Vendas pelo Whatsapp: como incluir essa ferramenta no seu comercial

Conheça o WhatStation e descubra como ele pode fazer o seu time comercial ter mais eficiência e produtividade no dia-a-dia

Por que vender pelo WhatsApp? 

Essa resposta é simples: porque você pode alcançar seus clientes com muito mais eficiência do que em outros canais, como email e ligação. 

Pensa comigo: nós estamos vivendo rotinas cada vez mais corridas, precisando ser multitarefas a todo momento. Usamos qualquer tempinho livre do trabalho para resolver problemas, marcar consultas médicas, encomendar a feira da semana, encontrar alguém para fazer um reparo na geladeira… 

E é claro que isso se reflete no nosso comportamento de consumo. Queremos poder tomar nossas decisões de compras quando for mais conveniente, no nosso tempo. 

E é aqui que entra a vantagem do contato comercial por WhatsApp: se você liga para um cliente e ele não pode te atender naquele momento, a sua negociação fica travada até que ele te retorne ou você tente novamente. Por mensagem, a pessoa pode responder rapidamente e já passar o melhor horário para uma reunião ou uma ligação.

O principal ganho aqui é de eficiência, porque os vendedores podem disparar mensagens para vários clientes rapidamente, e ir organizando a logística dos atendimentos enquanto recebem os retornos. Isso garante um primeiro contato muito mais rápido, aumentando suas chances de fechar negócio.

Mas, como tudo na vida, existem riscos no uso do WhatsApp para vendas. O principal deles é a abordagem invasiva, afinal, o WhatsApp na maioria das vezes é um meio de contato pessoal, mais íntimo do que um email corporativo.

Quais os riscos da venda pelo WhatsApp? 

O WhatsApp é um canal que oferece maior possibilidade de contato, porque estamos grudados e conectados nos nossos celulares durante todo o dia. E é justamente esse o risco: estamos com nossos celulares o tempo todo, mas isso não significa que estamos disponíveis o tempo todo. 

Um contato comercial é uma abordagem que precisa ser cuidadosa, respeitosa e de maneira nenhuma insistente ou inconveniente. São erros comuns: 

  • Mandar mensagem fora do horário comercial, muito cedo na manhã ou tarde da noite;
  • Ter pouco cuidado com o uso das letras maiúsculas e da pontuação, que na leitura podem dar um tom mais agressivo ou até deixar a mensagem confusa;
  • Enviar mensagens para listas frias ou para pessoas que não autorizaram o contato por WhatsApp;
  • Cobrar insistentemente uma resposta porque a pessoa visualizou a mensagem ou está “online” no WhatsApp;
  • Mandar muitas imagens, vídeos ou catálogos de uma vez só;
  • Iniciar o contato, demorar muito para retornar ou deixar os clientes sem resposta.

E, falando especificamente sobre vendas, o maior erro de todos é não considerar o WhatsApp um canal “oficial” no seu processo comercial. 

Como assim? Explico: 

Se você tem uma operação de vendas bem estruturada, deve utilizar um sistema de CRM, certo? Nele, você registra todas as interações com os Leads e clientes, todas as reuniões, ligações, troca de emails, etc. Porém, quando o contato é feito pelo WhatsApp, cada vendedor usa seu próprio celular e as mensagens ficam salvas somente no aplicativo. 

Qual é o problema aqui? Sem o histórico completo, fica difícil saber o que foi combinado entre cliente e vendedor, especialmente se a negociação não vai para frente ou acontece algum imprevisto. Se um profissional sai da equipe, se o telefone dá defeito, se as mensagens forem apagadas, pronto, perdeu tudo. 

As vendas pelo WhatsApp só são 100% vantajosas para a sua empresa quando fazem parte do seu processo comercial, gerando dados, aprendizados e segurança na sua operação. 

Existem inúmeras ferramentas para facilitar o uso do WhatsApp no seu dia a dia na empresa, que você pode usar para automatizar o envio de mensagens e até criar chatbots com inteligência artificial, por exemplo. Mas, quando o assunto é abordagem comercial, a melhor solução é a que conecta o WhatsApp do seu time comercial ao seu CRM. Por aqui, a nossa sugestão é o WhatStation!

O que é o WhatStation? 


Você já deve saber que é possível utilizar o WhatsApp no computador, na versão WhatsApp Web. Essa versão facilita o trabalho dos times que contactam muitos clientes por dia, afinal, no computador você pode copiar e colar mensagens prontas, enviar arquivos e gerenciar as mensagens com mais liberdade do que no celular. 

Além disso, os nossos celulares estão cheios de tentações ao nosso foco. A gente entra para ver uma mensagem de trabalho no WhatsApp, mas dá uma passadinha no grupo da família, no Instagram, no app de delivery que mandou um cupom de desconto… Ih, o que eu estava falando mesmo?

Ah, sobre foco. O WhatsApp Web ajuda muito na produtividade de vendedores, porque evita essas distrações com outros aplicativos e notificações. E, para ajudar ainda mais, existe o WhatStation.

