SEO para Landing Page: 5 melhores dicas para otimização

SEO são estratégias aplicadas em sites para conquistar as posições mais altas do Google, mas como fazer SEO para landing page? Descubra aqui!

SEO é um conjunto de estratégias aplicadas a sites com o objetivo de conquistar as posições mais altas de mecanismos de busca como o Google. Sendo assim, SEO para Landing Page nada mais é que o uso dessas estratégias focado nesse tipo de página.

Quer descobrir os melhores segredos para melhorar o SEO nesse tipo de página? Continue a leitura!

O que é SEO? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em português “Otimização para Mecanismos de Busca”, que se resume em um conjunto de estratégias que visam conquistar as posições mais altas de buscadores como o Google.

Essas estratégias se dividem em três pilares: tecnologia, conteúdo e autoridade.

O que são Landing Pages?

Landing Pages ou Página de Destino, na tradução literal para o português, são páginas com um único objetivo: a conversão. 

Muito usadas em estratégias de Marketing Digital, elas podem ser focadas na oferta de materiais ricos, webinars, solicitações de contato ou ainda pedidos de orçamento.

Diferentes das páginas tradicionais de um site, nas Landing Pages não encontramos componentes como menu e rodapé. Isso porque esse tipo de página foca totalmente na conversão e busca eliminar elementos que possam causar distrações. 

O que é SEO para Landing Pages?

SEO para Landing Pages é um conjunto de estratégias focadas na otimização desse tipo de página com o simples objetivo de conquistar o topo das pesquisas orgânicas de mecanismos de busca como o Google.

Por que fazer SEO para Landing Page?

Assim como em páginas tradicionais de sites, trabalhar SEO para Landing Pages colabora para que essas páginas se tornem atraentes para os buscadores e conquistem classificações altas.

Ainda assim, esse não é o único benefício dessa estratégia! 

Ao fazer essas otimizações dentro das suas Landing Pages e conquistar melhores posicionamentos orgânicos, você aumenta as suas chances de gerar mais tráfego qualificado e por consequência conversões na sua página.

Como fazer SEO para Landing Page?

Agora que você já sabe o que é SEO para Landing Pages, chegou a hora de conhecer as melhores estratégias para colocar em prática na construção das suas páginas. 

Vamos lá? 

1. Escolha bem a KeyWord Foco

O coração de qualquer estratégia de SEO para Landing Pages começa com uma boa escolha de palavras-chave. Isso porque a KeyWord foco da sua página irá impactar grande parte dos seus elementos.

O primeiro passo para escolher a palavra-chave é entender em qual etapa do funil a oferta da sua Landing Page está. Por exemplo, se a Landing Page está oferecendo um material de topo de funil, palavras-chave ou termos que contém “o que é”, “como fazer” e “dicas” funcionam muito bem. 

Já se a oferta tem foco no fundo funil, opte por palavras-chave que contenham “comprar”, “preço” ou “desconto”.

Por fim, como não estamos construindo uma página que terá um volume grande de conteúdo, opte pelas KeyWords de cauda longa, uma vez que palavras-chave head tail ou de cauda curta sofrem com maior competição pelos primeiros lugares. 

2. Valide a intenção de busca

Quando um usuário realiza qualquer pesquisa num mecanismo de busca ele possui uma intenção clara, que pode ser: de navegar, se informar ou realizar uma ação de conversão.

Essa intenção é o que chamamos de intenção de busca! 

Cada palavra-chave, seja head tail ou long tail, possui uma intenção de busca por trás. Ou seja, para cada termo o usuário espera encontrar um determinado tipo de conteúdo. 

Quando falamos de SEO para Landing Pages, a intenção do usuário poderá ser informacional ou transacional, sendo o primeiro para ofertas de topo de funil e a segunda para ofertas de fundo de funil. 

Logo, antes de determinar qual será a KeyWord foco da sua Landing Page, faça uma pequena pesquisa no buscador e entenda se os primeiros resultados orgânicos têm o mesmo objetivo que a sua página irá entregar.

3. Crie um snippet bem otimizado para SEO

Com a sua palavra-chave definida, chegou a hora de otimizar os principais elementos que têm poder de afetar a sua classificação. Sim, estou falando do title e URL da sua Landing Page.

Ao construir o title (título) da sua página, lembre-se de usar a palavra-chave principal da página mais à esquerda e de se limitar a 580px.

Já quando falamos da URL, a principal otimização é trabalhar a KeyWord principal e deixá-la mais curta possível.

Outro elemento importante e presente no snippet é a meta description

A meta description não é um fator de classificação ou posicionamento no Google, contudo ela tem impacto direto sobre a CTR (Taxa de Cliques) da sua Landing Page. Logo, construir uma meta description atrativa e que faça com que o usuário clique na sua página tende a aumentar o volume de acessos que a sua Landing Page receberá.

4. Construa um conteúdo otimizado

De maneira geral, Landing Pages não possuem um volume alto de conteúdo. Contudo, dentro do texto construído para a página é importante repetir, sempre de maneira natural, a palavra-chave principal da Landing Page.

A frequência recomendada é que a cada 100 palavras de conteúdo, de 1 a 3 vezes a palavra-chave seja repetida.

Aproveite também para trabalhar dentro do conteúdo com variações e termos relacionados com a KeyWord principal.

5. Use templates que sejam mobile friendly

Um dos principais fatores de classificação, desde a atualização do Google em 2015, é o mobile friendly! 

Mobile friendly nada mais é que páginas que carregam bem em dispositivos móveis.

Nesse caso, para conquistar um bom posicionamento garanta que a sua Landing Page é otimizada para dispositivos como celulares e tablets.

Conclusão

Como você viu, SEO para Landing Page nada mais é do que a otimização dessas páginas com o objetivo principal de conquistar bons posicionamentos orgânicos dentro de mecanismos de busca, e por consequência gerar mais tráfego qualificado e conversões na sua página.

Lembre-se que as principais estratégias que você precisa adotar para conquistar isso é escolher bem a sua palavra-chave, se atentar a intenção de busca da KeyWord, produzir um conteúdo relevante e construir uma URL otimizada. 

Então agora que você já domina as melhores estratégias de SEO para Landing Page chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, colocar a mão na Landing Page!

Quer ajuda para criar as suas? O RD Station Marketing possui diversos templates prontos que você pode usar! Preencha o formulário abaixo para testar a ferramenta gratuitamente:

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.