Playbook de vendas: 5 dicas para criar ou evoluir o seu

Tenha em um único lugar todas as estratégias e informações de que precisa para fechar mais negócios

Alguns dos principais objetivos das empresas ao iniciar o uso de um CRM são a necessidade de aumentar a produtividade do time de vendas, aumentar a visibilidade e o controle sobre o processo comercial.

A falta de padronização e registro dessas práticas podem ser as causas de você não conseguir cumprir esses objetivos. E você sabia que a resposta para isso pode estar na criação de um playbook de vendas?

Vem saber mais!

O que é playbook de vendas?

Playbook de vendas é um documento que contém tudo o que está relacionado ao processo de venda da empresa, desde a captação dos clientes até a etapa do pós-venda. O objetivo é padronizar o processo de vendas, simplificando-o.

Algumas das informações importantes que devem estar no seu playbook: jornada de compra, perfil do cliente ideal, rotinas e funções da equipe, indicadores e mais. Nele, o vendedor tem que ter à disposição as estratégias e informações de que ele precisa para fechar mais negócios.

Além disso, um playbook de vendas também facilita a passagem de conhecimento aos novos colaboradores. Isso porque, nessa espécie de guia, o vendedor encontra informações sobre a cultura de vendas da empresa e fica por dentro das melhores práticas para alcançar bons resultados dentro do período esperado. 

Dicas de como fazer ou evoluir o seu playbook de vendas:

Defina um formato de apresentação

O primeiro passo para criar um playbook de vendas é definir sobre a sua apresentação. Como a ideia é que os conhecimentos sejam absorvidos de maneira fácil e rápida, é importante caprichar nessa etapa. 

Para facilitar, a dica é usar programas acessíveis, como PowerPoint ou PDF. Imagens e vídeos são bem-vindos, pois ilustram os textos, que devem ser curtos, e tornam o material mais dinâmico.

Mostre quais são as métricas e relatórios utilizados

Depois de tudo isso, é hora de apresentar métricas e relatórios usados pela área de vendas.

Mostre quais são os relatórios gerados na área e as métricas usadas para avaliar os resultados do time. E lembre os vendedores de que acompanhar esses dados no dia a dia é essencial para todos, não só para os gestores. Dessa forma, o vendedor terá mais consciência do seu papel dentro da área. 

A maior parte desses relatórios e dados será retirada do RD Station CRM, então é importante acompanhar o padrão de nomenclatura e apresentação da ferramenta. Para os dados que serão cruzados e interpretados além do RD Station CRM, também descreva com detalhes o que cada indicador deve mensurar!

Descreva a área de vendas

Este é o cerne do playbook de vendas! Dê atenção especial a essa parte, já que ela deve ser bastante consultada pelos vendedores no futuro. Esse é um item que tem suas próprias etapas: 

  • Primeiro, é preciso fazer um mapeamento, criado com dados do mercado e do seu histórico de vendas, para entender quem é seu cliente em potencial. Persona, ICP e público-alvo devem ser descritos;
  • Depois, é preciso apresentar o processo de vendas da empresa, começando pelo primeiro contato com o Lead até o fechamento do negócio e o pós-venda. As etapas devem ser descritas em detalhes, evitando equívocos;
  • Aqui, o vendedor também toma conhecimento do funil de vendas e dos seus estágios — topo, meio e fundo — e da jornada de compra;
  • O documento também pode incluir simulações e possíveis objeções, o que vai preparar o vendedor para situações que possa encontrar no dia a dia.

Mantenha o Playbook de Vendas sempre atualizado

Por último, vale lembrar: na medida que seu processo de vendas se modifica, você lança novos produtos ou serviços, muda sua estratégia, enfim, é preciso atualizar o playbook de vendas para que ele fique a par dessas alterações. 

Por isso, mantenha seu playbook de vendas em dia. Quando fizer alguma mudança grande, como adicionar um novo tópico ou mudar o posicionamento da empresa, faça o anúncio de maneira pública, seja em uma reunião, email ou messenger corporativo.

Configure o seu CRM de acordo com o seu processo de vendas

Agora que você já tem o seu playbook de vendas, é importante configurar o seu CRM de acordo com as práticas registradas. Isso vai ajudar a otimizar seu processo na ferramenta e a aumentar a produtividade do time.

Algumas das funcionalidades que são importantes e devem ser configuradas:

O que não pode faltar no meu playbook de vendas?

De modo geral, é importante que um playbook de vendas contenha:

Quer aumentar a produtividade da sua equipe e as vendas da sua empresa? Faça o curso gratuito RD Station CRM na prática. São aulas práticas para você aprender a configurar e utilizar a ferramenta no seu dia a dia, junto com a nossa metodologia de vendas própria, o PEACE.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.