Screencast: Usando o Painel de Palavras-Chave de forma estratégica

Entenda como inserir palavras-chave relevantes para o seu negócio e acompanhar uma série de métricas relativas a esses termos, como o volume de buscas mensais e qual a posição atual em uma busca no Google.

No screencast dessa semana vamos ver como podemos usar o Painel de Palavras-Chave de forma estratégica, utilizando as informações apresentadas para guiar os esforços da produção de conteúdo, detectar oportunidades de curto e longo prazo, e posteriormente avaliar os resultados desses esforços.

Para quem não pode assistir ou prefere aprender mais em formato de texto, trazemos abaixo os principais assuntos abordados no vídeo.

O Painel de Palavras-Chave

O Painel de Palavras-Chave é uma funcionalidade do RD Station em que podemos inserir palavras-chave relevantes para o nosso negócio e acompanhar uma série de métricas relativas a esses termos como o volume de buscas mensais e qual a posição atual em uma busca no Google para essa palavra-chave.

Hoje o nosso foco é aprender a usar o Painel como guia para os nosso esforços em Marketing Digital. Caso você tenha dúvidas sobre como escolher e inserir as primeiras palavras-chave, pode consultar o passo-a-passo dentro da nossa metodologia. Além disso você pode dar uma olhada no post Como escolher as melhores palavras chave para brigar pelos resultados no Google .

Usando o Painel como guia para a produção de conteúdo

Quando você vê uma palavra no painel que não está posicionada entre as 100 primeiras, podemos dizer com certa segurança que, exceto para termos com competição extrema,  você não tem uma página escrita específicamente para aquela palavra.

Dito isto, todas as palavras que no Painel de Palavras Chave mostrarem ranking “> 100” são possíveis candidatas a virarem um post no blog da sua empresa. De fato, você deve fazer isso um hábito. Ao invés de criar posts de algum assunto aleatório que surgiu na sua cabeça, use o Painel de Palavras Chave para escrever com objetivo, escolhendo as palavras-chave com mais potencial.

Descobrindo oportunidades de melhoria a curto prazo

Há uma situação que permite ganhos de posição no curto prazo e com um esforço relativamente pequeno: as palavras chave que já aparecem no ranking. Em muitos casos elas não estão perfeitamente otimizadas e você pode usar a ferramenta de Otimização de Página do RD Station para fazer uma análise do SEO On-Page e descobrir formas de melhorar cada página.

Para isto, basta clicar no ícone que aparece na coluna Ações e em seguida gerar o relatório com as informações já preenchidas. Aqui você vai saber se essa página tem algum erro ou oportunidade de trabalhar melhor os elementos de alguma maneira, inclusive o próprio software já traz as sugestões de como fazer.

Essas mudanças costumam ser feitas rapidamente e demoram só até a próxima vez que o Google indexar a sua página fazer efeito. Agora, caso sua página já tenha uma ótima nota, temos que partir para o outro lado do SEO que é a construção de autoridade.

Priorizando palavras-chave para link-building

Agora vamos olhar para as palavras que já têm um página direcionada para elas, têm uma boa nota de SEO On-page e mesmo assim não atingem as primeiras páginas.

Sabendo como funciona o Google precisamos agora direcionar nossos esforços em conseguir links para esta página. Em outras palavras essa palavra-chave entra para a nossa lista de prioridades de link-building.

Uma das melhores formas de se conseguir links (com alguns efeitos colaterais muito positivos) é escrevendo um guest post. Tenha essas palavras em mente e procure prioriza-las quando for escrever seu post como convidado. Procure utilizar temas em que encaixe bem um link apontando para a página desejada, com a palavra-chave no texto âncora.

Os resultados aqui costumam demorar mais a aparecer, já que há o tempo de “negociação” com o veículo, produção de conteúdo, indexação da página pelo Google, entre outros,  mas têm impacto muito mais profundo também.

Monitoramento dos esforços

Finalmente, o Painel de Palavras-chave do RD Station permite que você monitore todos esses esforços.

Ao clicar no ranking de uma palavra, o Painel mostra a posição da palavra-chave e sua variação ao longo dos últimos meses. Você pode cruzar isso com as datas das suas ações e verificar o efeito que foi causado.

Além disso, a aba de Análise do RD Station dá o tráfego por palavra-chave, tanto pelo canal orgânico quanto no pago, juntamente com a taxa de conversão de cada termo. Esse dado serve para retroalimentar o processo, permitindo assim identificar quais são as palavras-chave que efetivamente tendem a gerar resultados e valem mais a pena concentrar os esforços.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.