RD Station CRM: Automação de vendas

Conheça exemplos de automações que você pode criar no Plano Pro do RDS CRM!

Você sabia que 65% dos vendedores gastam a maior parte do tempo em atividades não relacionadas à vendas, fazendo tarefas recorrentes que atrapalham a produtividade da pessoa de vendas? Com a funcionalidade de Automação de Vendas, você elimina processos manuais e escolhe a melhor forma de deixar a ferramenta trabalhando enquanto a equipe de vendas foca nas tarefas mais importantes.

Exemplos de como usar a automação no seu dia a dia

A partir de modelos, automatize a criação de tarefas, envio de e-mails, mudanças de etapa e de responsável. Elimine as tarefas manuais e aumente a produtividade da sua equipe.

Dentro do plano Pro temos disponível sete modelos de automação, separados em cinco categorias:

Automações de tarefa: uma nova tarefa será criada automaticamente quando uma oportunidade for movida de etapa ou criada no funil de vendas. Essa tarefa será criada para uma equipe de vendas, ou para a pessoa de vendas pré-selecionada.  

Um exemplo de como isso se aplica na prática: Uma nova oportunidade chegou no funil e precisa de uma atividade de primeiro contato como Ligação, então será criada essa tarefa para a pessoa de vendas selecionada.

Automações de Email:  um email será enviado automaticamente quando uma oportunidade for criada ou movida de etapa no funil. Você deve ter um modelo de email padrão previamente configurado. Depois, pode configurar sua automação para enviar esse email para a Oportunidade ou para algum endereço de usuário do CRM. 

Exemplo: Quando uma oportunidade é movida para etapa de fechamento e você precisa enviar o contrato para ela. Esse email pode ser enviado automaticamente utilizando essa configuração.

Outro exemplo, quando você cria uma nova oportunidade, já automatiza um e-mail de boas vindas, apresentando a pessoa de vendas que irá atendê-lo  e compartilhando um link que vai ajudar na negociação.

Automações de Responsável do Lead:  Você pode alterar a pessoa de vendas responsável pela oportunidade de forma automática, sempre que uma oportunidade for movida de etapa no funil ou quando a oportunidade estiver há um determinado tempo sem nenhuma interação. 

Um exemplo prático: quando uma pessoa de pré-vendas move a oportunidade para a etapa de vendas e deve mudar o responsável pela oportunidade. Você pode configurar para isso acontecer automaticamente, assim, seu SDR não precisa fazer ações manuais e pode focar em outras qualificações. 

Outro exemplo, quando é criada uma nova oportunidade no funil, mas a pessoa de vendas responsável não entra em contato em até, um tempo determinado, como 2h, essa oportunidade pode ser direcionada para outra pessoa de vendas automaticamente, fazendo o roteamento até 3 vezes.

Automação para Mover Oportunidade: Quando um campo customizado for atualizado a oportunidade é movida automaticamente de uma etapa do funil para outra.

Na prática: no momento em que uma pessoa de vendas preencher um campo personalizado que é um gatilho/qualificação de passagem para a próxima etapa, a oportunidade avançará no funil automaticamente, diminuindo o trabalho manual da sua equipe. 

Na prática: Como saber se minha automação está funcionando?

Depois de criar e configurar as suas automações, você pode conferir se tudo está funcionando corretamente em Minhas Automações e ativar, desativar qualquer uma delas quando quiser e verificar as atividades executadas. 
No total, são permitidas a criação de até 50 automações diferentes na sua conta de CRM, mas que podem rodar centenas de processos automaticamente. Você encontra mais detalhes sobre a Automação de Vendas na nossa Central de Ajuda.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.