramenta “Benchmarking de métricas de Email Marketing” para conferir quais as taxas de abertura e clique das empresas do seu segmento.

Hora de colocar a mão na massa!

Agora é o momento de começar a fazer seus testes. Não existe nada escrito em pedra, dessa forma, conheça quem são seus prospects e adapte sua estratégia de acordo com as vontades do seu público. Se você quer se aprofundar ainda mais em Email Marketing, confira o curso “Aprofundamento em Email Marketing e Automação” da RD University sobre o assunto. Caso você queira já colocar as pautas desse texto em prática, preencha o formulário abaixo e faça um teste gratuito no RD Station Marketing para criar suas campanhas de email:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.