Novas regras de autenticação de e-mails Google e Yahoo: o que você precisa saber

Entenda como configurar o RD Station Marketing para se adequar às novas exigências de autenticação das plataformas Yahoo e Google, e garanta que seus e-mails serão entregues de forma tranquila e segura.

A autenticação de e-mails é fundamental para garantir a segurança das comunicações online e evitar fraudes. Recentemente, Google e Yahoo implementaram novas regras de autenticação de e-mail, para melhorar a proteção contra spam, phishing e outros ataques cibernéticos. Neste post, vamos te contar sobre as mudanças recentes nas regras de autenticação de e-mail dessas duas empresas, e também o que você precisa saber e fazer para se adequar a essas mudanças.

O que é a autenticação de e-mail?

A autenticação de e-mail é um conjunto de técnicas e protocolos que verifica a autenticidade de um e-mail, garantindo que ele realmente tenha sido enviado por você e sua empresa. Essa autenticação é feita por meio de verificações de assinaturas digitais e registros DNS.

Por que é importante?

A autenticação de e-mail desempenha um papel muito importante na redução de spam e na proteção contra phishing. Ao garantir que os e-mails sejam autênticos, sua empresa e seus clientes podem ter mais confiança nas mensagens recebidas, evitando cair em golpes ou o fornecimento de informações confidenciais a pessoas mal intencionadas.

Quais os benefícios de fazer a configuração?

Além de melhorar a reputação de entrega dos seus e-mails, você também aumenta a confiança dos usuários, que terão mais segurança ao saber que as mensagens que você e sua empresa enviam são autênticas. Além disso, seguir as diretrizes de autenticação de e-mail ajuda a proteger sua empresa contra ataques cibernéticos e a preservar a integridade da sua marca.

Quais são as novas regras do Google e do Yahoo?

O Google implementou recentemente o BIMI (Brand Indicators for Message Identification), um protocolo que permite que as empresas exibam seus logotipos nos e-mails autenticados. 

Além disso, tanto o Google quanto o Yahoo agora exigem o uso do protocolo DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance) para garantir uma autenticação mais robusta. Também é necessário configurar corretamente o SPF (Sender Policy Framework) e o DKIM (DomainKeys Identified Mail). 

Essas medidas ajudam a garantir que os e-mails enviados em nome de um domínio específico sejam autênticos e não sejam falsificados.

O que preciso fazer para que meus e-mails sejam entregues?

Para se adequar às novas regras de autenticação de e-mail do Google e Yahoo e garantir a entrega de seus e-mails, é essencial configurar corretamente o SPF, DKIM e DMARC. Isso envolve a criação de registros DNS corretos e a configuração adequada das políticas de autenticação em seu servidor de e-mail. Vem ver os passos necessários para você realizar esta configuração em sua conta RD Station Marketing:

No canto superior direito, clique no nome de sua conta > conta > configurações > domínios

->IMPORTANTE: se você já possui esse subdomínio cadastrado, basta clicar em “editar” no domínio existente para ter acesso as chaves SPF e DMARC deste domínio.

Se não tiver e precisa cadastrar um novo, clique em “adicionar novo subdomínio“.

Verifique o nome de domínio e subdomínio de seu e-mail e clique em “Próximo Passo”.

Em seguida, para inserir as informações em seu serviço de domínio, selecione a opção “Vamos Começar”.

Nesta etapa, é importante que você faça login no seu serviço de domínio, fora do RD Station Marketing. Os principais serviços de hospedagem do mercado são HostGator, GoDaddy, Locaweb, UOL Host, RegistroBR, Terra Empresas, CloudFlare e KingHost. Pode ser que você utilize outro serviço. Neste caso, é só fazer login no serviço que você utilizar e seguir as próximas etapas.

Ao acessar seu serviço de domínio, clique em “Próximo Passo”.

Neste momento aparecerão na tela as informações das colunas nome e valor precisam ser copiadas do RD Station e coladas nos campos correspondentes na página de configuração em que seu domínio está registrado.

Ao terminar de inserir as informações, você verá um aviso. É necessário aguardar o período de 48h para que seu provedor finalize a propagação.

Quando a propagação for finalizada e estiver tudo certo, você verá – ao lado das chaves de configuração o símbolo ✅

Pronto! A autenticação de seu domínio foi finalizada com sucesso 😀

———————-

As novas regras de autenticação de e-mail do Google e Yahoo são uma resposta importante para proteger você e seus clientes de fraudes e ataques cibernéticos. Essas configurações são essenciais para garantir a entrega e a segurança das suas comunicações online, e evitar que sua empresa e seus clientes sejam vítimas de golpes. Ao seguir essas diretrizes, você estará contribuindo com a entregabilidade de seus e-mails,  protegendo sua marca, aumentando a confiança de seus clientes e contribuindo para um ambiente online mais seguro.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.