Oportunidade ou Negociação? Como ter maior clareza sobre a transição do lead entre Marketing e Vendas

Entenda como as diferenças entre Oportunidade e Negociação ajudam os times de Marketing e Vendas a acompanhar o resultado das ações.

Pensando na organização de um processo comercial, existem basicamente dois funis em que o lead percorre, da chegada à sua base de contatos até a efetivação da venda.

Em geral, o lead passa pelo Funil de Marketing, onde deixa de ser um visitante, se torna um lead, e é identificado como uma oportunidade através da qualificação. Em seguida, este lead é encaminhado para o Time de Vendas

Ao receber a oportunidade, este lead pode ou não se tornar uma negociação. A Negociação é o momento em que esse lead e a pessoa vendedora de sua equipe começam – de fato – um processo de negociar o produto ou serviço com o objetivo de fechar a venda.
Compreender que uma oportunidade pode evoluir para uma negociação ajuda seu time a ter maior clareza de que, nessa etapa, o lead está disponível para que se inicie uma negociação.

Oportunidade, negociação, e a transição do lead entre os funis

A Oportunidade é considerada uma etapa no funil de marketing, em que um lead demonstra interesse por seu produto ou serviço. Neste momento, o lead está no fundo de funil, pronto para ser direcionado ao time de vendas.

Já a Negociação, são todas as etapas que esta oportunidade atravessa no Funil de Vendas, como contato, proposta, negociação e fechamento, feito pela pessoa do time de vendas.

É correto dizer que uma Oportunidade é um lead que demonstra interesse – segundo os critérios definidos pelo marketing – e que tem potencial para iniciar uma negociação em vendas.

E na prática, como fica?

Trouxemos alguns exemplos para te ajudar a identificar o avanço do lead em cada etapa:

Exemplo 1: Paolla e a loja de roupas

  • Paolla está procurando um presente, e entrou em uma loja. Começou então a circular por ela e analisar detalhadamente alguns itens, demonstrando claro interesse em comprar. Neste momento, Paolla se tornou uma oportunidade.
  • Ao ser abordada pela pessoa vendedora, iniciou-se uma negociação, onde Paolla disse que buscava por um presente, e apresentou mais informações sobre o que gostaria de comprar. A pessoa vendedora apresentou algumas peças, Paolla decidiu os itens que levaria e pediu um desconto pela compra. A venda foi fechada e a negociação foi concluída.
  • Como a Paolla gostou muito da loja, voltou alguns meses depois, mas desta vez, para comprar alguns itens para ela. Ou seja: ela permanece sendo uma oportunidade, por ter mantido o interesse inicial.
  • Nesta nova abordagem, iniciou-se uma nova negociação, onde Paolla adquiriu as peças que gostou. A venda foi fechada e a negociação foi concluída.
  • Paolla segue sendo uma oportunidade, porque podemos trabalhar o relacionamento com ela através do funil de marketing, com campanhas de desconto, “indique e ganhe” ou cartão fidelidade, por exemplo.

Exemplo 2: Taciana e a imobiliária

  • Taciana está procurando um imóvel e encontrou uma imobiliária com algumas possibilidades que a agradaram. Pediu o contato de um corretor. Neste momento, Taciana se tornou uma oportunidade.
  • Ao ser abordada por um corretor, iniciou-se uma negociação, onde Taciana trouxe mais detalhes sobre o imóvel que buscava: tamanho, localização, adicionais e valor do investimento. O corretor apresentou algumas possibilidades e Taciana escolheu um imóvel. Porém, ao visitá-lo, Taciana decidiu que este ainda não era o imóvel que ela gostaria. Neste caso, a venda não foi fechada, e esta negociação foi perdida, mas Taciana ainda é uma oportunidade, pois novos imóveis podem surgir e, com isso, uma nova negociação pode começar em outro momento.
  • Taciana segue sendo uma oportunidade, porque podemos trabalhar o relacionamento com ela através do funil de marketing, oferecendo imóveis parecidos com o que ela buscava, ou novos empreendimentos com as características que ela buscava, por exemplo.
  • Porém, Taciana encontrou o imóvel perfeito em outra imobiliária, e fechou a negociação por lá. Neste caso, Taciana torna-se uma oportunidade perdida, porque é muito pouco provável que ela volte a comprar um imóvel em um curto espaço de tempo. Portanto, talvez não faça sentido permanecer impactando-a com ações de marketing.

Exemplo 3: Letícia e o curso de idiomas

  • Letícia está procurando um curso de ingles, entrou num site de uma escola de idiomas e se cadastrou na Landing Page para receber um contato da pessoa vendedora. Neste momento, Letícia se tornou uma oportunidade.
  • Ao ser abordada pela pessoa vendedora, iniciou-se uma negociação, onde algumas características dos cursos foram apresentadas. Letícia buscava, inicialmente, o curso de inglês. No dia seguinte, foi impactada pelo anúncio de um curso de espanhol na mesma escola, e se cadastrou na Landing Page de espanhol.
  • Durante a negociação, as propostas de fechamento dos cursos de inglês e espanhol foram apresentadas, mas por restrições de orçamento, Letícia decidiu fechar apenas o curso de inglês. Neste caso, a negociação do curso de inglês foi ganha, porque a venda foi fechada. Já a negociação do curso de espanhol foi perdida, porque Letícia decidiu não fazê-lo neste momento.
  • Letícia segue sendo uma oportunidade, porque podemos trabalhar o relacionamento com ela através do funil de marketing. Aqui, um cuidado importante é a segmentação. Como Letícia já é aluna do curso de inglês, não faz sentido que ela seja impactada com campanhas voltadas para a matrícula em inglês, mas ela pode receber ofertas de condições especiais nos demais cursos, ou comunicados sobre eventos e aulas especiais, por exemplo.

Para fixar melhor o conceito, é correto afirmar que…

Oportunidade é uma etapa do funil de marketing que determina que um lead está pronto para receber um contato do time de vendas.

Negociação é todo o conjunto de ações realizadas pelo time de vendas, que conduzirá este lead do recebimento da oportunidade ao fechamento da venda.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.