Aumento de 600% na captação de Leads: a história de sucesso da Alvaro Campani

O ecommerce de moda masculina Alvaro Campani teve resultados animadores usando o RD Station Marketing e não só melhorou a captação de Leads em tempo recorde, mas também fez o faturamento multiplicar 6 vezes em menos de dois anos

Você já parou pra pensar na importância de movimentar sua base de clientes no digital para fazê-los voltar a comprar? Sem falar na necessidade de melhorar a captação de Leads para um crescimento nas oportunidades de venda. Pois é, quando o objetivo é crescer na internet, precisamos considerar esses pontos com urgência.

Inclusive, foram essas as principais dores que fizeram a Alvaro Campani, ecommerce de moda masculina que existe desde 2020, a contratar o RD Station Marketing. Na época da contratação, a empresa de varejo optou pelo plano Light da ferramenta, porque ainda não tinham uma ideia clara do potencial — fato que mudou rapidamente após começar a usar.

“Eu duvidava do poder do email. Como eu uso pouco no pessoal, achava que os outros também não usavam. Me enganei muito”, comenta Diogo Silva, fundador da empresa. Isso se deve ao fato de que, em cerca de seis meses, a Alvaro Campani aumentou em 600% a captação de Leads e ainda fez as vendas crescerem por email (incluindo aí o fato de vender de novo para quem já tinha comprado uma vez!).

Conversamos com Diogo sobre o sucesso da estratégia usando RD Station Marketing e o resultado é este artigo com diversas ideias para você se inspirar e usar na sua própria estratégia!

Alvaro Campani e o começo da estratégia de Marketing Digital online

O ecommerce de moda masculina Alvaro Campani iniciou as atividades em 2020, em plena pandemia, pouco antes de as lojas físicas precisarem fechar as portas. “O começo não foi fácil, usava minha própria casa como escritório e estoque. Mas não me impediu de atingir o objetivo da marca: entregar um produto de alta qualidade e uma ótima experiência aos clientes”, recorda Diogo.

Em 2021, com as vendas em queda por meses consecutivos, Diogo Silva resolveu apostar em mais estratégias de Marketing Digital para abrir o leque de oportunidades. Até então, as principais ações eram mídia paga e o alcance orgânico do ecommerce e das redes sociais da marca.

Em agosto de 2021, Diogo contratou o RD Station Marketing no plano Light e percebeu logo seus resultados melhorando. Logo mesmo: no primeiro mês de uso. 

🤑 O plano Light do RD Station Marketing começa custando apenas R$ 75 e faz muito pela sua estratégia. Use você também!

Aquecer a base de clientes é preciso

Antes mesmo de pensar na estratégia de captação de Leads, Diogo sabia que precisava reaquecer a base de clientes. Fato que faz muito sentido porque diversos estudos de Marketing apontam ser de 5 a 7 vezes mais barato vender para quem já comprou de você do que conquistar novos clientes.

Com isso em mente, o fundador da Alvaro Campani apostou em uma das funcionalidades do RD Station Marketing: a criação e o envio de emails. A aposta foi mandar emails com cupons de desconto para incentivar quem já tivesse feito uma ou mais compras a voltar ao site e adquirir novos produtos.

“Antes de usar o RD Station Marketing, a gente não se comunicava com nossa base de clientes — que ficava parada. Se o cliente voltasse, era porque ele queria voltar, não porque agíamos proativamente para isso. Então, começamos com emails para mostrar lançamentos, novas coleções, promoções e cupons. Isso deu resultado rápido e diminuiu o distanciamento entre os clientes e a nossa marca”, explica Diogo.

Ah, e quando Diogo fala rápido, é rápido mesmo, viu? “Logo que contratamos o RD Station Marketing, em agosto de 2021, já aconteceu a nossa virada de chave na estratégia. Foi com os emails que tivemos uma melhora nas vendas. Vendemos mais até do que mídia paga. A gente mandava email com frequência e viu que dava resultado, eram entre dois e três emails semanais”, explica.

Veja um desses emails que a Alvaro Campani passou a mandar para os clientes:

Newsletter para captação de leads Alvaro 1

Nesse primeiro mês de estratégia, a Alvaro Campani teve um aumento de 64% nas vendas em comparação ao mês anterior. Foi aí que Diogo viu ser possível conquistar mais e começou a trabalhar com força na captação de Leads.

Foco na captação de Leads com o RD Station Marketing

Já que o sucesso na estratégia de reaquecer a base de clientes veio, Diogo sentiu a necessidade de explorar mais a presença digital, melhorando a captação de Leads. Isso se tornou simples com as funcionalidades do RD Station Marketing.

“Trouxemos mais pontos de conversão em nosso site, o que facilitou as campanhas para captação de Leads”, diz o fundador do ecommerce. Veja como essas ações foram divididas a seguir.

