Que o Inbound Marketing é um universo repleto de possibilidades para atrair leads à sua empresa, você já sabe.
Mas, a missão desse conjunto de estratégias que visam atrair os potenciais clientes vai muito além disso: é igualmente fundamental qualificá-los para que o trabalho do seu time de vendas tenha o resultado esperado. Uma das técnicas indicadas para isso é o Lead Scoring.
A aplicação desse importante artifício otimiza o trabalho da equipe e garante ainda mais eficiência para o seu negócio.
Quer saber mais sobre ele? Então, vem com a gente!
O que é o Lead Scoring?
Esqueça aqueles pontos vitais para livrar o seu time do rebaixamento. Se ao visualizar a tabela do campeonato, você fica nervoso, aqui a história é outra. A pontuação é amiga, nós garantimos!
Em poucas palavras, o Lead Scoring é um método de classificação de potenciais clientes por meio de pontos, que determinam quem está pronto, ou não, para comprar um produto ou serviço.
O Lead respondeu a uma pesquisa ou baixou um conteúdo disponibilizado por sua empresa? Então, o processo está sendo seguido corretamente, já que essas ações de interesse são muito importantes para o score.
A pontuação também tem como base o perfil do cliente em potencial em relação à persona. Quanto mais proximidade, mais pontos. Com os pontos lá em cima, mãos à obra: o time de vendas entra em cena para fechar negócio.
Por que o Lead Scoring faz a diferença?
A receita é simples: com as informações concretas sobre os Leads que estão prontos para se tornar clientes como ingredientes principais, o time otimiza as suas ações e tem total conhecimento sobre quem e como abordar.
A cereja do bolo é que, a partir daí, há um considerável ganho de tempo e concentração de esforços naquilo que realmente é necessário!
E as vantagens do Lead Scoring, quais são?
O aumento de produtividade do time é, certamente, um dos principais benefícios da aplicação do Leading Scoring. Mas, tem mais vantagens que surgem por meio deste método:
1. Mais vendas
Com a concentração das ações nos leads qualificados, a sua equipe comercial aumenta as vendas. É chuva de conversão!
2. Estratégias eficientes
Com o Leading Scoring, é possível aperfeiçoar uma série de estratégias referentes a anúncios pagos, produção de conteúdos ricos, entre outros.
O processo permite analisar quais materiais tiveram sucesso com os clientes e replicar ações eficazes, seja on ou off.
3. Maior produtividade
Reforçar essa informação nunca é demais, né? Com leads devidamente qualificados, os esforços da sua equipe estarão focados nas pessoas que têm o score ideal.
Assim, o time não corre nenhum risco de abordar aqueles que são distantes da compra. Receba ganho de produtividade, @! :)
4. Xô, desistência de clientes
Métrica definida pela taxa de churn, a desistência de clientes após um determinado período é reduzida com a qualificação de leads.
Isso ocorre pois a técnica encontra consumidores que realmente têm afinidades com o negócio, que enxergam nele o atendimento de suas necessidades e desejos.
5. Marca reconhecida
Com um time ágil em ação, informações fundamentais na ponta do lápis e redução na desistência de compradores, aumentar a reputação do seu negócio é só uma questão de tempo!
Clientes satisfeitos compartilham as suas percepções com amigos, familiares, colegas de trabalho e por aí vai…
E aí, restou alguma dúvida sobre a importância do Lead Scoring?
Lead Scoring na Duo: como aplicamos a estratégia com maestria?
Colocar a estratégia de Lead Scoring em prática não é um bicho de sete cabeças. O olhar atento sobre todas as informações dos clientes em potencial e a análise minuciosa da equipe de Inbound Marketing são fundamentais para o processo.
Veja como trabalhamos o Lead Scoring na Duo:
- Diante da persona de cada cliente, o nosso time atua para coletar todos os dados possíveis dos leads;
- Vamos supor que a persona ideal de uma determinada conta se refira a um diretor executivo, de 40 anos, morador do Rio Grande do Sul;
- É realizada a produção de conteúdos e materiais ricos para que possamos fazer a captação dos leads. Com a captação em andamento, em paralelo, a equipe identifica as características deles para determinar se são, ou não, qualificados. Dentro da plataforma do RD Station, nós informamos as características ideais e, assim, a ferramenta automaticamente faz a identificação;
- A “marcação de oportunidade” também é feita de forma automática, através de um fluxo de automação. Assim, as notificações chegam ao time de vendas em tempo real;
- Somado a isso, registramos o nível de interesse do cliente em potencial sobre os materiais produzidos e disponibilizados a ele. É possível verificar a interação, se ele abre ou não um determinado conteúdo, etc.;
- Todos esses quesitos contribuem para um score alto por parte do lead.
As informações, totalmente personalizáveis, ou seja, de acordo com o que o negócio precisa, são enviadas para o cliente. O trabalho de pesquisa do nosso time otimiza o tempo da equipe comercial da empresa, que foca apenas nos contatos relevantes e com poder de compra.
Não esqueça: estabelecer o perfil do consumidor ideal da sua empresa, utilizar os dados da sua base de maneira inteligente, definir indicadores, ficar atento à pontuação e aperfeiçoar a estratégia também são pontos fundamentais quando falamos sobre colocar em prática o Lead Scoring.
Qual é a ferramenta ideal para aplicar o Lead Scoring?
O RD Station Marketing tem tudo o que o seu negócio precisa para a pontuação dos clientes em potencial. A ferramenta permite a criação de campanhas, nutrição de Leads, geração de oportunidades qualificadas e maior alcance por meio do Marketing Digital. E ao ter tudo isso na mesma plataforma, você ganha eficiência e tempo!
Já a plataforma de vendas que controla o processo comercial, o RD Station CRM, melhora a performance do seu time de Vendas e da gestão dos seus Leads. Nela, há a possibilidade de funis de vendas personalizados, gestão de contatos, relatórios de resultados, entre outros. Unindo os dois, você consegue extrair ainda mais benefícios da estratégia de Lead Scoring.