Pop-ups no marketing: o que é e como usar a estratégia

Entenda a importância de Pop-ups para um site e descubra como utilizar para melhorar as taxas de conversão e encaminhar Leads para os caminhos desejados

Atrair a atenção e incentivar usuários a concluir uma determinada ação é extremamente importante quando avaliamos a experiência de uma página na internet. É justamente por isso que os Pop-ups ganharam espaço e tornaram-se um elo entre a navegação e a conversão de visitantes em um site. 

Para as empresas é essencial para converter e qualificar Leads, prevendo comportamentos e oferecendo o que o público necessita em cada situação. 

Mas, afinal, o que são Pop-ups e como utilizar essa estratégia para geração e qualificação de Leads no marketing digital? 

Continue a leitura do artigo e descubra como promover conteúdos, capturar Leads e resgatar visitantes em um site. 

O que são Pop-ups?

Se alguma vez ao navegar por sites você se deparou com algumas janelinhas que surgiam para interações, saiba que esses eram os Pop-ups. 

Trata-se de elementos que se abrem automaticamente durante a navegação em sites ao realizarmos ações de rolagem ou saída. Serve para resgatar os usuários e conduzir a uma decisão de conversão ou retenção na página. Quando utilizados de maneira estratégica e cuidadosa, tornam-se recursos poderosos para capturar a atenção dos visitantes e levá-los a ações e destinos desejados.

Alguns dos modelos mais utilizados nos dias atuais são para cadastros em newsletters, cupons de desconto, download de materiais ou convite para visitar páginas, dependendo da estratégia escolhida.

No Marketing Digital, os Pop-ups são ferramentas importantes para avançar Leads durante uma Jornada de Compras. Entretanto, para chegarmos ao cumprimento dessa meta, é necessário dominar e utilizar algumas técnicas que não irritem os usuários, permitindo explorar o melhor uso da estratégia.

Foi pensando nisso que reunimos as principais práticas, cuidados e modelos para criar Pop-ups poderosos de maneira simples. Confira!

Como utilizar os Pop-ups no Marketing Digital?

A combinação de Pop-ups em sites precisa ser pensada para sempre oferecer a melhor experiência para os visitantes. Trata-se de recursos que devem ser acionados para impulsionar a jornada de conversão em um site, evitando ser invasivo ou atrapalhando a navegação. 

Por isso, antes mesmo de criar e ativá-los, é preciso escolher os melhores modelos que podem ser utilizados, como veremos a seguir.

Pop-up de rolagem (scroll)

Essa é uma das opções mais interessantes e também mais utilizadas. Imagine que você tenha um site com diversas sessões. Consequentemente os visitantes precisariam rolar a página para desfrutar da navegação e continuar consumindo o conteúdo. 

Nesse caso, quando a barra de rolagem é acionada, o Pop-up surge para atingir o usuário. 

As chances de ofertas podem ser várias, combinando o assunto da página, materiais complementares, interesses ou cliques em links para ações desejadas. 

Pop-ups de rolagem para sites com RD Station Marketing 

Pop-ups de saída (exit intent) 

Esse modelo apresenta um formato único e pode ser utilizado para resgatar visitantes que estejam abandonando uma página. Quando o usuário faz o movimento de saída, ele poderá ser acionado para aproveitar os instantes finais da navegação. 

Para ter bons resultados, é preciso colocar esse tipo de Pop-up em páginas importantes ou que tenham mais acesso, priorizando ofertas de retenção e resgate antes que deixem o local. 

Pop-ups de saída para sites

Pop-ups por tempo (timed)

As opções de Pop-ups ativadas por tempo levam em conta a permanência dos usuários. Se uma pessoa fica on-line por mais de um minuto na mesma página, uma janela é aberta automaticamente, sugerindo uma ação. 

Essa opção é muito utilizada para navegação em desktop que pode ocorrer paralelamente mesmo com outras guias abertas. 

Pop-ups fixos 

Os Pop-ups fixos podem ficar definidos em uma parte do site, sem que se movam ou flutuam. Basta escolher a melhor posição para acesso em desktop ou mobile e inserir o formato e tamanho, seja na lateral ou rodapé da página.

Seja qual for a escolha, os Pop-ups devem ser testados em computadores e dispositivos móveis.  Dessa maneira, será possível certificar o bom funcionamento e eliminar incômodos de usuários ao navegar pelas páginas.  Para isso, ter um site responsivo é primordial para o aumento de tráfego, conduzindo os Leads para ações desejadas. 

4 maneiras de utilizar Pop-ups para conversão de Leads

Como já vimos, um Pop-up pode ter diversas funções e não existem limites na hora da criação. Independentemente do objetivo da página, os Pop-ups no Marketing servem para aumentar conversões e aplicar ações interessantes ao longo da experiência. 

Em uma estratégia de Marketing Digital, é preciso escolher qual a função do recurso, em quais páginas aparecem e quais ofertas são utilizadas para aumentar o interesse dos Leads. 

