Qual a importância de integrar Marketing e Vendas no CRM?

A integração entre Marketing e Vendas no CRM é uma estratégia que potencializa os resultados da empresa; veja como fazer com as ferramentas RD Station

Como unir Marketing e Vendas para aumentar os ganhos na sua empresa? Essa é uma dúvida muito comum para quem ainda não tem um CRM como aliado no dia a dia.

A integração entre Marketing e Vendas auxilia em todo o processo comercial, com a finalidade de unir estratégias de vendas, operações e time. Mas um dos pontos cruciais para criar uma integração entre essas áreas é através das ferramentas utilizadas pela equipe. A RD Station, por exemplo, oferece uma nova integração entre RD Station Marketing e RD Station CRM que faz com que o Marketing e Vendas trabalhem juntos.

Muitas empresas, aliás, acabam tratando essas duas etapas do Funil de Vendas separadamente. Isso acaba gerando menos resultados e o retorno dos investimentos acabam não sendo o esperado.

Sem dúvidas, um controle bem feito de todas essas ações irá render muito mais ganhos e ajudar a sua empresa com dados e relatórios mais assertivos.

Neste post, vou mostrar um pouco mais sobre como esse processo pode ajudar a alavancar as vendas, integrar setores e gerar ainda mais Leads para o seu negócio.

Por que integrar Marketing e Vendas?

Não é segredo para ninguém que o coração da empresa está no time Comercial – e, atualmente, no time de Marketing unido a ele. Pensando sempre em oferecer a melhor experiência aos seus clientes, ambos os times precisam trabalhar juntos.

Ou seja, essa integração permite entender com mais clareza e informações a Jornada do Cliente. Isso porque o Marketing cria a campanha, atrai o Lead e o time de Vendas finaliza todo o processo.

Porém, para que esse ciclo seja fechado com sucesso é preciso muito esforço, planejamento e motivação. E é através de uma ferramenta de CRM que todas essas informações são guardadas e repassadas com facilidade entre os setores.

No CRM você possui um controle seguro e preciso de todos Leads, clientes e prováveis clientes. Isso porque lá constam todas as informações necessárias para conhecer melhor cada um deles.

Como gerar resultados unindo Marketing e Vendas?

Quando o Comercial recebe um Lead, precisa estar preparado para entender as suas necessidades e analisar se ele está qualificado para a venda. Para identificar se o Lead está pronto ou não, Marketing e Vendas precisam estar alinhados, trabalhando juntos. Caso contrário, muitas oportunidades acabam sendo perdidas por falta do contato do comercial – ou por que não estava realmente preparado para comprar.

Já quando estão trabalhando juntos, a conversão acaba aumentando e menos oportunidades são perdidas. Aqui vão algumas dicas para capturar o máximo dos Leads, gerando contatos mais quentes e preparados para a venda:

  • Enviar o material correto para o Lead – Para isso acontecer, o vendedor precisa entender a real necessidade dele;
  • Com o passar do tempo alguns contatos acabam sendo esquecidos, por isso, recuperar Leads antigos é uma ação importante;
  • Cliente satisfeito compra novamente, portanto oferecer produtos novos aumenta a chance de fidelizar esse Lead.

Um exemplo de envio correto de materiais é através das anotações que você faz para o Lead, como no exemplo abaixo, com informações completas sobre as necessidades e momento atual do Lead:

Após essa identificação e análise, você pode identificar qual outro produto pode ser vendido e oferecer no momento oportuno, criando uma tarefa com esse intuito:

Conheça mais sobre os processos de um CRM

Usaremos como exemplo o RD Station Marketing CRM, que possui muitos recursos disponíveis, como:

  • Campos ilimitados em pop-ups: ajuda a captar mais informações sobre o Lead, o que facilita na hora de enviar o material correto à ele
  • Teste A/B no novo editor: facilita a geração de Leads
  • Componente de vídeo: aumenta a taxa de conversão (prospect > Lead > oportunidade > negociação > venda) 
  • Máscara DDI: ajuda a salvar corretamente o telefone dos Leads
  • Ranking de Landing Pages e Pop-ups: compara o desempenho entre Landing Pages e Pop-ups, identificando quem converte mais ao longo do tempo
  • Novos efeitos nas Landing Pages: ajuda na criação de páginas mais atrativas

Ainda não conhece o RD Station CRM?

???? Saiba mais em: 10x mais produtividade no seu time comercial com o RD Station CRM

Relação entre o time e a integração Marketing e Vendas

Falamos muito até aqui da importância de ter um CRM e por que Marketing e Vendas devem ser aliados durante todo o processo comercial. Porém, se o time não está alinhado e informado sobre todos esses assuntos e processos não tem sentido investir.

O time comercial é tão importante quanto o time de marketing que cria campanhas e propagandas do produto. O vendedor precisa estar informado sobre todos esses passos, a fim de criar abordagens que possam resultar em mais conversões.

A troca de informações entre essas equipes resulta na unificação de dados, afinal é da equipe de marketing que vem todas informações necessárias para lidar com o Lead.

Por fim, o time de vendas vai criar formas de transformar aqueles Leads em números e vendas, focando claro na finalização da venda e na fidelização do cliente.

???? Quer se aprofundar mais? Confira o post: SMarketing: o alinhamento total entre Marketing e Vendas

Como melhorar a produtividade e os resultados de Marketing e Vendas da empresa?

A integração de estratégias, operações e time transformam o resultado da empresa e trazem mais produtividade ao longo do tempo. Manter o Lead engajado durante todo o processo comercial até o fechamento é essencial para aumentar as chances dessa venda.

