Os segredos das Landing Pages: Como transformar sua LP em um pote de ouro?

Confira o que não pode faltar na construção de uma Landing Page de sucesso e veja como o RD Station Marketing pode te ajudar a construir a sua

Já não é segredo que para uma estratégia digital funcionar é preciso atrair as pessoas certas. Seja por meio de campanhas online ou estratégias orgânicas, para os canais da empresa (como sites ou blogs). Mas, o trabalho não se limita a isso, correto? É necessário fazer com que esses visitantes convertam e avancem no funil de marketing e vendas.

E, para que esse processo ocorra de forma assertiva existe o Inbound Marketing, que tem como finalidade produzir materiais (conteúdos ricos) que despertem o interesse do visitante a ponto de fazê-lo converter e consumir ainda mais conteúdos.

Está pensando onde as Landing Pages se encaixam nesse quebra-cabeça? Bom, as famosas LPs são, simplesmente, parte essencial para a conversão. Com elas você pode fazer com que sua estratégia de Marketing Digital alcance resultados impressionantes.

Neste artigo, vamos te explicar melhor do que se trata as Landing Pages, quais são seus benefícios e como ter bons resultados com as mesmas. Está preparado? Então, acomode-se e aproveite o conteúdo!

O que são Landing Pages?

Também são chamadas de página de destino, aterrissagem ou captura. As LPs têm poucos elementos, focando em uma mensagem principal, um Call to Action (CTA) e evitando pontos de distração e fuga (como um menu). 

Resumidamente, as Landing Pages focam em passar uma informação e oferecer algo da forma mais objetiva possível. Ao final, se concentram em converter os visitantes. Veja o exemplo abaixo:

Mas por que essa estratégia funciona? 

Pense nessa situação: você tem uma agência de marketing e está atraindo diversas visitas para o seu site todos os meses, porém não consegue fazer com que as pessoas convertam e avancem no funil de marketing e vendas. Ou seja, não está conseguindo traduzir em novos negócios todo aquele tráfego gerado para o seu site e blog.

No contexto da estratégia de Marketing Digital, o visitante vai ler a informação, ver valor na oferta, preencher um formulário e em troca receberá um conteúdo de valor — e-book, infográfico, planilha ou outro material rico — pelo qual vale a pena fornecer seus dados.

Quais são os principais benefícios de uma Landing Page?

A grosso modo, desde que sua estratégia gere visitantes qualificados, as LPs são excelentes ferramentas para quem deseja gerar mais Leads e/ou aumentar sua taxa de conversão de visitante para Lead, porém essa não é a única vantagem dessa estratégia. Acompanhe!

Redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC) e melhora do Retorno sobre o Investimento (ROI)

O cenário do Marketing Digital está cada vez mais competitivo, não é mesmo? Por isso, empresas que otimizarem seus esforços alcançarão um melhor retorno sobre investimento realizado. 

Aqui, as Landing Pages desempenham justamente essa função, já que à medida em que a taxa de conversão de uma página é melhorada, significa que estamos conseguindo mais conversões, por um custo melhor e, portanto, gerando mais retorno sobre o mesmo investimento.

Resumindo: o budget estará sendo investido com mais eficiência.

Oferta mais assertiva do seu produto ou serviço

Em uma linha parecida com o item anterior, se sua empresa oferta mais de um tipo de serviço ou produto, pode ser interessante criar uma LP para cada um deles. Dessa maneira, você não confunde ou distrai o visitante com informações alheias daquilo que faz mais sentido para o que ele está procurando.

Esse tipo de estratégia é fundamental para gerar melhores resultados principalmente em campanhas pagas, pois leva o visitante que clicou no anúncio para uma página específica do produto ou serviço que ele se interessou pelo assunto. 

Caso contrário, imagine esse mesmo visitante sendo enviado a home do seu site, ou a uma página com uma lista de diferentes produtos, ele certamente vai se perder, ou perder tempo procurando o que quer e isso significa que você pode perder esse visitante antes dele converter.

Auxílio no Lead Scoring

O lead scoring é o método que transforma o acompanhamento e análise das informações de um Lead em um número que representa o quão valioso ele é para a empresa. Isso ocorre através de pontos concedidos ao lead de acordo com o seu perfil (ex.: cargo na empresa) e conforme as ações realizadas (ex.: abertura de e-mail).

Por exemplo, se o visitante, com características de cliente ideal da sua empresa converte em uma LP que oferta uma planilha que é um material fundo de funil, ele (provavelmente) está mais próximo de efetuar uma compra. Por isso, esse lead precisa ser priorizado pela equipe de vendas.

Desse modo, você colabora com o trabalho da sua equipe comercial, otimiza suas conversões e desfruta das melhores oportunidades. 

Segmentação dos seus contatos

Dependendo das informações solicitadas no formulário da Landing Page, é possível segmentar de maneira mais eficiente os potenciais clientes. Por exemplo, se você trabalha com mais de um serviço, ou mais de uma persona, conseguirá diferenciar o perfil e interesse do Lead a partir da conversão na LP e com isso direcionar ações mais assertivas a partir dessa conversão.

