Ligações no RD Station CRM: melhore a produtividade do seu time comercial com o telefone virtual

Veja dicas práticas de como alguns clientes estão identificando oportunidades de melhoria em seu processo comercial e aumentando vendas utilizando o Telefone Virtual do CRM

Ligações telefônicas ainda são um dos principais meios de contato do time de vendas com os clientes. É uma alternativa que traz agilidade e faz parte da rotina de grande parte das empresas. A evolução disso é o Telefone Virtual: fazer ligações diretamente pelo CRM eleva a produtividade de vendedores(as) e influencia os resultados de vendas.

Descobrimos, inclusive, que clientes que utilizam o Telefone Virtual em seu processo de vendas avançam 20% mais oportunidades em seus funis de venda. Ou seja, levam mais clientes à frente nas negociações.

Sabemos que muita gente ainda tem dificuldades para mensurar o sucesso dos seus contatos por telefone. Por isso, separamos dicas práticas utilizadas pelos nossos clientes para melhorar a produtividade e as vendas fazendo ligações pelo Telefone Virtual.

#Dica 1: Agilize o contato com as oportunidades 

O Telefone Virtual é uma funcionalidade do RD Station CRM que já vem instalada e configurada nos planos Free, Basic e Pro, e ao criar uma nova conta nós deixamos créditos disponíveis para você já experimentar e sair ligando. 

Para utilizar, você precisa de:

  • um fone de ouvido com microfone de boa qualidade;
  • internet com boa velocidade de navegação;
  • navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox atualizado.

Você pode utilizar duas telefonias virtuais nativas do RD Station CRM: Zenvia ou Opens.

Para ligar é super simples: basta ter o número de telefone cadastrado em um contato, e ao clicar no número o Telefone Virtual será aberto automaticamente. Mantenha os dados de contatos atualizados e centralizados no RD Station CRM, com isso o time de vendas ganha produtividade, é só clicar e sair falando.

Você ainda pode adicionar anotações da ligação enquanto fala, assim tudo fica registrado no histórico da oportunidade e você não precisa ficar tentando lembrar depois do que foi combinado com cada cliente. Quanto mais detalhes registrados da negociação ou dos resultados da conversa, melhor!

Visão do telefone virtual em funcionamento no RD Station CRM

“Com toda certeza, é uma ferramenta que veio para facilitar o nosso meio de comunicação. Sem ter que copiar o número e ficar discando, é só colocar para chamar. Em apenas um clique tudo isso é feito de forma rápida e eficaz. Rápido, eficaz, a verdadeira frase de que tempo é dinheiro!”

Lorena Raquel da Silva – Lagoa Eco Towers, cliente RD Station CRM

Quanto mais rápido você consegue contatar suas oportunidades, mais você aumenta as chances de fechar vendas. E no RD Station CRM você acompanha exatamente essa métrica: o tempo de primeiro contato. No plano Pro, você tem acesso ao relatório de Atividade de Vendas, que traz a análise do tempo de primeiro contato com oportunidades, além de mostrar quantas oportunidades foram contatadas no período, o comparativo com períodos anteriores, com visão em gráficos e tabelas.

Você também consegue ver a lista das oportunidades e dos responsáveis dessas análises, para poder avaliar caso a caso e entender por que não foram contatadas rapidamente. Assim, você encontra falhas no seu processo comercial e pode corrigi-las rapidamente, impedindo que prejudiquem seus resultados por muito tempo.

tempo de primeiro contato no RD Station CRM

Visão do tempo de primeiro contato no RD Station CRM

#Dica 2: Escute as ligações no histórico das oportunidades

As ligações feitas pelo telefone virtual ficam registradas no histórico das oportunidades no RD Station CRM, o que agiliza o trabalho do time de vendas que pode utilizar o próprio áudio da ligação como registro do andamento e evolução da oportunidade. Isso facilita quando outro vendedor dá continuidade à negociação, e até mesmo possibilita ouvir e avaliar a abordagem, tom de voz ou roteiro utilizado em determinada ligação.

Uma boa dica para líderes, é selecionar bons exemplos de ligações de um(a) vendedor(a) experiente e compartilhar como exemplo em treinamentos e capacitações internas.

“Bem, eu uso bastante e para mim ele auxilia na comunicação com minhas oportunidades, deixando tudo registrado tanto para minhas informações futuras, como também para quem possa ficar cuidando dessa conta, ou mesmo para minha gestora acompanhar meu trabalho uma vez que estamos trabalhando home office. Além de simplificar, não necessitando digitar toda informação em cada ligação.”

Regina Martins – Qualimaster Consultoria Empresarial, cliente RD Station CRM

“É uma funcionalidade que agiliza e complementa muito nosso trabalho. A facilidade de acessar as informações das ligações é muito bem projetada, e a ferramenta de criação de anotações durante a ligação poupa muito papel, e fica tudo salvo na Oportunidade.”

Danilo Suzuki – Lagoa Eco Towers, cliente RD Station CRM

#Dica 3: Acompanhe os dados das ligações nos relatórios do CRM

Utilizando o telefone virtual no RD Station CRM você gera dados muito ricos para a análise da performance do seu time de vendas.

Compare a quantidade e o tempo de ligações de cada vendedor(a): Os relatórios trazem informações que ajudam a identificar discrepâncias no processo de vendas do time e, a partir disso, você consegue identificar oportunidades de melhoria no processo de vendas e nos resultados de cada vendedor(a).

relatório de ligações no rd station crm

Visão do relatório de ligações do RD Station CRM

Por exemplo, observe e compare por quanto tempo e quantas ligações cada um faz, e analise esse resultado em relação à conversão em vendas. Assim, você estabelece uma relação entre dados de ligações e a quantidade de vendas fechadas ou perdidas.

relatório comparativo de ligações no rd station crm

Relatório comparativo de ligações no Rd Station CRM

“O Telefone Virtual do CRM é ótimo para ganhar tempo e poupar esforço na operação comercial. Ele é uma ferramenta prática, auxiliando e muito na organização das tarefas e acompanhamento diário dos leads. Facilita também o acompanhamento das operações através dos relatórios de ligações, ajudando assim a entender o tempo de ligação, a quantidade, ligações não atendidas e atendidas e as efetuadas. Através dos gráficos é possível obter bons relatórios.”

Marck Miranda – Nummus Cashback,  cliente RD Station CRM

O Telefone Virtual está disponível nos planos Free, Basic e Pro do RD Station CRM, e ao criar a conta nós já deixamos créditos disponíveis para você experimentar! Depois que estes créditos terminarem, você insere novos créditos na quantia que desejar e quando precisar.

Usando a telefonia Zenvia, o minuto nas ligações do plano Free custa R$0,23 e nos planos Basic e Pro R$0,19. Os créditos sempre serão cobrados em minutos, e não tem variação na ligação para telefone fixo ou para celular. É possível fazer a recarga via cartão de crédito ou boleto bancário.

Veja mais informações e outras possibilidades de uso em nossa Central de Ajuda

E então, deixo aqui o meu convite: que tal acessar o seu CRM agora mesmo e experimentar o Telefone Virtual?

E se você ainda não utiliza o RD Station CRM, que tal descobrir tudo o que a ferramenta pode te oferecer? Fale com um dos consultores da nossa equipe deixando seus dados aqui →

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.