O WhatStation é uma extensão gratuita para utilizar no WhatsApp Web conectado ao RD Station CRM. 

Funciona assim: cada vendedor(a) instala a extensão do WhatStation no navegador Google Chrome, acessa o WhatsApp Web e faz o login com os dados do RD Station CRM. A partir daí, é possível gerenciar as oportunidades com quem conversar pelo WhatsApp sem precisar abrir o CRM em outra janela!

O WhatStation fica como uma barra de tarefas ao lado das conversas do WhatsApp. Nessa barra, você pode:

  • Ter modelos de mensagens para enviar com um clique, agilizando ainda mais os contatos;
  • Criar tarefas, incluir anotações e salvar as mensagens no histórico da oportunidade lá no CRM, mantendo tudo sempre atualizado, e atualizar o status da negociação no funil de vendas, inclusive marcando vendas ganhas e perdidas;
  • Criar novas oportunidades ou vincular um contato a uma negociação em andamento quando receber uma mensagem direto pelo WhatsApp.

Além de adicionar produtos, serviços, quantidades, preços, recorrência da venda e descontos aplicados em cada oportunidade!

Tudo isso sem sair da tela do WhatsApp, em poucos cliques, sem precisar copiar e colar informações de um lado para o outro, e com muita praticidade!

A extensão foi lançada em 2020, e desde então já conquistou 20 mil usuários. Em pesquisa recente, mapeamos que as empresas que adotaram o WhatStation criam o dobro de oportunidades de negócio no CRM, e fecham até 40% mais vendas

Ou seja: os ganhos para a sua operação são reais! É mais produtividade para o seu time, mais chance de conseguir contato com seus leads e clientes, mais segurança para os dados do comercial e mais receita para sua empresa!

FAQ – WhatStation

O WhatStation é realmente uma ferramenta incrível! Em alguns segmentos de mercado, oferecer o atendimento via WhatsApp é um diferencial competitivo, e até uma necessidade para não perder clientes. 

Dica: Conheça o caso do Grupo Educacional Famart, que dobrou seus atendimentos utilizando o WhatsApp nas vendas!

Mas, vale reforçar, é uma ferramenta desenvolvida para uso nas atividades comerciais, ou seja, para auxiliar nas suas negociações com potenciais clientes. Confira algumas dúvidas comuns sobre o WhatStation:

Posso usar o WhatStation para enviar mensagens em massa?  

Não. O WhatStation foi desenvolvido para uso nas interações entre vendedores e clientes. Disparos em massa são ações geralmente utilizadas para campanhas e promoções, para atração de leads, atividades do trabalho de Marketing, e existem outras ferramentas próprias para isso. 

Inclusive, se você está buscando por formas de escalar seus resultados de marketing usando o WhatsApp, conheça a funcionalidade Botão de WhatsApp do RD Station Marketing!

Posso colocar um chatbot no WhatStation para responder as mensagens automaticamente?  

Não, ainda não é possível. Segue a mesma lógica da pergunta anterior, a ideia é facilitar o contato do seu time comercial com clientes no atendimento de vendas consultivas, o que pressupõe conversas mais individualizadas e com atenção às respostas do cliente para avançar ou não no processo de vendas. 

O WhatStation está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os termos de uso do WhatsApp?

Sim! A ferramenta somente agiliza o processo de gestão do RD Station CRM, permitindo fazer as edições e adicionar informações sem precisar trocar de tela. 

E sobre a LGPD, é fundamental esclarecer que é responsabilidade da sua empresa pedir a autorização formal de cada cliente para salvar seus dados de contato, inclusive para salvar as conversas. O mesmo vale para entrar em contato com leads pelo WhatsApp: só envie mensagens para quem deu autorização expressa do uso do número de telefone para esse tipo de contato. E, caso o cliente exija, faça a exclusão imediata dos dados. 

O WhatStation funciona no WhatsApp Business?

Sim! Basta que seu time de vendas acesse a versão Web. Inclusive, combinar as duas ferramentas é uma ótima estratégia para produtividade. O WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades que ajudam, por exemplo, a categorizar as conversas e visualizar estatísticas de uso. 

Um ponto importante: recomendamos que cada usuário tenha um número de WhatsApp para o uso do WhatStation, vinculado ao seu perfil no RD Station CRM. Não aconselhamos o compartilhamento de contas e perfis, não só porque prejudica o registro adequado do trabalho de cada vendedor(a), mas especialmente porque o WhatsApp pode bloquear um número caso identifique algum tipo de fraude.  

Dica: Veja mais informações técnicas na Central de Ajuda

Que tal começar agora?

Neste post você conheceu tudo sobre o WhatStation e o uso dele nas vendas pelo WhatsApp. Se você se interessou pela ferramenta e quer implementar essa facilidade no seu processo de vendas, que tal conversar com o time do RD Station CRM e conhecer nossos planos? 

O WhatStation está disponível para uso em todos os planos do RD Station CRM, sem restrições!

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.