  • Pop-up de saída: na versão do site para desktop da Alvaro Campani, Diogo acrescentou a Pop-up de saída oferecendo um cupom de desconto para quem se cadastrasse, o que colaborou para gerar mais Leads.
  • Botão de WhatsApp: tanto na versão mobile quanto desktop do site, o Botão de WhatsApp tem colaborado para a captação de novos Leads da empresa, pois facilita a experiência do usuário que já quer iniciar uma conversa com a marca.
  • Landing Page: uma das Landing Pages criadas da Alvaro Campani traz vantagens para quem se cadastrar, de descontos a cupons e divulgação dos lançamentos em primeira mão. A página de captura foi trabalhada principalmente em mídia paga e campanhas de email.
  • Newsletter: quem visita o site da Alvaro Campani é convidado a assinar a newsletter da marca, que é feita para diferentes segmentações de Leads. “As nossas newsletters impulsionaram demais as vendas e também trazem novos Leads”, comenta Diogo.

Com essas ações, em menos de um ano, a captação de Leads saltou de 1.700 para mais de 11.300 Leads, ou seja, um crescimento de 660% em novos Leads.

Landing page da Alvaro Campani para captação de leads
Esta é uma das Landing Pages que a Alvaro Campani fez usando o RD Station Marketing e ajudou a captar mais Leads qualificados

Crescimento de oportunidades e aumento do faturamento

Com novas oportunidades chegando e aumento na captação de Leads, Diogo percebeu ser o momento de ampliar o plano do RD Station Marketing e assinou a opção Enterprise em fevereiro de 2022.

A ampliação do plano trouxe o suporte de um Customer Success Manager, que otimiza o uso que Diogo faz da ferramenta. “O suporte me sanou diversas dúvidas. Não sei operar toda a ferramenta, mas tenho suporte rápido. Tem dia que estamos conversando às 9h da noite (risos). Faz toda a diferença”, relata o empresário.

Na prática, com o novo plano, foram feitas muitas melhorias na estratégia. A segmentação de Leads foi uma delas, que, antes, Diogo não sabia usar da melhor maneira. 

“Com o suporte, criamos réguas de Automação de Marketing diferentes para quem nunca comprou, para aqueles com ticket médio mais baixo e mais alto, o que tem trazido mais retorno. Antes eu achava difícil fazer, mas vi que é bem simples”, conta. 

Além disso, Diogo explica que está usando uma integração com o RD Station Marketing para enviar mensagens de WhatsApp. “Funciona assim: simultaneamente, são enviados email e mensagem no WhatsApp. Isso traz muito resultado nos lançamentos de coleção que a Alvaro Campani faz todo mês. Chegamos à marca de 64 vendas em uma hora apenas separando os clientes mais interessados no RD Station Marketing para enviar cupons”, conta.

O empresário destaca também a funcionalidade Relatórios Personalizados do plano Enterprise: “é muito dado para podermos tirar novas ideias, inclusive para as Automações de Marketing”.

Com todas as otimizações feitas, Diogo comenta que, em 60 dias, “vendemos o suficiente para pagar dois anos do RD Station Marketing, ou até mais que dois anos”.

Os resultados e aprendizados da Alvaro Campani 

Antes de investir mais em Marketing Digital, a Alvaro Campani vendia cerca de 50 mil ao mês e contava apenas com o trabalho do fundador Diogo Silva, que era o faz-tudo da marca. Desde agosto de 2021, as vendas têm aumentado mês a mês. 

Hoje, o faturamento é 6 vezes maior do que antes das estratégias e campanhas com o RD Station Marketing.

Isso permitiu que a empresa passasse a ter escritório próprio, saindo do improviso. Atualmente, além de Diogo, são nove funcionários. Vale até lembrar todos os resultados que a marca teve até agora:

  • aumento de 660% na captação de Leads com menos de um ano de uso do RD Station Marketing;
  • crescimento de 64% nas vendas logo no primeiro mês com envio de emails;
  • faturamento 6 vezes maior desde o começo da empresa.
Escritório Alvaro Campani
O maior faturamento da Alvaro Campani permitiu que o ecommerce de moda masculina passasse a ter escritório próprio e 9 funcionários. Detalhe: tudo começou no apartamento de Diogo e apenas ele cuidando de todos os processos

“O RD Station Marketing traz muito retorno, e isso aconteceu desde o primeiro mês. Com o plano Enterprise e suporte personalizado, pude melhorar a análise de dados e ter mais compreensão das funcionalidades, o que só agregou à estratégia”, revela Diogo.

Planos para crescer ainda mais? Claro que existem! “Tenho pensado em usar o RD Station CRM porque quero montar um time de vendas para WhatsApp e o software da RD faz muito sentido nessa empreitada”.

Com as ações focadas no digital, a Alvaro Campani não só aumentou a captação de Leads, mas fez mais vendas, aumentou o ticket médio de quem já era cliente e quer ir além. Prova de que, com trabalho e ferramentas certas, o resultado chega — e rápido!

Marcadores:

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos do RD Station.

Cadastro realizado com sucesso!

Você começará a receber as newsletters mensais do RD Station em sua caixa de entrada.