Mas como manter ele interessado e aumentar a conversão?

Através do RD Station CRM é enviado às mudanças da etapa de funil e as tarefas que foram realizadas em vendas para o RD Station Marketing. Dessa forma, as ações do comercial são repassadas ao marketing, facilitando na criação de campanhas e ações para reforçar o discurso de vendas.

Deu para perceber por que um time está ligado ao outro e a importância deles conversarem entre si?

Ou seja, essa integração além de ajudar a conhecer bem o Lead, ainda pode ajudar na retomada de oportunidades que foram perdidas ou abordadas na hora errada.

Isso se torna possível porque as informações ficam arquivadas dentro do sistema, sinalizado com o status de oportunidade perdida, facilitando o contato do vendedor com esses clientes novamente.

Permite que ele encontre ali oportunidades de retomar uma negociação com um Lead, por exemplo, que anteriormente não havia demonstrado interesse.

Planejamento de Marketing e Vendas no CRM

Independentemente do tamanho da empresa, um bom planejamento de Marketing e Vendas permite acompanhar de perto o crescimento do negócio, além de ajudar nas estratégias e sucessivamente no aumento das vendas.

Primeiramente, para elaborar um bom plano de vendas se deve observar o volume de vendas da empresa, histórico de faturamento, recursos disponíveis, entre outros.

Enfim, depois de elaborado e colocado em prática, através do CRM fica muito mais simples acompanhar passo a passo do planejamento.

Através de relatórios e controles diversos entre cadastros, contatos, número de vendas, por exemplo, é possível analisar se as campanhas de marketing e as abordagens de vendas estão surtindo efeito, a fim de suprir as expectativas criadas ao realizar o planejamento.

Benefícios do RD Station CRM

Relacionamento empresa X cliente

A fidelização do cliente, sem dúvidas, faz parte do sucesso financeiro da empresa. Porém, sem o software de automação fica mais difícil ter esse controle, pois através dele é possível saber quem são os clientes ativos.

Dentro do sistema são inseridos os dados dos Leads como: necessidades, preferências, gostos, entre outros, o que facilita na hora de criar as segmentações das ações de marketing.

Relacionamento entre os setores

Os setores da empresa devem estar integrados ao sistema para que exista uma comunicação melhor entre eles.

Essa ligação ajuda os colaboradores a terem acesso às informações dos clientes e auxilia, principalmente, os gestores nas tomadas de decisões.

Um exemplo desse benefício é quando um cliente entra em contato com a empresa pela segunda vez, através de um histórico armazenado no CRM, e o colaborador tem fácil acesso a sua situação, evitando assim que o cliente tenha que ficar repetindo tudo novamente ao atendente.

Segurança no armazenamento de informações no RD Station CRM

O CRM armazena todos os dados referentes aos clientes e a empresa de forma mais segura, tornando melhor a organização dos documentos e otimizando processos. Isso torna a busca pelos mesmos mais rápida. Ou seja, quando um colaborador necessita de alguma informação, o software oferece essa facilidade e rapidez.

Esse acesso é todo realizado através de senhas, o que deixa o CRM seguro e somente pessoas autorizadas têm acesso.

Organização das tarefas

De uma maneira mais organizada, todas as tarefas relacionadas ao cliente são armazenadas e alimentadas através do CRM, possibilitando um acompanhamento mais personalizado de cada um.

Sem contar que é possível realizar relatórios para a apresentação de dados e valores referente a vendas e situação do cliente, seja positiva ou negativa, nos casos de inadimplência, por exemplo.

Outro benefício é que o colaborador consegue organizar sua rotina, tarefas e compromissos do dia, preenchendo dados importantes que não podem ser esquecidos.

Ficou bem claro a necessidade de uma integração entre o Marketing e Vendas, certo? Um sem o outro torna muito mais difícil a criação de campanhas, atração e fidelização de clientes.

A venda depende diretamente do marketing, pois ele atrai, entende e filtra os potenciais Leads para que os vendedores possam dar continuidade no processo e finalizar a venda. Uma empresa que busca bons resultados precisa ter um bom planejamento organizacional e manter seus documentos e procedimentos salvos e organizados. 

Exemplo prático

Mas agora, vamos ver na prática como funciona:

Imagine que você criou uma Landing Page convidando atraindo pessoas interessadas em um evento que vai fazer, como no exempo da Landing Page abaixo:

Exemplo de Landing Page criada no RD Station Marketing

Como essa é uma página desenvolvida para meio de funil, todas as pessoas que cadastraram, automaticamente se tornaram oportunidade através de uma automação criada: 

Após se tornarem oportunidade, como existe a integração entre o RD Station Marketing e o RD Station CRM, em nosso exemplo, o Lead automaticamente sobe como uma oportunidade no funil dos vendedores, para que façam contato diretamente, como no exemplo, onde no RD Station Marketing o Lead foi marcada como oportunidade: 

 E agora, olhe como esse Lead aparece no RD Station CRM para que os vendedores façam contato: 

E nesse momento, o vendedor recebe uma notificação na tela avisando que tem uma nova oportunidade e ainda um estímulo para entrar em contato rapidamente para aumentar as chances de vendas: 

Viu como a integração entre Marketing e Vendas através do RD Station Marketing e RD Station CRM pode facilitar sua vida?

Quer buscar ainda mais sintonia entre Marketing e Vendas em conjunto? Clique aqui para começar a crescer com a gente!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.