Dentre as possibilidades de personalização, é preciso atentar-se ao contexto de inserção para definir a relevância e aumentar as chances de conversão. 

Para te ajudar a encontrar boas opções, selecionamos 4 maneiras para produzir Pop-ups conectados a uma estratégia on-line. Conheça a seguir! 

1. Assinatura de newsletter 

Uma das formas mais famosas para aquisição de Leads: a possibilidade de se inscrever para newsletters abre oportunidade de contato recorrente e oferece uma boa atividade para os Pop-ups. 

Nesse caso, o usuário poderá preencher o e-mail diretamente na janela, sem interrupções para confirmar sua inscrição. Páginas de leitura são bons canais para inclusão, pressupondo o interesse em receber mais sobre o conteúdo. 

Pop-ups para assinatura em Newsletters

2. Divulgação de conteúdos 

O conteúdo é valioso em qualquer estratégia de Marketing Digital. Abordar leitores em momentos propícios e oferecer um aprofundamento pode ajudar a atrair, converter e transformar Leads em clientes.

Essa é uma das opções mais úteis para capturar com Leads com técnicas de Inbound Marketing. Além disso, os Pop-ups tornam-se uma peça de divulgação para as ofertas de conteúdo, podendo ser utilizados em páginas complementares ao tema, por exemplo. 

Pop-ups para divulgar conteúdos

3. Cupons de ofertas e descontos

Essa opção é muito popular em lojas virtuais e e-commerces, pois estimula o senso de urgência e pode levar a uma decisão de compra mais rápida. 

Dependendo dos objetivos da estratégia, é possível configurar o aparecimento em determinadas páginas como no carrinho de compras para finalizar ou provocar exclusividade. 

Pop-ups para divulgar descontos

4. Pop-ups com botão de WhatsApp

Se sua audiência quer interagir e conversar com seu negócio por meio do WhatsApp, os Pop-ups facilitam demais esse caminho. 

Ao criar um Pop-up de WhatsApp, você poderá incluir um botão flutuante com a logo do aplicativo no seu site, permitindo que seus visitantes entrem em contato com a sua empresa mais facilmente.

Pop-ups com botão de WhatsApp

Ao utilizar a estratégia com o RD Station Marketing, por exemplo, os Leads conseguem  inserir informações de contatos para gerar uma conversão automática, sendo levados à versão normal do WhatsApp em seguida. 

Como criar Pop-ups para sites 

Criar e ativar Pop-ups é uma tarefa simples que deve ser apoiada de acordo com as estratégias do projeto.  Durante o planejamento é preciso definir uma ação para o recurso e monitorar o desempenho, sem que isso comprometa a performance no site.

Para gerar Leads com Pop-ups no Marketing é preciso oferecer ainda:

  • contexto: encontrar o momento ideal para a oferta e oferecer condições compatíveis com o público-alvo;
  • criar mensagens personalizadas: atribuir comunicações que atraiam a audiência e gerem maior afinidade e clareza para conversão;
  • utilizar CTAs claros: definir qual ação os usuários devem tomar, deixando claro o que deve ser feito com a interação;
  • ser relevante: o surgimento de Pop-ups podem interromper a navegação de um visitante, logo a ação só pode ser considerada com cautela, podendo ir de encontro aos próprios interesses da Persona da marca.

Como publicar Pop-ups com o RD Station Marketing 

Já vimos que os Pop-ups são formas criativas para capturar e encaminhar contatos ao longo do Funil de Vendas, não é mesmo?

Se você possui visitantes no seu site mas poucos deles viram Leads, talvez seja a hora de começar a utilizar uma automação de marketing para não perder mais oportunidades. 

Com a ferramenta RD Station Marketing, você poderá criar e publicar Pop-ups em minutos.

Não requer mudanças na estrutura do site para ser instalado, integrando apenas o Código de Monitoramento da ferramenta para ativar o surgimento nas páginas definidas.

Editor de Pop-ups RD Station Marketing

Além disso, os Pop-ups criados no RD Station Marketing oferecem recursos práticos e intuitivos para quem quer começar ou aprimorar ações on-line:

  • Templates e formatos pré-definidos;
  • Editor “arrasta e solta” para personalizar a aparência;
  • Inserir textos, logos, imagens e elementos;
  • Adição de formulários inteligentes;
  • Definições de exibição por páginas e tempo de surgimento;
  • Estatísticas para acompanhar o desempenho de cada Pop-up e muito mais!

????E tem mais: para comprovar e experimentar todas as estratégias com Pop-ups, você poderá começar testando o RD Station Marketing durante 10 dias grátis. 

O teste já conta com as opções de Pop-ups descritas neste texto – e recursos exclusivos para vender e se relacionar. Tudo isso para te ajudar a aplicar todas as nossas ideias e gerar mais resultados na internet. 

Você poderá integrar site, loja virtual ou blog e criar Pop-ups gratuitamente, clicando aqui ou preenchendo o formulário abaixo: 

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.