Leia também: Segmentação de Leads: como usar para potencializar sua estratégia

Elaboração mais rápida e prática

Convenhamos, a construção de uma Landing Page é mais simples e rápida do que um site completo, por exemplo. Sendo assim, se você está iniciando sua empresa, pode fazer sentido usar essa estratégia para divulgar seus produtos ou serviços, até ter melhores condições de construir um site propriamente dito.

E, se já tiver um site, criar uma LP ainda é mais prático do que realizar alterações na página principal da empresa, principalmente se você quer testar algo.

Como criar uma Landing Page de resultados?

Até aqui já vimos o que são as LPs e quais são suas vantagens, então vamos conferir como estruturar uma Landing Page de resultado. É só continuar a leitura!

Determine quem é seu público-alvo

Quando desejamos falar com “todo mundo” acabamos não falando com ninguém, essa é a lei do universo. Por isso, é fundamental ter em mente quem é seu cliente ideal para cada produto ou serviço. 

Os elementos presentes na sua Landing Page – CTA, imagens, copy e até os sub-títulos – precisam levar em consideração o nicho em que seu negócio está inserido e as características do público-alvo.

Prepare uma oferta irresistível

O segredo do sucesso da sua estratégia é garantir que a oferta da sua LP deixe o público entusiasmado. Afinal, essas pessoas estarão oferecendo seus dados em troca, ou seja, elas precisam sentir que essa “troca” vale a pena.

Elabore um título atraente e um CTA persuasivo 

Aqui o que vale é a famosa “primeira impressão”, o usuário precisa bater o olho no título e se interessar a ponto de continuar lendo a Landing Page. 

Além disso, o botão de CTA precisa estar visível, criar um senso de urgência e induzir a pessoa a executar a ação desejada, seja: entrar em contato ou baixar algum material, por exemplo.

Insira provas sociais 

As provas sociais ainda são uma das técnicas mais poderosas usadas no marketing. Ao mostrar o quão útil tem sido seu produto ou serviço para os clientes atuais, você aumenta as chances de conquistar novas pessoas. Sem contar que isso também dará certa credibilidade a empresa.

Veja como está o funcionamento na versão mobile

Não mate a sua Landing Page, garanta que ela ofereça uma boa experiência ao usuário, essa deve ser uma de suas prioridades!

Páginas não otimizadas para versão mobile são ignoradas, simples assim. O público não quer ter que se esforçar para ler o que está “cortado” na página. Afinal, ninguém gosta de ficar rolando a tela do celular para o lado, não é mesmo?

Realize testes A/B 

Não, o trabalho não acaba depois que a Landing Page é finalizada. Por que? A LP é como nosso aprendizado, precisa estar em constante evolução.

Por isso, faça testes A/B baseados no feedback dos usuários. O objetivo é fazer com que a página fique cada vez melhor!

Diferenciais que o RD Station Marketing oferece para suas Landing Pages 

O RD Station Marketing disponibiliza diversas funcionalidades para que a elaboração da sua Landing Page seja ainda mais prática. Quer ver? Dá uma olhada abaixo!

Modelo drag-and-drop

No RD Station Marketing é possível clicar, arrastar e soltar elementos na página que deixam a Landing Page com a cara da sua empresa. Assim, suas LPs ficam mais atrativas e profissionais, com vídeos e imagens, mas sem perder a responsividade.

Importante: as Landing Pages já vem com Certificado de Segurança e Campos de Proteção de Dados de acordo com as melhores práticas da LGPD.

Diversos modelos disponíveis

Se você se sente perdido não precisa começar com uma folha em branco. A plataforma disponibiliza mais de 120 modelos com objetivos variados criados por especialistas.

Escolha entre segmento de mercado e tipo de oferta, depois é só personalizar em poucos minutos!

Página de Modelos de Landing Pages no RD Station Marketing

Facilidade para fazer testes A/B

Tenha certeza dos resultados e otimize os recursos do seu negócio. Como? Realize testes A/B e analise por um período quais páginas estão apresentando os melhores resultados.

Depois, duplique o modelo e personalize para aproveitar em novas campanhas, poupando tempo.

Autonomia com edição avançada

Sabia que com a edição avançada da RD Station você ganha mais flexibilidade e autonomia na sua Landing Page? É possível customizar a LP com JavaScript, CSS e HTML.

Além disso, com essa funcionalidade, você pode ver como a página aparece nos dispositivos desktop e mobile, para certificar-se que tudo está certo.

Conclusão

As Landing Pages são uma ótima estratégia para quem precisa aumentar o número de leads e gerar mais oportunidades de negócio. Sendo assim, invista nas LPs para que sua empresa alavanque os resultados sem, necessariamente, aumentar o investimento.

Leia também: 5 Exemplos de Landing Pages com alta conversão para sua estratégia de Marketing Digital

Precisa de uma ajuda para tornar seu trabalho mais fácil? Então, conte o RD Station Marketing e encontre dicas para divulgar suas páginas, e tudo que você precisa para ter uma Landing Page de resultados!

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.